SP 2.4 - TUTORIA Flashcards
Defina IVAS
As IVAS, infecções das vias aéreas superiores, (ou Infecções do Trato Respiratório Superior - ITRS - segundo Harrison) são infecções respiratórias agudas que ocorrem acima das pregas vocais. Incluem as rinossinusites, faringotonsilites, laringites e otites. A população adulta desenvolve cerca de 2 a 5 episódios ao ano e as crianças em idade escolar desenvolve cerca de 7 a 10 episódios ao ano. A extensão da infecçã é geralmente modulada pela idade e estado imunológico dos pacientes. A depender desses fatores, a infecção ela pode apresentar-se assintomática ou levar o paciente a óbito, sendo mais comumenteba associada com uma sintomatologia autolimitada.
Caracterize a infecção do trato respiratório superior inespecífica (resfriado comum) e a gripe.
O resfriado comum e a gripe são infecções virais agudas do trato respiratório superior, que se encaixam nos quadros de rinossinusites virais, no qual os sintomas podem durar de normalmente de 3~5 até 10 dias, mas podem persistir até 14 dias e alguns sintomas até 3 semanas. A ITRS inespecífica - ou resfriado comum – é uma infecção do trato respiratório em que nenhum sintoma isolado predomina. As causas virais mais comuns de ITRSS inespecíficas são rinovírus, coronavírus, vírus sincicial respiratório, vírus influenza e adenovírus. A gripe é causada exclusivamente pelo vírus influenza, que são responsáveis por 5-15% das IVAS. O vírus sincial respiratório pode gerar sintomas que se assemelham a um quadro gripal.
No resfriado comum, o início dos sintomas é gradual e a severidade dos sintomas é discreto. Os sintomas iniciais são de cefaleia, espirros, calafrios e dor de garganta e sintomas tardios de coriza, obstrução nasal, tosse e mal-estar;
Na gripe, o início é súbito e a intensidade dos sintomas é maior do que no resfriado comum, caracterizado por febre alta, cefaleia intensa, tosse, dor de garganta, congestão nasal, mialgia, cansaço, fraqueza e falta de apetite. A associação de febre e tosse no mesmo paciente apresenta um valor preditivo positivo de cerca de 80% em diferenciar a infecção pelo vírus influenza dos outros quadros de infecção viral. Diferentemente da crença popular, a alteração de cor da secreção nasal não é um sinal específico de infecção bacteriana.
A maioria das IVAS são virais. Nesse sentido, qual a relação delas com as infecções bacterianas?
Cerca de 0,5 a 2% das IVAS evoluem para uma rinossinusite bacteriana e aproximadamente 90% das rinossinusites bacterianas foram precedidas por um episódio viral. Além disso, a gripe ou resfriado comum podem evoluir para otite, faringoamigdalite, laringite e pneumonia.