Tributário Flashcards
Constitui fato gerador de ICMS a saída física de máquinas, utensílios a titulo de comodato
ERRADO
No comodato não há transferência de propriedade ou circulação de mercadoria
No leasing financeiro haverá incidência de ICMS
Somente em caso de compra
Não havendo compra, incidirá ISS
No leasing operacional incidirá ISS se nao houver compra
ERRADO
Se nao houver compra, não incidirá nem ISS nem ICMS
Havendo compra, incidirá ICMS
Situações em que o ICMS sera cobrado de contribuinte não habitual
1- importação de mercadoria ou destinatário de serviços prestados no exterior
2- adquirentes em licitação de mercadorias
3- adquirentes de lubrificantes e combustíveis
Viola o principio da não cumulatividade lei complementar que prorroga a compensação de créditos de ICMS
ERRADO
Não viola
Conforme o CTN, os contribuintes da obrigação tributária relativa ao IPTU são o proprietário do imóvel, o titular do domínio útil e o possuidor. Nesse contexto, considerando suposta lei complementar que amplie o rol de contribuintes e inclua também o detentor como sujeito passivo, assinale a opção correta.
A tributação fundamentada na detenção do imóvel, como definido na hipotética lei, ofenderia o princípio da capacidade contributiva, uma vez que a detenção é exercida em nome de outrem e não configura situação abarcável pelo direito de propriedade.
É possível a destinação de custas judiciárias para outro fim? Porque?
NAO
custas possuem natureza de taxa judiciária, ou seja, sua cobrança esta vinculada à prestação daquele destino, sendo inconstitucional a vinculação de sua arrecadação para outro fim
Art.98, §2º CF - As custas e emolumentos serão destinados exclusivamente ao custeio dos serviços afetos às atividades específicas da Justiça
Apesar de as contribuições parafiscais serem tributos, nem todas são destinadas a órgãos e entidades públicas.
CERTO
A arrecadação do imposto sobre propriedade territorial rural pertencerá inteiramente ao município quando este optar por fiscalizá-lo e cobrá-lo, hipótese em que o município não poderá abrir mão de sua arrecadação integral, vedado qualquer tipo de renúncia fiscal.
CERTO
A imunidade tributária recíproca entre os entes tributantes veda à União, aos estados, ao DF e aos municípios instituir impostos sobre o consumo, patrimônio e renda uns dos outros.
ERRADO
Nao há imunidade sobre o consumo
A União pode instituir uma contribuição social cobrada do empregador e incidente sobre as aplicações financeiras da empresa, desde que se submeta ao princípio da anterioridade nonagesimal.
CERTO
O fato gerador do imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) somente ocorre com a efetiva transferência da propriedade imobiliária, o que se dá por meio do registro.
CERTO
O imposto sobre propriedade territorial rural (ITR) deve ser, em regra, não progressivo e não cumulativo.
ERRADO
ITR é é imposto progressivo
A concessão de benefícios fiscais no âmbito do CONFAZ deve ser aprovada, em regra, por maioria absoluta
ERRADO
deve ser por decisão unânime
Os benefícios fiscais aprovados pelo CONFAZ devem ser uniformes em todas as unidades da federação
ERRADO
art. 3º (LC 24/75) - Os convênios podem dispor que a aplicação de qualquer de suas cláusulas seja limitada a uma ou a algumas unidades da federação
O governo federal não tem assento nas reuniões do CONFAZ
ERRADO
C ou E?
A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a restituição da quantia paga no início do período de apuração seguinte, caso não se realize o fato gerador presumido.
ERRADO
A restituição deve ser imediata
Para a ocorrência do fato gerador do imposto sobre a importação de produtos estrangeiros, é necessário que o bem seja incorporado à economia interna.
CERTO
Entrada jurídica do bem = desembaraço aduaneiro
Os estados federados poderão condicionar a entrega dos recursos tributários ao pagamento de seus créditos, inclusive de suas autarquias.
CERTO
Em REGRA, é vedada a retenção ou restrição ao repasse do recurso decorrente de repartição tributária. PORÉM, há duas exceções que possibilita, à União condicionar a entrega dos recursos:
1- ao pagamentos de seus créditos, inclusive de autarquias
2- ao cumprimento do mínimo exigido com saúde
É obrigatória o uso de lei complementar para tratar de quais matérias?
Obrigação
LAnçamento
CRÉdito
DEcadência
PREscriçao
O LACRE DEPRE
Não se admite dação em pagamento em caso de tributo, o qual é prestação exclusivamente pecuniária
ERRADO
Art. 156 - Extinguem o crédito tributário:
XI - a dação em pagamento em bens imóveis, na forma das condições estabelecidas em lei
O ato que gera tributo é sempre lícito, não se confundido tributo e multa
ERRADO
Abstrai-se a validade jurídica dos atos, sendo possível atos ilícitos gerarem obrigação tributária
Os serviços públicos relacionados ao conceito de taxa contido no Código Tributário Nacional são considerados específicos quando é possível identificar a pessoa de direito público competente para prestá-lo.
CERTO
Específico = específicos quando é possível identificar a pessoa de direito público competente para prestá-lo.
divisíveis = suscetíveis de utilização, separadamente, por cada um dos seus usuários.
Incide contribuição previdenciária sobre o terço constitucional de férias gozadas, mas não sobre o terço das férias indenizadas.
ERRADO
Não incide contribuição previdenciária sobre o terço, seja gozado ou indenizado
É permitido instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional, desde que se trate de concessão de incentivo fiscal destinado a promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as distintas regiões.
CERTO
A União pode instituir impostos extraordinários na iminência ou no caso de guerra externa, desde que tais impostos estejam compreendidos em sua competência tributária, devendo esses impostos ser suprimidos gradativamente quando cessadas as causas de sua criação.
ERRADO
compreendidos ou não em sua competência
Casos em que a certidão positiva terá efeitos negativos
créditos não vencidos, em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa.
O responsável tributário figura como sujeito passivo na regra matriz de incidência tributária, compondo seu aspecto pessoal ao lado do contribuinte, caracterizando-se por também guardar relaçao direta com o fato gerador e revelar capacidade contributiva
ERRADO
O responsável nao compõe a regra matriz como sujeito passivo, o contribuinte que compõe
O responsável tributário é sujeito passivo de relação jurídica própria, instituída por regra matriz de responsabilidade tributária, definida por dispositivo legal inconfundível com o que define a regra matriz de incidência tributária.
Incide IR sobre juros de mora?
SIM
Exceções: não incide IR sobre juros de mora relacionados com o pagamento em atraso de verbas alimentares e sobre juros de mora se a verba principal é isenta ou fora do campo de incidência do IR.
Quanto às imunidades, o que são as ontológicas?
imunidade ontológica é aquela inerente ao pacto federativo e à isonomia, de modo que elas existem independentemente de previsão expressa na constituição, a exemplo da imunidade recíproca, se contrapõem à imunidade política, que é aquela que só existe por uma opção do constituinte e, por isso, depende de previsão expressa
No âmbito do lançamento tributário, não pode a lei prever que o valor do tributo seja expresso em moeda estrangeira.
ERRADO
Art 143 - SALVO disposição de lei em contrário, quando o valor tributário esteja expresso em moeda estrangeira, no lançamento far-se-á sua conversão em moeda nacional ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador da obrigação
O recolhimento mensal ao Simples Nacional engloba o pagamento de diversos tributos, incluindo-se a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), ressalvado, no segundo caso, o tributo incidente na importação de bens e serviços.
CERTO
impostos e contribuições NÃO sujeitos ao Simples Nacional:
XII - Contribuição para o PIS/Pasep, Cofins e IPI incidentes na importação de bens e serviços
O sujeito ativo tributário é a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o cumprimento da obrigação, e o responsável é uma terceira pessoa que não é contribuinte, mas a quem a lei atribui a responsabilidade pelo crédito tributário.
CERTO
SUJEITO ATIVO - a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento
SUJEITO PASSIVO - pessoa obrigada ao pagamento ou penalidade pecuniária (contribuinte e responsável)
lei ordinária que condicionar a suspensão do crédito tributário à apresentação de garantia do valor objeto de parcelamento será considerada inconstitucional, porque a suspensão de crédito tributário é matéria de lei complementar e, como o Código Tributário Nacional estabelece que o parcelamento suspende o crédito tributário, sem condicionar a suspensão à apresentação de garantia, a lei ordinária não pode criar tal restrição.
CERTO
“Em síntese, não é possível que uma lei ordinária condicione a suspensão do crédito tributário à apresentação de garantia do valor objeto de parcelamento, or não haver previsão na lei complementar, como ensina o art. 146, II, b da CF” Tema 874
As taxas, por não possuírem cunho sinalagmático, podem ser instituídas com a finalidade específica de cumprimento de funções extrafiscais.
ERRADO
as taxas são sinalagmaticas
A impugnação do sujeito passivo inaugura a fase contenciosa da cobrança administrativa do crédito tributário, o que suspende a sua exigibilidade e cessa o fluxo dos juros de mora.
ERRADO
nao cessa o fluxo dos juros
A principal distinção entre bis in idem e bitributação é que, no caso da bitributação, a dupla tributação é estabelecida por um mesmo ente político, ao passo que, no caso do bis in idem, ela é estabelecida por entes federativos diferentes.
ERRADO
ao contrário
O sujeito passivo da obrigação tributária que utiliza programa de processamento de dados que lhe permite possuir informação contábil diversa da fornecida à fazenda pública pratica crime contra a ordem tributária punido com detenção e multa
CERTO
A ME ou a EPP que tenha sócios domiciliados no exterior não pode fazer uso do Simples Nacional.
CERTO
É assegurado aos estados e ao Distrito Federal o produto do imposto de renda retido na fonte originado das empresas estatais integrantes da administração pública indireta
ERRADO
empresa pública e sociedade de economia mista nao entram
O que compreende a expressão legislação tributária
1- leis
2- tratados
3- convenções internacionais
4- decretos
5- normas complementares
O que sao normas complementares no direito tributário
Atos normativos, decisões de órgãos singulares ou coletivos, práticas reiteradas e convênios entre os entes
O pedido de compensação do crédito tributário pode ser considerado causa de interrupção da prescrição da cobrança do crédito tributário.
CERTO
Compensação tributária gera somente a interrupção da prescrição
ERRADO
interrupção da prescrição e suspensão da exigibilidade
Sem prejuízo da progressividade no tempo como instrumento de política urbana, o IPTU será progressivo, em razão do valor do imóvel, e suas alíquotas, uniformes
ERRADO
ALÍQUOTAS NAO SERÃO UNIFORMES
De acordo com o STJ, a não localização de determinada sociedade no domicílio fiscal fornecido gera presunção iuris tantum de dissolução irregular, sendo possível, nesse caso, o redirecionamento da execução fiscal ao sócio-gerente da sociedade
CERTO
A isenção do ICMS concedida pelo estado, em regra, não acarreta a anulação do crédito relativo às operações anteriores.
ERRADO
II - a isenção ou não-incidência, salvo determinação em contrário da legislação:
a) não implicará crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes;
b) acarretará a anulação do crédito relativo às operações anteriores;
Não serão aplicadas penalidades nem juros de mora a pagamento que estiver em atraso, caso o sujeito passivo esteja aguardando pendência de consulta formulada dentro do prazo legal para pagamento
CERTO
Resolução do Senado Federal, de iniciativa do presidente da República ou de senador da República, aprovada pela maioria absoluta dos membros do Senado, estabelecerá as alíquotas do ICMS aplicáveis às operações e prestações interestaduais e de exportação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.
ERRADO
iniciativa: presidente ou 1/3 dos senadores
A regra constitucional de não cumulatividade do ICMS pressupõe que, na venda não tributada de um produto, o crédito correspondente à sua aquisição não poderá ser aproveitado e, na compra não tributada, não haverá compensação de crédito na venda correspondente.
CERTO
O imposto de renda das pessoas físicas é o exemplo típico de tributo caracterizado pela ocorrência do fato gerador continuado, pois se trata de situação duradoura, que pode manter-se estável ao longo do tempo.
ERRADO
fato gerador complexo
A CF atribui exclusivamente à União competência para a instituição de impostos extraordinários na hipótese de iminência ou no caso de guerra externa, os quais deverão ser suprimidos imediatamente quando cessadas as causas de sua criação.
ERRADO
II - na iminência ou no caso de guerra externa, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, GRADATIVAMENTE , cessadas as causas de sua criação.
A parafiscalidade caracteriza-se pela destinação do produto da arrecadação a ente diverso do que instituiu o tributo.
CERTO
As contribuições sociais residuais devem ser instituídas por lei complementar, ser não cumulativas e ter bases de cálculo e fatos geradores diferentes dos de outros impostos e contribuições sociais
ERRADO
base de calculo pode ser igual a de imposto, so nao de contribuiçao
O imposto extraordinário de guerra é imposto não vinculado, mas excepciona a regra geral por ser de arrecadação vinculada aos dispêndios do conflito.
ERRADO
há dupla desvinculação
O parcelamento exclui a incidência de juros e multas
ERRADO
§ 1o Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário não exclui a incidência de juros e multas
Quando pode ser requerida a medida cautelar fiscal sem constituiçao do credito
1- quando põe ou tenta por seus bens em nome de terceiro
2- aliena bens ou direitos sem proceder a devida comunicação ao orgão da fazenda pública competente, quando exigivel em virtude de lei
Após quanto tempo da medida cautelar fiscal deverá ser ajuizada a execução fiscal
60 dias contados da data que a exigencia se tornar irrecorrível na esfera administrativa
Considera-se contribuinte do ICMS a pessoa que, mesmo sem habitualidade, adquira, em licitação, mercadorias ou bens apreendidos ou abandonados.
CERTO
é uma exceção à habitualidade
Considere que determinado município atribua às pessoas jurídicas que efetuarem pagamento de serviços prestados a responsabilidade pelo crédito tributário do ISS. Nessa situação, o responsável pelo crédito tributário estará obrigado a recolher integralmente o imposto, ainda que não tenha efetuado sua retenção na fonte.
CERTO
§ 1o Os responsáveis a que se refere este artigo estão obrigados ao recolhimento integral do imposto devido, multa e acréscimos legais, independentemente de ter sido efetuada sua retenção na fonte.
A declaração do contribuinte formalizada em documento de arrecadação, que quantifica a dívida tributária e constitui o crédito tributário, pode ser inscrita em dívida ativa, tal como ocorre com o lançamento tributário.
CERTO
Se duas pessoas tiverem interesse comum em situação que constitua o fato gerador de uma obrigação tributária principal, essas pessoas serão solidariamente responsáveis, na exata ordem da dimensão do interesse econômico de cada uma delas.
ERRADO
A solidariedade do art. 124 do CTN NÃO comporta benefício de ordem, conforme o §único do mesmo artigo.
Uma vez decaído, um direito não pode ser reavivado por qualquer sistemática de lançamento ou autolançamento, seja ela via documento de confissão de dívida, declaração de débitos, parcelamento ou outra espécie qualquer
CERTO
Nos casos em que o valor tributário estiver expresso em moeda estrangeira, no ato de constituição do crédito tributário, a sua conversão em moeda nacional deverá ser feita ao câmbio do dia do lançamento do fato gerador da obrigação.
ERRADO
dia da OCORRENCIA do fato gerador
O prazo prescricional pode ser interrompido por qualquer ato da administração tributária por meio de protesto extrajudicial da dívida do contribuinte.
ERRADO
ctn não tem protesto extrajudicial, só judicial
A mera apresentação do pedido de parcelamento não interrompe a prescrição, tampouco é suficiente para suspender a exigibilidade do crédito tributário, sendo necessária a homologação do pedido formulado pelo contribuinte ao fisco.
ERRADO
O mero pedido é suficiente pra INTERROMPER a prescrição, porém não é suficiente para suspender a exigibilidade que necessita da homologação para de fato caracterizar o parcelamento.
A administração pública poderá, por meio de protesto judicial, interromper a prescrição da cobrança de um crédito tributário.
CERTO
A compensação é uma modalidade indireta de extinção do crédito tributário mediante o confronto entre créditos e débitos de pessoas reciprocamente credoras e devedoras, podendo ser deferida em caráter liminar pelo juiz quando requerida em sede de ação judicial.
ERRADO
Súmula 212-STJ: A compensação de créditos tributários não pode ser deferida em ação cautelar ou por medida liminar cautelar ou antecipatória.
A imunidade tributária conferida a instituições de assistência social sem fins lucrativos não alcança as entidades fechadas de previdência social privada, mesmo que não haja contribuição dos beneficiários.
ERRADO
Se não houver contribuição, são imunes
Em conformidade com a jurisprudência do STJ, o contribuinte que adere ao parcelamento tributário obtém a suspensão da exigibilidade do crédito tributário, porém sem que seja desconstituída a garantia dada em juízo.
CERTO
Segundo o STJ, mesmo que o contribuinte esteja parcelando o crédito tributário de forma assídua, as garantias existentes na Execução Fiscal perduram até a extinção completa do crédito.
Um município, ao estabelecer, por lei, um parcelamento tributário, poderá, facultativamente, excluir a incidência de juros e de multa no cálculo do débito do contribuinte.
CERTO
§ 1o Salvo disposição de lei em contrário, o parcelamento do crédito tributário não exclui a incidência de juros e multas.
Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza em razão de sua procedência ou destino.
ERRADO
nao tem União
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa dias do inicio da vigencia da lei que os houver instituído ou aumentado.
ERRADO
Não é vigência, é publicação
A sociedade de propósito específico, constituída apenas de optantes do SIMPLES Nacional, deve apurar o imposto de renda das pessoas jurídicas com base no lucro real, mantendo a escrituração do livro-diário e do livro-razão.
CERTO
§ 2º A sociedade de propósito específico de que trata este artigo:
IV - apurará o imposto de renda das pessoas jurídicas com base no lucro real, devendo manter a escrituração dos livros Diário e Razão;
O substituto legal tributário no recolhimento de contribuições previdenciárias descontadas do trabalhador é o legitimado passivo para a demanda em que se pleiteie a restituição tributária.
ERRADO
O pedido de restituição do crédito tributário, quando feito no âmbito de substituição tributária, deve ser realizado pelo substituído e não pelo substituto.
A bitributação jurídica ocorre quando entes tributantes distintos exigem de um mesmo sujeito passivo tributos diferentes, decorrentes do mesmo fato gerador. Em regra, ela não é admitida no Sistema Tributário Nacional, consistindo em invasão de competência tributária por algum dos dois entes
CERTO
Bitributação: tributação de um mesmo fato por mais de uma pessoa política; vedada pelo ordenamento por conta da privatividade da competência tributária.
Bis in idem: tributação do mesmo fato mais de uma vez pela mesma pessoa política; conduta permitida (ex. União arrecada IR e CSSL das pessoas jurídicas com base na manifestação patrimonial)
De acordo com entendimento do STF, a criação de contribuições de intervenção no domínio econômico deve ser feita por meio de edição de lei complementar
ERRADO
Existem 4 tributos, todavia, que só podem ser instituídos ou majorados por meio de Lei Complementar, que são:
a. Contribuição Social Residual ( art. 195, § 4º da CF);
b. Empréstimo Compulsório (art. 148 da CF);
c. IGF (art. 153, VII da CF);
d. Imposto Residual ( art. 154, I da CF).
A regra de imputação de pagamento prevista no Código Civil de que a amortização da dívida ocorre primeiro sobre os juros e, somente depois, sobre o principal do crédito não se aplica à compensação de natureza tributária.
CERTO
SÚMULA N. 464-STJ. A regra de imputação de pagamentos estabelecida no art. 354 do Código Civil não se aplica às hipóteses de compensação tributária
O parcelamento requerido pelo contribuinte depois de transcorrido o prazo prescricional não restabelece a exigibilidade do crédito tributário.
CERTO
Havendo a prescrição, nula será a ação executiva e extinto estará o crédito tributário. Logo, não é possível que conduta do contribuinte, por exemplo pedindo o parcelamento, torne o crédito novamente exigível.
A reclamação ou o recurso administrativo interposto fora do prazo previsto na lei não têm o condão de suspender a exigibilidade do crédito tributário e, por consequência, o curso do prazo prescricional enquanto perdurar o contencioso administrativo
ERRADO
- Nos termos da jurisprudência do STJ, a reclamação ou recurso administrativo, mesmo intempestivo, suspende a exigibilidade do crédito tributário e, por conseqüência o curso do prazo prescricional, enquanto perdurar o contencioso administrativo, nos termos do art. 151, III, do CTN
No caso de serviços prestados a órgão público federal por pessoa jurídica optante do SIMPLES, o desconto do imposto de renda na fonte pode ser compensado com o valor do crédito de outros impostos e contribuições administrados pela Receita Federal do Brasil.
ERRADO
1°- ADM PUB contratante de optante de SIMPLES não poderá reter na fonte IR, CSLL, COFINS, PIS; torna a questão errada porque não vai descontar IR, e a questão fala que vai descontar.
2° - PODERÁ COMPENSAR créditos para abater débitos, MAS SÓ PARA MESMOS TRIBUTOS DE MESMO ENTE. (imagina a ‘liberdade’ que o cara teria se não fosse assim….) também torna a questão errada por citar que pode compensar pra outros tributos/contribuições
Considere que a alíquota de uma contribuição social tenha sido elevada no dia 15 de janeiro de 2014. Nessa situação, esse aumento poderá ser cobrado ainda em 2014.
CERTO
As contribuições sociais não obedecem ao princípio da anterioridade !!! ( dessa forma para instituir o aumento basta esperar 90 dias )
A União, ao instituir contribuição de interesse de determinada categoria profissional, poderá cobrá-la no mesmo exercício financeiro em que tenha sido publicada a lei que a instituiu, pois o princípio da anterioridade, nesse caso, limita-se ao período de noventa dias
ERRADO
Apenas as contribuições sociais para a seguridade social são exceção ao princípio da anterioridade anual, sujeitando-se todas as demais contribuições às limitações ao poder de tributar
O fisco pode imputar sujeição passiva tributária advinda de convenção entre as partes durante processo licitatório, pois a responsabilidade pelo pagamento dos tributos nela fixada faz lei entre os contratantes.
ERRADO
“O fisco não pode imputar a sujeição passiva tributária prevista na convenção, mesmo que esta seja feita através de licitação, pois a responsabilidade pelo pagamento dos tributos nela fixada faz lei apenas entre os contratantes, salvo lei geral expressa em contrário (art. 123 do CTN)”. (Resp 1088510/DF, Rel. Ministro BENEDITO GONÇALVES, PRIMEIRA TURMA, julgado em 06/08/2009, DJe 19/08/2009).
qual a exceção da proibição à bitributação?
imposto extraordinário de guerra e tributação internacional por dois estados soberanos
No caso de arrematação em hasta pública, os créditos relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domínio útil ou a posse de bens imóveis subrogam-se na pessoa dos adquirentes
ERRADO
Subrogação é real, no preço, e não pessoal
A legislação tributária aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes cuja ocorrência ainda não se tenha iniciado.
ERRADO
Art.105. A legislação tributária aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes, assim entendidos aqueles cuja ocorrência tenha TIDO INÍCIO mas não esteja completa nos termos do artigo 116.
O MP poderá propor ação civil pública para a defesa de interesses individuais homogêneos dos contribuintes atingidos com a exação, argumentando a inconstitucionalidade incidenter tantum do ato normativo.
ERRADO
Em análise do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 694294, o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de deliberação no Plenário Virtual, reafirmou jurisprudência no sentido de que o Ministério Público não tem legitimidade processual para requerer, por meio de ação civil pública, pretensão de natureza tributária em defesa dos contribuintes, visando questionar a constitucionalidade de tributo. A decisão da Corte ocorreu por maioria dos votos e teve repercussão geral reconhecida.
Empréstimo compulsório destinado à realização de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, além de ser de competência exclusiva da União, depende de quórum congressual qualificado para a sua instituição
CERTO
precisam ser instituídos por lei complementar, por isso, o quórum qualificado
De acordo com o princípio da irrenunciabilidade, é correto afirmar que, se um ente político não instituir desde logo o seu tributo, nada o impede de fazê-lo no momento em que julgar oportuno.
ERRADO
Seria o principio da incaducabilidade
A irrenunciabilidade, ao contrário, estabelece que “a pessoa política detentora da competência tributária não poderá renunciar a ela, no todo ou em parte”
O serviço prestado por concessionária de serviços públicos não pode ser custeado por meio de taxa.
errada por generalizar o serviço público, uma vez que serviços públicos compulsórios podem ser custeados por meio de taxas.
É válida a cobrança, pelo município, de contribuição de melhoria que estabeleça como base de cálculo a valorização dos imóveis
ERRADO
a base de calculo é a valorização do imóvel
As taxas de prestação de serviços, tais como as cobradas em razão do poder de polícia, devidas pelo alienante até a data da aquisição do imóvel, são de responsabilidade do adquirente do imóvel.
ERRADO
O adquirente do imóvel somente responde pelas Taxas de serviço, não respondem pelas Taxas de polícia.
Qual o critério da obrigação tributária do ISS utilizado pelo STF
JURIDICO
critério jurídico - a hipotese de incidência somente alcançará as prestações de serviço derivadas de uma obrigação de fazer
critério economico - basta a circulação de bens imateriais ou materiais para o nascimento da obrigação tributária.
o ISS incide sobre serviço potencial
ERRADO
a obrigação tributária só surge diante de fato concretamente ocorrido
É irrelevante, para fins de ISS, que o prestador tenha finalidade lucrativa ou que não tenha obtido lucro, basta que se trate de fato com conteúdo econômico
CERTO
Incide ISS sobre operações bancárias
CERTO
A cobrança de ISS na construção de civil, tem como base de calculo o valor total da obra
ERRADO
será possivel excluir da base de calculo da prestação de serviço de construção civil os materiais e as subempreitadas da obra
Os “serviços de registros públicos, cartorários e notariais” não gozam de imunidade tributária, devendo pagar, portanto, o ISS.
CERTO
Suponha que determinado órgão público federal da administração direta precise providenciar a demolição de prédio onde funcionava uma de suas unidades. Nessa situação, esse órgão está isento do pagamento de ISS relativo ao serviço de demolição, ainda que este seja realizado por empresa contratada.
ERRADO
O sujeito passivo do ISS é o prestador de serviço, na condição de empresa ou de profissional autônomo. No caso concreto, o sujeito passivo é a empresa contratada. Só haveria que se falar em imunidade, se a prestação de serviços fosse realizada pelo próprio Poder Público (órgão público federal), o que não ocorreu.
O fato gerador do ISS é o contrato cujo objeto seja a prestação de serviços com significado econômico
ERRADO
o fato gerador do ISS não é o contrato, mas a prestação do serviço
Como a CF autoriza a incidência do ISS sobre serviços de qualquer natureza, esse imposto incide sobre os serviços onerosos ou gratuitos, de trato sucessivo ou imediato, intelectuais ou materiais, prestados por pessoas físicas ou jurídicas.
ERRADO
serviço gratuito nao incide iss
Nos serviços de plano de saúde, utiliza-se como base de cálculo do ISS o valor total recebido, ou seja, a mensalidade paga pelo associado à empresa gestora do plano e as quantias repassadas aos terceiros credenciados que prestam o serviço médico.
ERRADO
a base de calculo é a quantia líquida recebida
Considere que alguém, em uma empresa, tenha cometido um ato infracional contra a legislação tributária. Nessa situação, a responsabilidade depende da natureza do ato
ERRADO
depende da materialidade do ato
Art. 136. Salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária INDEPENDE da intenção do agente ou do responsável e da efetividade, natureza e extensão dos efeitos do ato.
Como regra, considera-se como domicílio tributário do contribuinte o lugar da situação dos bens ou da ocorrência dos atos ou fatos que deram origem à obrigação tributária
ERRADO
Em regra, esse local será o domicílio de eleição, ou seja, o próprio contribuinte escolhe onde deseja pagar seus tributos.
Há incidência de ISS sobre atos de cooperativas?
Em regra, não.
Porém, incidirá sobre os atos não cooperativos e nesse caso, a incidência deverá estar circunscrita sobre a chamada taxa de administração