Processo do Trabalho Flashcards
Pode haver alteração consensual do ônus da prova?
NAO
Casos de confissão ficta
1- parte que, expressamente intimada, não comparecer à audiência ou, comparecendo, se recusar a faze-lo
2- preposto que não tenha conhecimento dos fatos
A ausência de prova dos cartões de ponto gera presunção absoluta da veracidade da jornada de trabalho apontada na inicial
ERRADO
gera presunção RELATIVA
Declaração sobre falsidade de documento pode gerar coisa julgada?
SIM, quando suscitada como questão principal e deverá constar no dispositivo da sentença
Havendo listisconsorcio, o numero de testemunha se altera?
DEPENDE
Litisconsórcio ativo e facultativo - NAO ALTERA
Litisconsórcio passivo - cada réu terá direito a 3 testemunhas
Em um processo trabalhista, mesmo que comprove nos autos o pedido de dispensa do cumprimento do aviso prévio pelo empregado, a empresa deverá pagar o respectivo valor, salvo se provar que o empregado obteve novo emprego.
CERTO
O direito ao aviso prévio é irrenunciável. O pedido de dispensa do cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovado novo emprego
No processo trabalhista, para comparecer à audiência, as testemunhas serão previamente intimadas.
ERRADO
Diferentemente do IRPF, os impostos indiretos, tais quais os impostos que incidem sobre a circulação de mercadorias e serviços, são regressivos, posto que oneram proporcionalmente mais os indivíduos com menor capacidade de pagamento, e não neutros, no sentido de provocarem distorções sobre a alocação de recursos na economia.
CERTO
O ICMS é um imposto não cumulativo: incide uma única vez durante uma cadeia de circulação de mercadorias ou prestação de serviços, ainda que fora do regime de substituição tributária.
ERRADO
incide em cada operaçao
Estado estrangeiro possui imunidade de jurisdição e de execuçao nos seus atos de gestão
ERRADO
atos de gestão - nao tem imunidade de jurisdição mas TEM imunidade de execução
Atos de império- ambas imunidades
Quando não haverá imunidade de execução aos estados estrangeiros?
1 - renuncia a intangibilidade dos bens
2- houver no brasil bens desvinculados às finalidades diplomáticas
Organizações ou organismos internacionais possuem imunidade ABSOLUTA de jurisdição
CERTO
Competência em caso de greve
Ações individuais - varas do trabalho
Dissídios de greve - trt ou tst
Açoes do empregado contra o INSS é competência da J.T
ERRADO
JUSTIÇA COMUM
Compete a JT julgar contribuições sociais
ERRADO
COMPETE APENAS A EXECUÇÃO (dos valores constantes na sentença condenatória)
É de competência da JT açao que envolve indenização pelo não fornecimento das guias do FGTS
CERTO
Súmula nº 389 do TST
SEGURO-DESEMPREGO. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO. DIREITO À INDENIZAÇÃO POR NÃO LIBERAÇÃO DE GUIAS (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 210 e 211 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005
I - Inscreve-se na competência material da Justiça do Trabalho a lide entre empregado e empregador tendo por objeto indenização pelo não-fornecimento das guias do seguro-desemprego. (ex-OJ nº 210 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000)
II - O não-fornecimento pelo empregador da guia necessária para o recebimento do seguro-desemprego dá origem ao direito à indenização. (ex-OJ nº 211 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000)
Assim como ocorre na justiça comum, na justiça do trabalho há varas especializadas.
ERRADO
A própria justiça do trabalho É a justiça especializada
A justiça do trabalho é competente para executar as contribuições sociais reservadas às entidades integrantes do denominado Sistema S, ainda que estas não sejam de natureza previdenciária.
ERRADO
NAO É competente para executar as contribuições sociais reservadas às entidades integrantes do denominado Sistema S
É cabível a impetração de mandado de segurança quando empresa e empregado pactuam acordo e o juiz não o homologa.
ERRADO
Súmula 418 TST - A homologação de acordo constitui faculdade do juiz, INEXISTINDO DIREITO LÍQUIDO E CERTO tutelavel pela via do mandado de segurança
A revelia não produz confissão na ação rescisória.
CERTO
Ação rescisória com decisão de tribunal regional do trabalho é passível de recurso ordinário para o Tribunal Superior do Trabalho, e, uma vez transitado em julgado, a execução será realizada nos próprios autos da ação que lhe deu origem.
CERTO
Decisão judicial que determinar o bloqueio de numerário existente em conta-salário para satisfação de crédito trabalhista ofenderá direito líquido e certo e autorizará a impetração de mandado de segurança.
CERTO
O dissídio coletivo de greve é de natureza econômica, uma vez que constitui novas relações coletivas de trabalho e cria novas condições de trabalho.
ERRADO
Possui natureza própria de declaração
Nos casos de decisões desfavoráveis aos entes públicos proferidas em precatório não caberá remessa necessária.
CERTO
Diferença do julgamento de R.O no procedimento ordinário e sumarissimo
Ordinário - tem relator e revisor, relator nao tem prazo pra liberar o processo pra julgamento e o mpt faz parecer escrito/
Sumarissimo - só relator, relator tem prazo de 10 dias pra liberar o processo e parecer oral do mpt, se necessário
Cabe recurso de revista em dissídios coletivos?
NAO
Só dissídios individuais iniciados nas varas
Quando cabe RR no sumarissimo
CF e sumula tst e vinculante
Quando cabe RR na execução trabalhista?
SÓ CF
Quando cabe RR em execução fiscal ou execução que envolva certidão negativa de débito trabalhista
CF, Lei Federal e divergências jurisprudencial
Requisitos para embargos infringentes
Dissidio coletivo, competência originária do tst, decisão não unânime
(Processo do trabalho) Casos em que nao precisa de prova pericial
Bombeiro civil
Frentista
Pagamento espontâneo
Técnico de radiologia
(Processo do trabalho) O prazo de recurso da parte que tiver sido intimada e que não comparecer à audiência em prosseguimento para a prolação da sentença é contado da data de realização da audiência.
ERRADO
conta da publicação da sentença
(Processo do trab) O fato de uma notificação ter sido enviada para endereço incorreto não afasta a revelia da empresa, já que sua entrega é presumida após 48 horas do momento em que foi realizada a postagem.
ERRADO
Embora no processo do trabalho a notificação da pessoa jurídica seja regida pela regra da impessoalidade, a presunção de recebimento no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a que alude a Súmula 16 do TST, SOMENTE se verifica quando remetida a notificação para o endereço correto, o que não ocorreu nos autos”. (PROCESSO Nº TST- RR-901-30.2013.5.05.0007) Publicado acórdão em 30/08/2019.
A CLT concede ao credor a preferência de adjudicar e transferir para o seu patrimônio, por preço igual ao maior lance oferecido pelo pretenso arrematante, o bem do executado objeto de alienação em hasta pública.
CERTO
Segundo a jurisprudência sumulada do TST, caso uma notificação ou intimação seja recebida, por via postal, no sábado, a contagem do prazo para a parte notificada adotar as medidas que entender pertinentes se iniciará no dia subsequente ao primeiro dia útil imediatamente posterior ao sábado.
CERTO
Havendo violação de lei ou divergência jurisprudencial, caberá interposição de recurso de revista de decisão definitiva de TRT em ação rescisória ou em mandado de segurança.
ERRADO
No caso, o mandado de segurança e a ação rescisória são de competência originária do TRT, portanto, o acórdão será passível de recurso ordinário (art. 895 CLT) e não de recurso de revista, que é cabível contra acórdão do TRT proferido em grau de recurso ordinário (art. 896 CLT)
Iniciada a fase de execução e penhorados os bens, o executado poderá apresentar embargos, nos quais a matéria de defesa deverá restringir-se às alegações de quitação, prescrição da dívida ou cumprimento da decisão ou do acordo.
CERTO
Em relação ao Embargos de Execução a Consolidação das Leis Trabalhistas restringe a matéria de defesa de forma expressa: QUI CU ÇÃO
QUI = quitação
CU = cumprimento de acordo/decisão
ÇÃO = prescrição.
O TST firmou recente entendimento no sentido de ser possível a penhora do valor referente à restituição de imposto de renda retido na fonte pelo empregador para pagamento da execução trabalhista.
ERRADO
No entendimento da SDI-2, a impenhorabilidade dos salários alcança também os valores de restituição de imposto retido na fonte pela empresa pagadora.
A sentença normativa proferida no dissídio coletivo, por não ter natureza condenatória, não comporta execução, ensejando ação de cumprimento.
CERTO
SENTENÇA NORMATIVA- cria uma norma jurídica (CRIA UMA LEI ENTRE AS PARTES), substituindo o acordo coletivo ou a convenção coletiva, que as partes não conseguiram firmar por divergências.
Segundo entendimento do TST, havendo recurso ordinário em ação rescisória, o depósito recursal será exigível apenas e tão somente quando o pedido for julgado procedente e redundar na imposição de condenação em dinheiro.
CERTO
TST, Súmula nº 99 .AÇÃO RESCISÓRIA. DESERÇÃO. PRAZO. Havendo recurso ordinário em sede de rescisória, o depósito recursal só é exigível quando for julgado procedente o pedido e imposta condenação em pecúnia, devendo este ser efetuado no prazo recursal, no limite e nos termos da legislação vigente, sob pena de deserção. (ex-Súmula nº 99 - alterada pela Res. 110/2002, DJ 15.04.2002 - e ex-OJ nº 117 da SBDI-2 - DJ 11.08.2003)
Conforme o entendimento do TST, a competência da justiça do trabalho relativa à execução das contribuições previdenciárias limita-se às sentenças condenatórias em pecúnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salário de contribuição.
CERTO
O recolhimento de multa imposta por condenação por má-fé é condição para a interposição de recursos de natureza trabalhista
ERRADO
OJ 409 SBDI-I: O recolhimento do valor da multa imposta como sanção por litigância de má-fé (art. 81 do CPC de 2015 – art. 18 do CPC de 1973) não é pressuposto objetivo para interposição dos recursos de natureza trabalhista.
É incabível agravo interno ou agravo regimental contra decisão proferida por órgão colegiado.
CERTO
OJ 412 SBDI-I: É incabível agravo interno (art. 1.021 do CPC de 2015, art. 557, §1º, do CPC de 1973) ou agravo regimental (art. 235 do RITST) contra decisão proferida por Órgão colegiado. Tais recursos destinam-se, exclusivamente, a impugnar decisão monocrática nas hipóteses previstas. Inaplicável, no caso, o princípio da fungibilidade ante a configuração de erro grosseiro.
A convenção e os acordos coletivos de trabalho devem observar, em todas as disposições, os limites estabelecidos pela lei.
ERRADO
Nos termos do art. 611-A da CLT existe algumas hipóteses em que a convenção e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei.
Constitui objeto ilícito de convenção ou acordo coletivo de trabalho a redução ou supressão da remuneração do trabalho noturno superior à do trabalho diurno.
CERTO
CLT -Art. 611-B. Constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou a redução dos seguintes direitos: VI - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;
Sentença normativa pode estabelecer contribuição para entidade sindical para taxa de custeio de sistema confederativo.
ERRADO
Precedente normativo 119 - CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS - INOBSERVÂNCIA DE PRECEITOS CONSTITUCIONAIS – (mantido) - DEJT divulgado em 25.08.2014 “A Constituição da República, em seus arts. 5º, XX e 8º, V, assegura o direito de livre associação e sindicalização. É ofensiva a essa modalidade de liberdade cláusula constante de acordo, convenção coletiva ou sentença normativa estabelecendo contribuição em favor de entidade sindical a título de taxa para custeio do sistema confederativo, assistencial, revigoramento ou fortalecimento sindical e outras da mesma espécie, obrigando trabalhadores não sindicalizados. Sendo nulas as estipulações que inobservem tal restrição, tornam-se passíveis de devolução os valores irregularmente descontados
Acordo coletivo de trabalho superveniente a uma sentença normativa em vigor somente produzirá sua revogação quando contiver cláusula expressa capaz de revogar o conteúdo da sentença.
ERRADO
pode ser de forma tácita
Precedente normativo 120 do TST: SENTENÇA NORMATIVA. DURAÇÃO. POSSIBILIDADE E LIMITES (positivo) - (Res. 176/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011) A sentença normativa vigora, desde seu termo inicial até que sentença normativa, convenção coletiva de trabalho ou acordo coletivo de trabalho superveniente produza sua revogação, expressa ou tácita, respeitado, porém, o prazo máximo legal de quatro anos de vigência.
De acordo com a jurisprudência do TST, o protesto judicial é medida cabível na seara trabalhista, porém somente gera efeito interruptivo sobre o prazo prescricional bienal, não alcançando a prescrição quinquenal
ERRADO
Art. 11, § 3 da CLT - A interrupção da prescrição SOMENTE ocorrerá pelo ajuizamento de reclamação trabalhista, mesmo que em juízo incompetente, ainda que venha a ser extinta sem resolução do mérito, produzindo efeitos apenas em relação aos pedidos idênticos.
A execução trabalhista tem regramento próprio e, portanto, não é aplicável ao processo do trabalho a multa prevista no Código de Processo Civil referente a condenação a pagamento de quantia certa ou fixada em liquidação em até quinze dias.
CERTO
Segundo entendimento do TST, a incompetência absoluta prescinde de prequestionamento para efeito de ação rescisória.
CERTO
OJ 124. AÇÃO RESCISÓRIA. ART. 966, INCISO II, DO CPC DE 2015. ART. 485, II, DO CPC DE 1973. ARGUIÇÃO DE INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA. PREQUESTIONAMENTO INEXIGÍVEL (atualizada em decorrência do CPC de 2015) – Res. 208/2016, DEJT divulgado em 22, 25 e 26.04.2016
Conforme o entendimento do TST, não pode uma questão processual ser objeto de rescisão ainda que consista em pressuposto de validade de uma sentença de mérito.
ERRADO
pode sim, sumula 412 TST