RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Flashcards
A responsabilidade é pessoal ao agente quanto às infrações conceituadas por lei como crimes ou contravenções, inclusive quando praticadas no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito;
FALSO. salvo quando praticadas no exercício regular de administração, mandato, função, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito;
A responsabilidade é pessoal ao agente quanto às infrações em cuja definição o dolo específico do agente seja elementar;
CERTO
A responsabilidade é pessoal ao agente quanto às infrações que decorram direta e exclusivamente de dolo ou culpa específicas dos mandatários, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores.
FALSO. quanto às infrações que decorram direta e exclusivamente de DOLO específico dos mandatários, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores;
a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, desde que excluindo a responsabilidade do contribuinte.
INCORRETA. a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação.
Os créditos tributários relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domínio útil ou a posse de bens imóveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou a contribuições de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, inclusive quando conste do título a prova de sua quitação.
FALSO. subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do título a prova de sua quitação.
responsável tributário é aquele que sem revestir a condição de contribuinte, tem a obrigação em decorrência de disposição expressa de lei.
CERTO
São subsidiariamente responsáveis o adquirente ou remitente pelos tributos relativos aos bens adquiridos ou remidos;
INCORRETA.
Art. 131. São pessoalmente responsáveis:
I - o adquirente ou remitente, pelos tributos relativos aos bens adquiridos ou remidos;
A responsabilidade tributária do sucessor abrange, além dos tributos devidos pelo sucedido, as multas moratórias ou punitivas, que, por representarem dívida de valor, acompanham o passivo do patrimônio adquirido pelo sucessor, desde que seu fato gerador tenha ocorrido até a data da sucessão.
CERTO
É inconstitucional lei estadual que disciplina a responsabilidade de terceiros por infrações de forma diversa da matriz geral estabelecida pelo Código Tributário Nacional.
CERTO
Legislação estadual que amplia as hipóteses de responsabilidade de terceiros por infrações, invade a competência do legislador complementar federal para estabelecer as normas gerais sobre a matéria.
CERTO
A imunidade tributária recíproca exonera o sucessor das obrigações tributárias relativas aos fatos jurídicos tributários ocorridos antes da sucessão.
INCORRETA.
A imunidade tributária recíproca não exonera o sucessor das obrigações tributárias relativas aos fatos jurídicos tributários ocorridos antes da sucessão (aplicação “retroativa” da imunidade tributária). Recurso Extraordinário ao qual se dá provimento. (STF - RE 599176, Relator(a): JOAQUIM BARBOSA, Tribunal Pleno, julgado em 05/06/2014, ACÓRDÃO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL - MÉRITO DJe-213 DIVULG 29-10-2014 PUBLIC 30-10-2014 RTJ VOL-00231-01 PP-00320).
São pessoalmente responsáveis o sucessor a qualquer título e o cônjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da partilha ou adjudicação, limitada esta responsabilidade ao valor dos tributos pendentes.
FALSO. limitada esta responsabilidade ao montante do quinhão do legado ou da meação;
Nos casos de impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte, respondem os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores, inclusive penalidades de caráter moratório.
CERTO
A lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação.
CERTO
A responsabilidade por substituição se dá antes mesmo do fato gerador ocorrer ou em concomitância com ele, ficando o contribuinte desonerado do pagamento desde o princípio.
CERTO
Os créditos tributários relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domínio útil ou a posse de bens imóveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou a contribuições de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, até mesmo quando conste do título a prova de sua quitação.
FALSO. salvo quando conste do título a prova de sua quitação.
A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer título, fundo de comércio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, sob a mesma ou outra razão social ou sob firma ou nome individual, responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos até à data do ato, integralmente, se o alienante cessar a exploração do comércio, indústria ou atividade.
correto.
De acordo com o CTN, os pais respondem subsidiariamente pelos tributos devidos por seus filhos menores.
INCORRETA. respondem solidariamente
A responsabilidade é atenuada pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.
INCORRETA.A responsabilidade é excluída
A responsabilidade tributária por substituição comporta espécie apelidada “para trás”, em que há postergação do pagamento do tributo, transferindo-se a terceiro a obrigação de reter e recolher o montante devido.
CERTO
As contribuições destinadas ao Programa de Integração Social (PIS) e o financiamento da seguridade social (Confins) incidentes sobre a receita advinda de venda de mercadorias podem estar sujeitas ao regime de substituição tributária.
CERTO
A substituição tributária caracteriza hipótese de sujeição passiva indireta, definida em lei, na qual a responsabilidade tributária é atribuída a um terceiro que não praticou o fato tributável.
CERTO
Na responsabilidade por substituição, a obrigação constitui-se inicialmente em relação ao contribuinte originário, comunicando-se depois, porém, para o responsável, como é o caso da sucessão tributária.
Falso. De acordo com art. 128, do CTN - Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação.
Considerando que determinada empresa tenha recolhido ICMS por substituição tributária em relação a fatos geradores que ainda não ocorreram no momento do pagamento. Trata-se de hipótese de substituição tributária regressiva.
II. Falso. Substituição tributária regressiva é o diferimento do recolhimento do tributo para momento posterior ao fato gerador, recolhimento atribuído pela legislação tributária a terceiro, visando a facilitação da arrecadação e fiscalização. Já a substituição tributária progressiva é a antecipação do recolhimento do tributo por terceiro, mesmo antes da ocorrência do fato gerador, adotando-se base de cálculo presumida.