SP 1.3 - TUTORIA Flashcards
Defina a dispneia
A dispneia é a dificuldade para respirar, podendo o paciente ter ou não consciência desse estado. Será subjetiva quando só for percebida pelo paciente, e objetiva quando se fizer acompanhar de manifestações que a evidenciam ao exame físico. A dispneia subjetiva nem sempre é confirmada pelos médicos, e a objetiva nem sempre é admitida pelo paciente. (Porto)
Classifique a dispneia de acordo com as atividades físicas
Relacionando a dispneia com as atividades físicas, pode-se classificá-la em dispneia aos grandes, médios e pequenos esforços. Dispneia de repouso é a dificuldade respiratória mesmo em repouso. (Porto)
Classifique a dispneia de acordo com a escala de dispneia do Medical Research Council modificada (mMRC).
(0) Sinto falta de ar ao realizar exercício físico intenso;
(1) Sinto falta de ar quando aperto meu passo ou subo escadas ou ladeira;
(2) Preciso parar algumas vezes quando ando no meu passo, ou ando mais devagar que as outras pessoas da minha idade;
(3) Preciso parar muitas vezes devido à falta de ar quando ando perto de 100 m ou poucos minutos de caminhada no plano;
(4) Sinto tanta falta de ar que não saio de casa, ou preciso de ajuda para me vestir ou tomar banho sozinho.
Defina a ortopneia
Ortopneia é a dispneia que impede o paciente de ficar deitado e o obriga a sentarse ou a ficar de pé para obter algum alívio.
Defina trepopneia
Trepopneia é a dispneia que aparece em determinado decúbito lateral, como acontece nos pacientes com derrame pleural que se deitam sobre o lado são.
Defina a platipneia
A platipneia (contrário da ortopneia) é a dispneia que aparece quando o paciente passa da posição deitada para sentado ou em pé. As causas mais frequentes são malformação arteriovenosa pulmonar, síndrome hepatopulmonar, forame oval patente ou um defeito no septo atrial.
(shunt direitaesquerda intracardíaco).
Considerando os movimentos respiratórios, o que pode acompanhar a dispneia?
A dispneia pode acompanharse de taquipneia (frequência aumentada) ou hiperpneia (amplitude aumentada).
O que é bradipneia, eupneia e taquipneia? Relacione isso às incursões respiratórios e seus valores
Bradipneia, eupneia e taquipneia são termos usados para descrever diferentes padrões respiratórios em relação à frequência respiratória:
Bradipneia: Refere-se a uma frequência respiratória anormalmente lenta, geralmente inferior a 12 respirações por minuto em adultos.
Eupneia: É o termo usado para descrever uma respiração normal, ou seja, uma frequência respiratória dentro dos limites considerados normais para a idade e a condição física de uma pessoa. Em adultos: entre 12 e 20 irpm no repouso.
Taquipneia: Refere-se a uma frequência respiratória anormalmente rápida, geralmente acima de 20 respirações por minuto em adultos no repouso.
Quais a fisiopatologia da dispneia e suas causas?
A fisiopatologia da dispneia depende de suas causas, que são múltiplas: atmosféricas, obstrutivas, pleurais, toracomusculares, diafragmáticas, teciduais ou relacionadas ao sistema nervoso central.
Caracterizena as causas atmosféricas de dispneia
Quando a composição da atmosfera for pobre em oxigênio ou sua pressão parcial estiver diminuída, surge dispneia. Nesses casos, o organismo reage, de início, com taquipneia, mas, se esta situação perdurar, aparece a sensação de falta de ar. Pacientes com insuficiência respiratória crônica, mas compensada, ao mudarem de altitude, quase sempre se queixam de dispneia.
Caracterize a fisiopatologia relacionando com as causas obstrutivas de dispneia
As vias respiratórias podem sofrer redução de calibre incluindo, nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, sendo que essa obstrução pode ser intraluminal, parietal ou mista.
Cite as causas de obstrução da traqueia
As obstruções da traqueia, em geral por compressão extrínseca, decorrem de bócio, neoplasias malignas, aneurisma da aorta.
Cite as causas de obstrução dos brônquios
As obstruções brônquicas podem ser intraluminais, parietais ou mistas, e são causadas por neoplasias, bem quando há estreitamento destes ductos, seja por espasmo ou edema da parede ou achado de secreção aderida a ela, como ocorre na asma brônquica, na DPOC (bronquite crônica), nas bronquiectasias (que pode trazer broncoconstricção associada), nss infeccões traquebrônquicas (bronquite aguda) e nas obstruções localizadas.
Caracterize as obstruções bronquiolares
As obstruções bronquiolares são sempre mistas e aparecem na asma e nas bronquiolites.
Cite e caracterize as causas pleurais de dispneia
A pleura parietal é dotada de inervação sensitiva e sua irritação provoca dor que aumenta com a inspiração. Para evitá-la, o paciente procura limitar ao máximo seus movimentos, bem como deitar sobre o lado que o incomoda. Esses dois mecanismos juntos explicam a dispneia desses pacientes. Grandes derrames, embora não se acompanhem de dor, reduzem a expansão pulmonar e, por isso, causam dispneia.