Sistema Financeiro Nacional V (Instituições Auxiliares) Flashcards
O que são Instituições Auxiliares do SFN?
As instituições que NÃO captam depósitos do público e se prestam a auxiliar na intermediação financeira entre agentes deficitários e superavitários e a ofertas produtos e serviços financeiros.
A administradora de consórcios é a pessoa jurídica prestadora de serviços com objeto social principal voltado à administração de grupos de consórcio, constituída sob quais formas jurídicas?
Sociedade Limitada; ou
Sociedade Anônima.
O que é um consórcio?
Consórcio é a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por administradora de consórcio, com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.
Como se dá a adesão de um consorciado a um grupo de consórcio?
Se dá mediante assinatura de contrato de participação.
A adesão de um consorciado a um grupo de consórcio se dá mediante assinatura de contrato de participação.
Nesse contrato, devem estar previstos os direitos e os deveres das partes, tais como a descrição do bem a que o contrato está referenciado e seu respectivo preço (que será adotado como referência para o valor do crédito e para o cálculo das parcelas mensais do consorciado). CERTO ou ERRADO?
CERTO!
No contrato de um consórcio deve haver, ainda, as condições para concorrer à contemplação por sorteio, bem como as regras da contemplação por lance. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Os grupos de consórcio caracterizam-se como sociedade não personificada com patrimônio próprio, o qual não deve ser confundido com o patrimônio dos demais grupos nem com o da administradora. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Como são conhecidas as sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI)?
Financeiras
As sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), conhecidas como “financeiras”, são instituições privadas que fornecem empréstimo e financiamento para aquisição de bens, serviços e capital de giro. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Muitas das financeiras não ligadas a bancos fazem parte de conglomerados econômicos e operam como braço financeiro de grupos comerciais ou industriais. CERTO ou ERRADO?
CERTO! É o caso, por exemplo, de algumas lojas de departamento e montadoras de veículos que possuem suas próprias financeiras, concentrando suas operações no financiamento de seus próprios produtos.
As sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) devem ser constituídas sob qual forma jurídica?
Sociedade Anônima.
As sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima, em cuja denominação social deve constar qual expressão?
“Crédito, Financiamento e Investimento”.
As SCFI Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima, em cuja denominação social deve constar a expressão “Crédito, Financiamento e Investimento”. São supervisionadas pelo Banco Central. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
É possível abrir uma conta corrente na SCFI?
Não! As Financeiras captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio, Recibos de Depósitos Bancários - RDB, Depósitos Interfinanceiros - DI, operações de cessão de créditos, e mais recentemente, Depósitos a Prazo com Garantia Especial do Fundo Garantidor de Créditos – DPGE.
Como as Financeiras (SCFI) captam recursos?
Por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio, Recibos de Depósitos Bancários - RDB, Depósitos Interfinanceiros - DI, operações de cessão de créditos, e mais recentemente, Depósitos a Prazo com Garantia Especial do Fundo Garantidor de Créditos – DPGE.
As letras de câmbio e Recibos de Depósitos Bancários – RDB são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC, até o valor estabelecido na regulamentação vigente.
Qual é a instituição criada para ampliar o acesso ao crédito por parte dos microempreendedores (pessoas naturais) e empresas de pequeno porte (pessoas jurídicas)?
A sociedade de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte (SCMEPP)
A sociedade de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte (SCMEPP) pode captar recursos do público?
NÃO! Essas instituições são impedidas de captar, sob qualquer forma, recursos do público, bem como emitir títulos e valores mobiliários destinados à colocação e oferta públicas.
A sociedade de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte (SCMEPP) não pode emitir títulos e valores mobiliários destinados à colocação e oferta públicas. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A sociedade de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte (SCMEPP) não podem captar recursos do público, mas podem atuar como correspondente no país. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As SCMEPPs devem ser instituídas sob quais formas jurídicas?
Companhia fechada; ou
Sociedade limitada
As SCMEPPs devem ser instituídas sob a forma de companhia fechada ou de sociedade limitada, devendo constar qual expressão na denominação social?
“Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte”
As SCMEPPs recebem tratamento simplificado em termos de exigências regulatórias, coerente com a maior simplicidade de suas operações e com o objetivo de estimular o crédito para os segmentos em que atuam. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As SCMEPP somente podem conceder financiamentos e prestação de garantias às microempresas ou empresas de pequeno porte, bem como a pessoas físicas no desempenho das atividades relativas ao seu objeto social, definido em lei. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As SCMEPP, a fim de obter recursos para suas atividades (operações passivas), podem receber repasses e empréstimos originários de instituições financeiras, de entidades voltadas para ações de fomento e desenvolvimento, inclusive de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, e de fundos oficiais. Podem ainda captar recursos junto aos bancos por meio de depósito interfinanceiro vinculado a operações de microfinanças - DIM. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Qual é a instituição com o objetivo principal de financiar capital fixo e de giro para empreendimentos previstos em programas de desenvolvimento, na unidade da Federação onde estiver sediada?
Agência de fomento
Quais áreas podem ser fomentadas pelas Agências de Fomento?
Projetos de infraestrutura, profissionais liberais e micro e pequenas empresas. Indústria, comércio, agronegócio, turismo, informática, etc
A agência de fomento não pode abrir linhas de crédito para Municípios localizados na unidade da Federação onde estiver sediada. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! A agência de fomento pode abrir linhas de crédito para municípios de seu estado, voltadas para projetos de interesse da população.
Em quais casos as agências de fomento podem prestar assistência a programas e projetos desenvolvidos em estado limítrofe à sua área de atuação?
Quando o empreendimento visar benefícios de interesse comum
A agência fomento deve ser constituída sob que forma jurídica?
Sociedade anônima de capital fechado
Os estados e o Distrito Federal podem constituir quantas agências de fomento?
Somente uma!
Cada estado e o Distrito Federal podem constituir uma única agência, que ficará sob o controle do ente federativo onde tenha sede. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A expressão Agência de Fomento, acrescida da indicação da _____, deve constar obrigatoriamente da denominação social da instituição.
Unidade da Federação controladora
São operações realizadas pela agência de fomento:
Financiamento para o desenvolvimento de empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial, de pequeno porte, exceto a pessoas físicas; CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Inclusive a pessoas físicas
São operações realizadas pela agência de fomento:
Financiamento de capitais fixo e de giro associados a projetos. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
São operações realizadas pela agência de fomento:
Operações de crédito rural. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
São operações realizadas pela agência de fomento:
Cessão de créditos. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
São operações realizadas pela agência de fomento:
Prestação de garantias em operações compatíveis com o objeto social. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
São operações realizadas pela agência de fomento:
Prestação de serviços de consultoria e de agente financeiro. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As agências de fomento podem prestar de serviços de administrador de fundos de desenvolvimento?
SIM! É uma das operações realizadas pela Agência.
São operações realizadas pela agência de fomento:
Operações específicas de câmbio. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
São operações realizadas pela agência de fomento:
Aplicação de disponibilidades de caixa em títulos públicos federais, ou em cotas de fundos de investimento cujas carteiras estejam representadas exclusivamente por _____, desde que assim conste nos _____ dos fundos.
Títulos públicos federais / regulamentos
São operações realizadas pela agência de fomento:
Aquisição de créditos oriundos de operações compatíveis com o objeto social. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
São operações realizadas pela agência de fomento:
Participação societária em sociedades empresárias integrantes do sistema financeiro. CERTO ou ERRADO?
ERRADO!
NÃO INTEGRANTES do sistema financeiro.
São operações realizadas pela agência de fomento:
Swap para proteção de posições próprias. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Agências de fomento pode realizar operações de arrendamento mercantil?
SIM! É uma das operações realizadas pela Agência.
São operações realizadas pela agência de fomento:
Integralização de cotas de fundos que tenham participação da _____.
União
São operações realizadas pela agência de fomento:
Aplicação em operações de microfinanças (DIM). CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Além de recursos próprios, as Agências de Fomento só podem, em operações passivas, empregar recursos provenientes de que?
Fundos e programas oficiais;
Orçamentos federal, estaduais e municipais; Organismos e instituições financeiras nacionais e internacionais de desenvolvimento; e
Captação de depósitos interfinanceiros vinculados a operações de microfinanças (DIM).
As Agências de Fomento podem captar recursos junto ao público?
NÃO! É vedada a captação de recursos junto do
público.
As Agências de Fomento devem constituir e manter, = permanentemente, fundo de liquidez equivalente, no mínimo, a _____% do valor de suas obrigações, a ser integralmente aplicado em _____.
10 / títulos públicos federais.
Quais instituições auxiliares realizam arrendamento de bens móveis e imóveis adquiridos por ela, segundo as especificações da arrendatária (cliente), para fins de uso próprio desta?
As Sociedades de Arrendamento Mercantil
Os contratantes deste serviço podem usufruir de determinado bem sem serem proprietários dele.
A que serviço o trecho acima se refer?
Ao Arrendamento Mercantil
As sociedades de arrecadamento mercantil são consideradas instituições financeiras. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Embora sejam fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil e realizem operações com características de um financiamento, as sociedades de arrecadamento mercantil não são consideradas instituições financeiras, mas sim entidades equiparadas a instituições financeiras.
As operações de arrendamento mercantil podem ser divididas em duas modalidades, quais são elas?
Leasing financeiro; e
Leasing operacional.
Qual a diferença básica entre o leasing financeiro e o leasing operacional?
No leasing financeiro o prazo é usualmente maior e o arrendatário tem a possibilidade de adquirir o bem por um valor pré-estabelecido.
No Leasing operacional ao final do contrato, o arrendatário tem as opções de efetivar a aquisição do bem arrendado ou devolvê-lo. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! É no leasing FINANCEIRO
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Operar em recinto ou em sistema mantido por bolsa de valores. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Subscrever, isoladamente ou em consórcio com outras sociedades autorizadas, emissões de títulos e valores mobiliários para revenda; CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Intermediar oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros, observada regulamentação baixada pela Comissão de Valores Mobiliários e Banco Central do Brasil nas suas respectivas áreas de competência. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Incumbir-se da subscrição, da transferência e da autenticação de endossos, de desdobramento de cautelas, de recebimento e pagamento de resgates, juros e outros proventos de títulos e valores mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Exercer funções de agente fiduciário. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Constituir sociedade de investimento - capital estrangeiro e administrar a respectiva carteira de títulos e valores mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Exercer as funções de agente emissor de certificados e manter serviços de ações escriturais. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) podem intermediar operações de câmbio?
SIM! É uma das finalidades das SCTVMs.
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Emitir certificados de depósito de ações. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Realizar operações compromissadas. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Praticar operações de conta margem, conforme regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) têm como finalidade:
Prestar serviços de intermediação e de assessoria ou assistência técnica, em operações e atividades nos mercados financeiro e de capitais. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) podem exercer várias outras atividades, desde que expressamente autorizados por quais órgãos?
Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários
A constituição e o funcionamento de sociedade corretora depende de autorização da CVM. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Depende de autorização do Banco Central!
A sociedade corretora deverá ser constituída sob que forma jurídica?
Sociedade Anônima; ou por
Quotas de responsabilidade limitada.
As atividades de (i) distribuição de emissão no mercado; (ii) compra de valores mobiliários para revendê-los por conta própria; mediação ou corretagem de operações com valores mobiliários; e compensação e liquidação de operações com valores mobiliários praticadas pelas Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs) dependem de que?
PRÉVIA autorização da CVM.
e tiver relação com valores mobiliários, precisa dessa autorização
Considerando que as SCTVMs realizam operações com valores mobiliários, é necessária a autorização da CVM para que elas realizem suas atividades no mercado de valores mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Nas operações, em bolsas de valores, as SCTVMs são responsáveis pela liquidação das operações (pagamento), pela legitimidade dos títulos ou valores mobiliários entregues e pela autenticidade dos endossos em valores mobiliários e legitimidade de procuração ou documentos necessários para a transferência de valores mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A sociedade corretora está obrigada a manter sigilo em suas operações e serviços prestados, devendo guardar segredo sobre os nomes e operações de seus comitentes, só́ os revelando em quais situações?
Mediante autorização desses, dada por escrito
A sociedade corretora deverá manter sistema de conta _____, não movimentável por _____, para efeito de registro das operações por conta de seus clientes
Corrente / cheque
As sociedades corretoras podem realizar operações de concessão de financiamentos, empréstimos ou adiantamentos a seus clientes, inclusive através da cessão de direitos. CERTO ou ERRADO!
ERRADO! As corretoras são VEDADAS a realizarem esse tipo de operação.
Ressalvadas as hipóteses de operação de conta margem e as demais previstas na regulamentação em vigor;
Às SCTVMs é vedado realizar operações que caracterizem, sob qualquer forma, a concessão de financiamentos, empréstimos ou adiantamentos a seus clientes, inclusive através da cessão de direitos, ressalvadas quais operações?
As hipóteses de operação de conta margem e as demais previstas na regulamentação em vigor
As sociedades corretoras podem cobrar de seus comitentes corretagem ou qualquer outra comissão referente a negociações com determinado valor mobiliário durante seu período de distribuição primária. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Não podem cobrar esses serviços no período de distribuição primária.
As sociedades corretoras não podem adquirir bens não destinados ao uso próprio, exceto em quais casos?
Salvo os recebidos em liquidação de dívidas de difícil ou duvidosa solução, caso em que deverá vende-los dentro do prazo de 1 (um) ano, a contar do recebimento, prorrogável até 2 (duas) vezes, a critério do Banco Central
As sociedades corretoras não podem adquirir bens não destinados ao uso próprio, salvo os recebidos em liquidação de dívidas de difícil ou duvidosa solução, caso em que deverá vende-los dentro do prazo de _____ ano, a contar do recebimento, prorrogável até _____ vezes, a critério do Banco Central
1 (um) / 2 (duas)
As sociedades corretoras podem realizar operações envolvendo comitente final que não tenha identificação cadastral na Bolsa de Valores?
NÃO! É uma vedação às SCTVMs
As SDTVMs exercem as mesmíssimas funções das SCTVMs. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As SDTVMs exercem as mesmíssimas funções das SCTVMs. Por que possuem nomenclaturas diferentes?
Pois até 2008 elas tinha funções diferentes. As SDTVMs tinham como foco as operações no MERCADO PRIMÁRIO, como as emissões primárias de ações das companhias (underwriting), a fim de encontrar interessados em subscrever estas ações antes que elas estejam listadas em Bolsa.
As SCTVMs, por sua vez, atuavam principalmente no MERCADO SECUNDÁRIO.
A constituição e o funcionamento de sociedade distribuidora dependem de autorização do _____. O exercício de atividades de sociedade distribuidora no mercado de valores mobiliários depende de prévia e expressa autorização da _____.
Banco Central do Brasil / Comissão de Valores Mobiliários
A sociedade distribuidora deve constituir-se sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Assim com as sociedades corretoras.
Devendo constar ainda obrigatoriamente em sua denominação social a expressão “DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS”.
Quais são as entidades que pretendem fornecer um local adequado para a realização de negócios com títulos e valores mobiliários?
As Bolsas de Valores e de Mercadorias e Futuros
Para ser considerada bolsa de valores, a instituição deve funcionar regularmente como sistema centralizado e multilateral de negociação que possibilite o encontro e a interação de ofertas de compra e de venda de valores mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Ou:
Funcionar regularmente como sistema centralizado e multilateral de negociação que possibilite o encontro e a interação de ofertas de compra e de venda de valores mobiliários.
Para ser considerada bolsa de valores deve permitir a execução de negócios tendo como contraparte formador de mercado que assuma a obrigação de colocar ofertas firmes de compra e de venda, respeitadas as condições estabelecidas na norma. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Ou:
Funcionar regularmente como sistema centralizado e multilateral de negociação que possibilite o encontro e a interação de ofertas de compra e de venda de valores mobiliários.
Em relação às Bolsas de Valores e Mercadorias e Futuros, o que entende-se como sistemas centralizados e multilaterais de negociação?
Aqueles em que todas as ofertas relativas a um mesmo valor mobiliário são direcionadas a um mesmo canal de negociação, ficando expostas a aceitação e concorrência por todas as partes autorizadas a negociar no sistema.
Nos ambientes de bolsa, todas as informações sobre os negócios, como os preços, as quantidades e horários, entre outras, devem ser publicadas continuamente, com no máximo quantos minutos de atraso?
15 minutos
As entidades administradoras de mercados de bolsa devem manter sistemas de controle de riscos e, especialmente, manter mecanismo de ressarcimento de prejuízos, para assegurar aos investidores o ressarcimento de prejuízos decorrentes de erros ou omissões das instituições intermediadoras ou seus administradores e empregados. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As bolsas de valores devem ser administradas por entidade específica para isto, autorizada por quem?
Pela CVM
Atualmente no Brasil existem quantas Bolsas de Valores?
Apenas a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA).
A legislação nacional permite a existência demais bolsas de valores, mesmo que, no momento, exista tão somente uma em funcionamento. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Qual a operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios – oriundos de suas operações comerciais que seriam pagos a prazo - a um terceiro?
O fomento mercantil, chamado de factoring.
O fomento mercantil, chamado de factoring, é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios – oriundos de suas operações comerciais que seriam pagos a prazo - a um terceiro. Quem é esse terceiro?
A Sociedade de Fomento Mercantil (Factoring)
Em uma operação de factoring, a Sociedade de Fomento Mercantil (Factoring), adquire direitos pagando-os à vista à empresa, mas com um desconto – que é a remuneração da factoring. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A operação de factoring, apesar de ser similar a uma operação financeira comum, pois há adiantamento de valores e cobrança de taxa de juros, é na verdade o que?
Um serviço de transferência de créditos da empresa fornecedora de bens à factor (a sociedade mercantil) que corresponde à aquisição definitiva destes direitos creditórios, inclusive do risco de inadimplência inerente.
Ao realizar um operação de factoring a Sociedade de Fomento Mercantil assume o risco de inadimplência do direito creditório. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Ela “compra” o direito com o risco incluso.
Qual o objetivo do fomento mercantil?
A prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas.
A operação de fomento mercantil (factoring) geralmente é utilizada por pequenas e médias empresas. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Pois são geralmente as empresas que mais precisam desse tipo de “adiantamento”
A operação de fomento mercantil é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente. CERTO ou ERRADO
CERTO!
O fomento mercantil consiste na prestação contínua, por sociedade de fomento mercantil, de um ou mais dos seguintes serviços a sociedades ou firmas que tenham por objetivo o exercício das atividades mercantis ou de prestação de serviços, bem como a pessoas que exerçam atividade econômica em nome próprio e de forma organizada:
- acompanhamento do processo produtivo ou mercadológico;
- acompanhamento de contas a receber e a pagar;
- seleção e avaliação de clientes, devedores ou -fornecedores. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O contrato de fomento mercantil poderá prever, juntamente com a prestação de serviços, a compra, à vista, total ou parcial, pela sociedade de fomento mercantil, de direitos creditórios, no mercado nacional ou internacional. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Popularmente as empresas de factoring compram títulos, duplicatas, cheques, oriundos de vendas mercantis e/ou prestação de serviços, pagando à vista ao emitente, normalmente cliente da factoring, e aguardará o vencimento de tais títulos para cobrá-los do sacado, geralmente assumindo o risco na compra do título. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A Administradora de Cartão de Crédito, se considerada isolada, é uma instituição financeira?
NÃO! Pois não faz o intermédio de fundos entre os agentes superavitários e deficitários na economia, mas tão somente o intermédio operacional da transação.
Segundo o regramento do sistema financeiro, que tipo de instituição é a Administradora de Cartão de Crédito?
Instituição de Pagamento
De acordo com o STJ, Administradora de Cartão de Crédito é uma instituição financeira?
SIM!
Quem são a empresas que prestam um serviço de intermediação entre os portadores de cartões, as instituições financeiras emissoras (as quais financiam a operação, quando há adiantamento de recebíveis ou não pagamento da fatura), os fornecedores e as bandeiras (Visa, Mastercard, entre outras)?
A Administradora de Cartão de Crédito
As Administradora de Cartão de Crédito geralmente atuam no fornecimento de infraestrutura para a realização das transações, na instalação de terminais que aceitam cartões de crédito/débito, na compens/ação e liquidação das operações. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
De onde, geralmente, é obtida a remuneração da administradora de cartões?
Geralmente, da cobrança de taxas e mensalidades dos estabelecimentos comerciais. Por exemplo, podem cobrar 2% do valor da compra do estabelecimento nas operações a crédito e 1% nas operações a débito.
As administradoras de cartões geralmente são sociedades controladas por instituições financeiras. Por qual motivo?
Pois este fato possibilita a redução de custos na operação, pois o pagamento de tarifas e taxas diversas devidas nas operações de crédito e débito podem ser direcionadas a apenas uma instituição, ao invés de duas.