Administrativo Flashcards
Qual a razão de necessidade de lei para criação dos serviços sociais autônomos?
A exigência de autorização legal para a criação dos Serviços Sociais Autônomos decorre da necessidade de lei impositiva das contribuições sociais, espécie tributária, e da sua respectiva destinação. Em outras palavras: não se trata da autorização legislativa prevista no art. 37, XIX, da CRFB, mas, sim, da necessidade de lei (princípio da legalidade) para criação de tributos e para o seu repasse às mencionadas pessoas privadas, tendo em vista o disposto no art. 240 da CRFB.
Constituem impedimento à qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público as operações destinadas a microcrédito realizadas com instituições financeiras na forma de recebimento de repasses, venda de operações realizadas ou atuação como mandatárias
ERRADO
Parágrafo único. Não constituem impedimento à qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público as operações destinadas a microcrédito realizadas com instituições financeiras na forma de recebimento de repasses, venda de operações realizadas ou atuação como mandatárias
Serviços sociais autônomos precisam obedecer o princípio da continuidade.
ERRADO
Os serviços que desempenham não são essenciais e, por isso, não precisam seguir às mesmas exigências do serviço público propriamente dito, como respeitar o princípio da continuidade
Os serviços sociais autônomos sao criados por decreto
ERRADO
Sao criados por lei
As organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que firmem termo de parceria com a União devem contratar mediante processo licitatório.
CERTO
Porem, nao precisa ser pela 8666/14133
Serviços sociais autônomos executam essencialmente serviços públicos
ERRADO
executam serviços de utilidade pública, mas não são serviços públicos
Os serviços sociais autônomos são custeados pelas contribuições de seus associados, incidindo impostos sobre esses serviços.
Esses serviços sao imunes a impostos incidentes sobre patrimônio
As OSCIP podem estabelecer, em seus estatutos, a instituição de remuneração para pessoas que atuem tanto na gestão executiva da organização quanto na prestação de serviços específicos, embora entre suas finalidades não possa constar o lucro.
CERTO
Na OSCIP é a facultativa a presença de servidor na composição do conselho
CERTO
Art. 4º, parágrafo único - É PERMITIDA a participação de servidores públicos na composição de conselho ou diretoria de organização da sociedade civil de interesse público.
Na OSCIP há previsão de cessão de bens
ERRADO
Não há previsão de cessão de bens, de servidores e dê dotação orçamentária (acontece na OS). Só pode haver possibilidade de destinação de valores (fomento)
Para a contratação que envolva valores inferiores a 100 mil reais, é necessário a divulgação de aviso
ERRADO
Será PREFERENCIALMENTE precedida de aviso pelo prazo mínimo de 3 dias úteis
A alienação de bens de uma sociedade de economia mista depende de autorização legislativa.
ERRADO
só dependerá de autorização legislativa quando se tratar de alienação para órgãos da administração direta, autárquica e fundacional
O direito brasileiro tem forte influência do direito francês, havendo adotado o sistema de contencioso administrativo francês.
ERRADO
o direito brasileiro adotou o sistema da jurisdição UNA, adotada pelo sistema do direito norte-americano
Para cumprir seus objetivos, o consórcio público poderá receber contribuições e subvenções sociais de outras entidades e órgãos do governo.
CERTO
A legislação vigente estabelece que, extinta a concessão, retornam ao poder concedente todos os bens reversíveis, direitos e privilégios transferidos ao concessionário.
CERTO
A caducidade é a forma de extinção de uma concessão em razão do descumprimento de cláusula contratual ou inadimplemento pela concessionária.
CERTO
Concessão, permissão e autorização de serviço público são modalidades de delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente a pessoa jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho.
ERRADO
Autorização é formalizada por ato administrativo, unilateral, de caráter precário e não exige licitação
Em um contrato de concessão pública, o poder concedente poderá autorizar que os financiadores e garantidores da concessionária assumam temporariamente o controle da administração, o que lhes permite indicar membros dos conselhos de administração e fiscal e, também, exercer poder de veto de proposta submetida à votação dos acionistas ou quotistas da concessionária.
CERTO
O instrumento adequado para concessão ou delegação de atividade pública, como o serviço de táxi, é a autorização a pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, mediante licitação, sob pena de infringência aos princípios da moralidade e igualdade.
ERRADO
SE TEM AUTORIZAÇÃO NAO TEM LICITAÇÃO
Concessão de serviço público é um contrato administrativo pelo qual a administração pública delega a terceiro a execução de um serviço público, para que este o realize em seu próprio nome e por sua conta e risco, sendo assegurada ao terceiro a remuneração mediante tarifa paga pelo usuário, que é fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e não pode ser alterada unilateralmente pelo poder público ou pela concessionária.
ERRADO
Pode ser alterado unilateralmente pela Administração
Antes da celebração do contrato de parceria público-privada, é facultada a constituição de sociedade de propósito específico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.
ERRADO
Não é uma faculdade, é um dever
A sociedade de propósito específico deverá assumir a forma de companhia aberta.
ERRADO
PODERÁ
A ab-rogação extingue os efeitos próprios e impróprios do ato administrativo.
ERRADO
Apenas os efeitos próprios são desfeitos
O débito decorrente do não pagamento de tarifas de serviço público essencial possui natureza pessoal.
CERTO
Lembrar: Debito de água e energia é pessoal
A destinação de bens públicos a organizações sociais que celebrarem contrato de gestão é hipótese legal de concessão de uso de bem público.
ERRADO
Os bens públicos são destinados às organizações sociais por meio de PERMISSÃO de uso
Os bens expropriados, uma vez incorporados à fazenda pública, não podem ser objeto de reivindicação, salvo no caso de esta ser fundada em nulidade do processo de desapropriação.
ERRADO
Nao podem ser objetos de reivindicação MESMO que fundada em nulidade do processo de desapropriação
A criação e a extinção de órgãos públicos devem observar a exigência de lei ou decreto específico
ERRADO
SÓ LEI, NAO PODE DECRETO
No conceito de administração pública, em sentido formal, estão compreendidos os órgãos e as entidades que executam atividades administrativas.
CERTO
A motivação dos atos administrativos sancionatórios pode ser antecedente, simultânea ou posterior à intimação e/ou divulgação do ato, sempre em cumprimento ao princípio da publicidade
ERRADO
nao pode ser posterior
A concessão administrativa é apenas uma forma avançada de financiamento de obras públicas
ERRADO
nao pode ter como objeto único obras públicas
Dentre os riscos passíveis de repartição entre as partes na parceria público-privada estão o caso fortuito, o fato de príncipe e a álea extraordinária
CERTO
A aplicação das clausulas de atualização de valores na PPP, baseadas em índices e fórmulas matemáticas, depende de aprovação do poder concedente
ERRADO
Na PPP a atualização é automática, somente nas concessões comuns é que preciso de aprovação
Os editais e contratos de concessões comuns de serviço público não podem exigir contraprestação do poder concedente
CERTO
contraprestação apenas na PPP
Como as concessões comuns de serviço público são investimentos de longo prazo, com data certa de encerramento, os seus contratos são improrrogáveis
ERRADO
pode prorrogar
A desafetação de bem público deve ser precedida de lei que autorize a desvinculação do bem à finalidade pública.
ERRADO
é possível a desafetação por ato administrativo, erro no “deve”
A destinação de bens públicos a organizações sociais que celebrarem contrato de gestão é hipótese legal de concessão de uso de bem público.
PERMISSÃO
É ilegal cobrar de concessionária de serviço público taxas pelo uso de solo, subsolo ou espaço aéreo.
CERTO
STJ considera ilegal a cobrança, uma vez que a utilização se reverte em favor da sociedade
A administração pública tem o dever de anular os atos ilegais, não havendo exceção por respeito ao princípio da finalidade
ERRADO
Não será possível proceder à anulação:
1- ultrapassado o prazo decadencial de 5 anos
2- houver consolidação dos efeitos produzidos
3- for mais conveniente par o interesse público manter a situação fática ja consolidada do que anular
4- possibilidade de convalidação
A administração pública deve anular seus próprios atos quando eivados de vício de legalidade, respeitados os direitos adquiridos.
Certo
O Sistema de Registro de Preços poderá ser usado quando, pelas características do bem ou serviço, salvo os de engenharia, houver necessidade de contratações frequentes, ou quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela administração
ERRADO
serviços de engenharia podem
É viável celebrar acordo de cooperação para que a organização da sociedade civil exerça fiscalização de polícia, desde que não cobre tarifas para tanto.
ERRADO
Art. 40 - É vedada a celebração de parcerias previstas mesta Lei que tenham por objeto, envolvam ou incluam, direta ou indiretamente, delegação das funções de regulação, de fiscalização, de exercício do poder de polícia ou de outras atividades exclusivas de Estado
Sendo o controle externo aquele realizado por órgão que não pertence à estrutura do poder no qual o controle é realizado, é correto afirmar que o Ministério Público é um importante ator de controle externo da administração pública.
CERTO
Art. 129 - São funções institucionais do Ministério Público:
VII - exercer o CONTROLE EXTERNO da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior
O tombamento ocorre com a inscrição do bem no livro de registros.
ERRADO
O tombamento ocorre com a inscrição do bem no livro de TOMBOS
Nas contratações regidas pelo RDC, as normas contidas na Lei n.º 8.666/1993 são utilizadas de maneira subsidiária, em caso de omissão ou lacuna.
ERRADO
as normas da 8666 sao afastadas e aplicadas so em casos específicos
Diante de situações de emergência ou de calamidade pública, caracterizada a urgência no atendimento, a justificativa dos preços a serem contratados não é obrigatória.
ERRADO
No pregão, é admitido apenas o critério de menor preço para o julgamento da seleção da proposta mais vantajosa.
ERRADO
menor preço e maior desconto
Na ausência de recurso no pregão, caberá à autoridade superior adjudicar o objeto ao licitante declarado vencedor do certame.
ERRADO
com recurso - autoridade superior
Sem recurso - pregoeiro
Eventual abuso do poder regulamentar pelo Poder Executivo sujeita o transgressor ao controle jurisdicional e ao exercício da competência extraordinária do Poder Legislativo para sustar os atos administrativos dele decorrentes.
CERTO
Em um certame para a contratação de bens e serviços comuns por pregão, é vedado exigir dos licitantes, como condição para a participação, a aquisição do edital.
CERTO
As autarquias podem optar pelo pregão na forma presencial para a contratação de serviços comuns, em razão do desenvolvimento sustentável.
ERRADO
Somente haverá pregão presencial, com justificativa, nas hipóteses de comprovada inviabilidade técnica ou desvantagem na realização da forma eletrônica
A modalidade de pregão eletrônico pode ser aplicada a locações imobiliárias.
ERRADO
A declaração de caducidade do contrato por descumprimentos imputados à concessionária independe de processo judicial prévio.
CORRETO.
A declaração de caducidade do contrato por descumprimentos imputados à concessionária depende de prévio processo administrativo, mas não de processo judicial, nos termos do § 2.º do art. 38 da Lei n.º 8.987/1995.
Quais as espécies de convalidação do ato administrativo?
Ratificação - saneamento de um ato inválido praticado anteriormente, suprimindo a ilegalidade que o vicia. Pode ser feito pela mesma autoridade ou superior hierárquico e incide sobre ato com vícios sanáveis (competência e forma)
Reforma - um novo ato suprime a parte inválida do anterior, mantendo a parte válida
Conversão - depois de retirar a parte inválida do ato anterior, a substitui por uma nova parte, de modo que o novo ato passa a conter a parte válida do ato anterior mais uma nova parte
Situação hipotética: Uma secretaria de estado do DF realizou licitação para registro de preços, e uma secretaria correlata de determinado estado da Federação, que não havia participado do certame licitatório, deseja, agora, aderir à respectiva ata. Assertiva: A autorização de adesão à ata de registro de preços somente poderá ocorrer se já tiver sido realizada alguma aquisição ou contratação por órgão participante do registro de preços.
CERTO
Situação hipotética: Determinado órgão público realizou licitação para registro de preços, porém, por motivo superveniente, o preço que havia sido registrado tornou-se superior ao praticado no mercado. Assertiva: Nessa situação, o órgão gerenciador poderá convocar os fornecedores para negociar a redução dos preços, mas eles poderão recusar a proposta sem sofrer qualquer penalidade, ficando liberados do compromisso que haviam assumido.
CERTO
A indicação da dotação orçamentária é exigida para licitação para registro de preços na modalidade pregão.
ERRADO
§2 - Na licitação para registro de preços não é necessário indicar a dotação orçamentária, que somente será exigida para a formalização do contrato ou outro instrumento hábil
Os interessados em participar de processo de licitação na modalidade pregão devem apresentar garantia de proposta, que terá o mesmo prazo de validade das respectivas propostas.
ERRADO
É vedada a exigência de garantia de propostas
Decretada a calamidade pública, consideram-se automaticamente dispensáveis as licitações originadas pelos entes abrangidos pelo decreto de calamidade.
ERRADO
sera dispensável somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa
as empresas públicas e as sociedades de economia mista podem emitir partes beneficiárias, desde que estas sejam previamente divulgadas, de forma transparente, no seu plano contábil.
ERRADO
empresa pública NAO PODERÁ emitir partes beneficiárias nem lançar debêntures
as empresas públicas e as sociedades de economia mista devem indicar para a diretoria preferencialmente titulares de cargo sem vínculo permanente com o serviço público.
ERRADO
Na doutrina, prevalece o entendimento de que a falta de publicação dos atos administrativos não impede que eles adquiram eficácia, embora o agente público responsável por essa omissão possa responder por ato de improbidade administrativa.
ERRADO
Publicação é condição de eficácia dos atos administrativos
No âmbito administrativo, a prática de insubordinação no serviço público configura ofensa ao poder hierárquico.
CERTO
Não sendo caso de interesse público devidamente justificado, a doação com encargo deverá ser licitada, constando de seu instrumento, obrigatoriamente, os encargos, o prazo de seu cumprimento e cláusula de reversão, sob pena de nulidade do ato.
CERTO
§4 - A doação com encargo será licitada e de seu instrumento constarão, obrigatoriamente os encargos, o prazo de seu cumprimento e cláusula de reversão, sob pena de nulidade do ato, sendo DISPENSADA a licitação no caso de interesse público devidamente justificado
Ainda que licenciado do cargo, titular de mandato no Poder Legislativo não pode ser indicado para atuar no conselho de administração ou na diretoria de estatais.
CERTO
O anteprojeto de engenharia com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra e possibilitar a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, substitui o projeto básico na fase interna desse processo licitatório.
ERRADO
Antônio, servidor público, e responsável pela elaboração dos documentos da fase interna de determinado processo licitatório solicitou ao presidente da comissão de licitação do regime diferenciado de contratação que adotasse o prazo de 60 dias para a apresentação de propostas, por considerar a contratação da obra complexa. Nessa situação, o presidente não poderá atender à solicitação de Antônio, pois, se o fizesse, estaria desrespeitando previsão legal.
ERRADO
so tem prazos minimos no RDC
As causas em que as empresas públicas figurarem como autoras serão processadas na justiça comum do estado da Federação onde estiverem sediadas.
ERRADO
empresas publicas podem ser na JF, só as sociedades de economia mista que sempre serão na justiça comum estadual
Pelo princípio da autotutela, a administração pode, a qualquer tempo, anular os atos eivados de vício de ilegalidade.
ERRADO
nem todos poderão ser a qualquer tempo
Servidor público que acumular ilegalmente cargos públicos, mesmo que de boa-fé, estará sujeito à sanção de demissão.
ERRADO
A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.
Servidor público que acumule dois cargos em comissão — um deles interinamente — e que venha a exercer cumulativamente as atribuições de ambos fará jus ao acúmulo remuneratório dos cargos, mesmo no período da interinidade.
Errado
No período do exercício dos dois cargos, o servidor deverá optar pela remuneração de um deles.
As autarquias agem por delegação do ente público que as instituiu.
ERRADO
As autarquias agem por OUTORGA do ente público que as instituiu.
Empresas podem atuar no serviço regular de transporte rodoviário de passageiros por meio de permissão ou de autorização. Permissão e autorização referem-se à outorga de prestação de serviço: a primeira é delegada sem prazo determinado e a segunda, com prazo determinado.
ERRADO
O erro da questão está em afirmar que a Autorização tem prazo determinado. A autorização não tem PRAZO DETERMINADO. Ela é precária, igual a permissão. A CONCESSÃO tem prazo determinado.
É necessária a homologação judicial para que acordo administrativo firmado por servidor, que tenha ação em curso para discutir percepção de diferenças de vencimento, surta efeitos esperados.
CERTO
O direito da administração de anular os atos administrativos dos quais decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que tenham sido praticados, salvo comprovada má-fé. Segundo o STF, tal entendimento aplica-se às hipóteses de auditorias realizadas pelo TCU em âmbito de controle de legalidade administrativa.
CERTO
O disposto no art. 54 da Lei 9.784/99 aplica-se às hipóteses de auditorias realizadas pelo TCU em âmbito de controle de legalidade administrativa. MS 31344, Rel. Min. MARCO AURÉLIO, julgado em 23/04/2013 (Info 703)
Compete exclusivamente à União a desapropriação de imóveis rurais para fins de reforma agrária e de utilidade pública.
ERRADO
so reforma agrária, utilidade pública não
Competência desapropriação (quem pode desapropriar):
Utilidade pública: U,E, DF, Municípios e territórios
Interesse social: U,E, DF, Municípios e territórios
Função social (imóvel rural reforma agrária): União
Função social (imóvel urbano): Municípios
Drogas: União
Com relação ao sujeito, o ato é sempre vinculado, ou seja, só poderá praticá-lo aquele a quem foi conferido competência por lei.
CERTO
Ocorre o fenômeno de descentralização por serviços quando, por exemplo, no âmbito do MTE, cria-se um novo órgão e a ele são transferidas determinadas competências para a execução de serviços públicos.
ERRADO
A descentralização por serviço, também chamado de descentralização por outorga e funcional, acontece quando o Estado cria ou autoriza, mediante lei, uma entidade e transfere a TITULARIDADE e a EXECUÇÃO de determinado serviço público
As agências reguladoras têm autonomia financeira e orçamentária, assim como receita própria.
CERTO
Os recursos administrativos são meios formais de controle administrativo previstos em diversas leis e atos administrativos e não têm uma tramitação previamente determinada.
CERTO
Estado pode ser responsabilizado pelos atos dos agentes de fato necessários?
NAO
Uma vez que não se pode invocar a teoria da aparência
Ao servidor é facultado abater de suas férias as faltas injustificadas, de modo a preservar a remuneração referente aos dias em que deixar de comparecer ao serviço.
ERRADO
§ 2º É vedado levar a conta de férias qualquer falta ao serviço.
A Constituição Federal de 1988 (CF) não restringe o acesso aos cargos públicos a brasileiros que gozam de direitos políticos, admitindo que cargos, empregos e funções públicas sejam preenchidos por estrangeiros, na forma da lei.
CERTO
Quando ocorre a transferencia da propriedade na desapropriação
Com o pagamento
Requisitos para a desistência da desapropriação
1- somente é possível até o pagamento
2- devolução do bem nas condições que foi retirado do particular
O que é tredestinação, desdestinação e adestinação
Tredestinação - desvio de finalidade
Desdestinação - supressão da afetação do bem. (Nao cabe retrocessão)
Adestinação - ausência de qualquer destinação ao bem, completa omissão
A imissão provisória da posse so pode ser feita após citação do réu
ERRADO
§1º A imissão provisória poderá ser feita, independente da citação do réu, mediante o deposito:
A alegação de urgência na imissão de posse nao poderá ser renovada
CERTO
O poder público só ficará obrigado a indenizar limitação administrativa decorrente de criação de unidade de conservação em terras particulares se ficar configurada uma restrição que esvazie totalmente o valor econômico do bem.
CERTO
Em regra, as limitações administrativas não são indenizáveis. No entanto, caso haja o TOTAL esvaziamento econômico da propriedade, poderá sim ser indenizado.
A desapropriação indireta pode caracterizar-se mesmo sem o efetivo apossamento da propriedade individual pelo poder público.
ERRADO
exatamente o contrário, somente há se houver o efetivo apossamento.
Suponha que a União pretenda desapropriar terreno de propriedade do estado de São Paulo para a construção de um prédio em que funcionará determinado órgão público. Nessa situação hipotética, prescinde-se de autorização do Congresso Nacional.
ERRADO
§ 2o Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.
É possível a desapropriação de bem que esteja sujeito à enfiteuse.
CERTO
ENFITEUSE: direito real em contrato perpétuo, alienável e transmissível para os herdeiros, pelo qual o proprietário atribui a outrem o domínio útil de imóvel, contra o pagamento de uma pensão anual certa e invariável; aforamento.
Decreto-Lei 3.365/1941. Art. 2o Mediante declaração de utilidade pública, todos os bens poderão ser desapropriados pela União, pelos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios.
Pelo princípio da legalidade, cumpridos os requisitos normativos, os direitos patrimoniais, os bens móveis e imóveis, o subsolo e o espaço aéreo são passíveis de desapropriação.
CERTO
Caracteriza desapropriação por utilidade pública, entre outras, aquela que o Estado promove para a preservação e conservação dos monumentos históricos e artísticos, assim como para a criação de estádios, aeródromos ou campos de pouso para aeronaves
CERTO
incidirá imposto de renda sobre verba recebida pelo proprietário a título de indenização decorrente de desapropriação
ERRADO
O Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do REsp 1.116.460/SP, […] em análise de controvérsia em torno da incidência do Imposto de Renda sobre a verba recebida a título de indenização decorrente de desapropriação, seja por necessidade ou utilidade pública ou por interesse social, considerou que, por não haver ganho ou acréscimo patrimonial nesses casos, não incide a mencionada exação [o IR].
A requisição administrativa é ato unilateral e autoexecutório por meio do qual o Estado, em caso de iminente perigo público, utiliza bem móvel ou imóvel. Esse instituto administrativo, a exemplo da desapropriação, não incide sobre serviços.
ERRADO
INCIDE SOBRE BENS e SERVIÇOS.
Sendo autoexecutórias, as servidões administrativas podem ser instituídas diretamente pela administração, sendo desnecessária prévia autorização judicial.
ERRADO
O ERRO DA QUESTÃO está em generalizar que a servidão administrativa é autoexecutória, isso porque somente a servidão instituída por lei é autoexecutoria. As demais (por acordo ou por decisão judicial) não são autoexecutáveis.
Uma autarquia territorial exerce poderes e deveres de administração similares aos de entes federados, porém se distingue destes por não ser entidade política
CERTO
Quais verbas estão fora do teto remuneratório?
1- parcelas de caráter indenizatório
2- direitos sociais (13º, 1/3 de ferias)
3- abono de permanência
4- acumulação legítima de cargos
A aposentadoria compulsória se aplica aos titulares de serventias EXTRAJUDICIAIS?
NAO
Isso porque eles não são servidores públicos, não ocupando cargos públicos
É possível a demissão de servidor por improbidade administrativa em processo administrativo disciplinar
CERTO
A ratificação, forma de convalidação de ato administrativo que contenha vício sanável, possui efeitos ex tunc, isto é, seus efeitos retroagem ao momento em que o ato originário foi praticado.
CERTO
Quais elementos do ato administrativo podem ser convalidados?
Podem ser convalidados FOCO: COMPETÊNCIA (desde que não seja exclusiva) OU FORMA (desde que não essencial à validade do ato)
No sistema de administração pública adotado no Brasil, o ato administrativo é revisado por quem o praticou, não havendo proibição quanto à revisão ser realizada por superior hierárquico ou órgão integrante de estrutura hierárquica inerente à organização administrativa.
CERTO
O prazo de decadência do direito de anular ato administrativo de que decorram efeitos patrimoniais será contado a partir da ciência da ilegalidade pela administração
ERRADO
No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento (art. 54, parágrafo único, Lei nº 9.784/99)
O ato que decreta o estado de sítio, previsto na CF, é ato de natureza administrativa de competência do presidente da República.
ERRADO
ato politico
Presunção de legitimidade é atributo universal aplicável a todo ato administrativo.
CERTO
Ato praticado por usurpador de função pública é considerado ato irregular.
ERRADO
Será um ato INEXISTENTE
Os atos administrativos cujos efeitos já se tenham exaurido integralmente são insuscetíveis de revogação.
CERTO
O ato administrativo, em função da supremacia do poder estatal, possui presunção absoluta de sua legitimidade.
Presunção relativa