Hipóteses De Exclusão Do Crédito Flashcards
São causas da exclusão do crédito tributário isenção e anistia.
CORRETO. As causas de exclusão do crédito tributário estão previstas no art. 175 do CTN, sendo elas a isenção e a anistia:
Art. 175. Excluem o crédito tributário:
I - a isenção;
II - a anistia.
Medida provisória pode estabelecer a extinção de tributo.
certo
Lei que disponha sobre outorga de isenção deve ser interpretada literalmente.
Correta. Pela literalidade do art. 111, II do CTN.
Art. 111. Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre:
(…)
II - outorga de isenção;
Os decretos restringem o conteúdo e o alcance das leis em função das quais são expedidos.
Incorreta. Em desacordo com o art. 99 do CTN.
Art. 99 - O conteúdo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em função das quais sejam expedidos, determinados com observância das regras de interpretação estabelecidas nesta Lei.
Nos termos do Código Tributário Nacional, a isenção é causa de extinção do crédito tributário.
falso. exclusão pq impede o lançamento do crédito.
A concessão da isenção por despacho da autoridade administrativa dispensa também do cumprimento das obrigações acessórias.
falso. a isenção não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias
A isenção, quando condicionada e por prazo certo, não pode ser livremente revogada pelo ente tributante.
CERTO. “a isenção, salvo se concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo, observado o disposto no inciso III do art. 104”.
São inconstitucionais tratados internacionais que prevejam isenção de tributos estaduais, por serem firmados por órgãos da União.
falso. Nada impede, portanto, que o Estado Federal brasileiro celebre tratados internacionais que veiculem cláusulas de exoneração tributária em matéria de tributos locais (como o ISS, p. ex.), pois a República Federativa do Brasil, ao exercer o seu treaty-making power, estará praticando ato legítimo que se inclui na esfera de suas prerrogativas como pessoa jurídica de direito internacional público, que detém – em face das unidades meramente federadas – o monopólio da soberania e da personalidade internacional.
A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário a qual depende de lei específica, consoante se infere do art. 150, § 6°, da Constituição Federal. Contudo, ao excluir o crédito, não se afasta o sujeito passivo de cumprir as obrigações acessórias.
certo
Uma isenção, desde que concedida por prazo certo ou em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modifcada por lei a qualquer tempo, observado o princípio da anterioridade da lei tributária.
falso. a isenção concedida por prazo certo e em função de determinadas condições não pode ser revogada ou modificada por lei. DIREITO ADQUIRIDO
Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre a outorga de isenção.
CERTO
As isenções tributárias concedidas sob condição onerosa poderão ser livremente suprimidas.
FALSO, ISENÇÃO CONCEDIDA DE FORMA ONEROSA NAO PODEM SER REVOGADAS
Como disciplina geral, a isenção outorgada aos impostos será extensiva às taxas e às contribuições de melhoria.
Incorreto. De acordo com o art. 177 do Código Tributário Nacional, salvo disposição de lei em contrário, a isenção não é extensiva: I - às taxas e às contribuições de melhoria; II - aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão
Nas hipóteses de solidariedade tributária, a isenção de crédito sempre exonera todos os coobrigados, mesmo que outorgada pessoalmente a apenas um deles.
Incorreto. a isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo.
A União não pode instituir isenções de tributos de sua competência cuja arrecadação seja compartilhada com estados e municípios.
errado.
Se o tributo é da competência da União, a ela é deferida a competência para instituir isenções. Somente a pessoa com competência tributária pode instituir isenções relativas aos tributos de sua competência, embora de arrecadação compartilhada. O poder de isentar é corolário do poder de tributar. Só pode isentar quem tem o poder de tributar.