Mercados e Fundos de Investimento Flashcards
Que tipo de mercado é aquele no qual os valores mobiliários são emitidos pela primeira vez, o que, na prática, acarreta em financiamento do emissor (os recursos arrecadados são direcionados ao caixa do emissor)?
Mercado Primário
As negociações neste mercado são realizadas entre os emissores e investidores, sendo que as entidades auxiliares prestam serviços para que estas transações ocorram da maneira mais eficiente possível.
Mercado Primário ou Secundário?
Mercado Primário
Que tipo de mercado é aquele que fornece liquidez aos títulos emitidos no mercado primário?
Mercado Secundário
O mercado ______ é fundamental para o funcionamento do mercado de valores mobiliários, pois ele confere ambiente de negociação aos títulos emitidos.
Secundário
Os mercados organizados de valores mobiliários fazem parte do mercado secundário ou primário?
Do Mercado Secundário
No mercado _____ os títulos e valores mobiliários são emitidos pelos emissores e adquiridos pelo público (investidores). Esta negociação é feita de maneira direta, mas auxiliada pelas instituições do sistema de distribuição de mercado de valores mobiliários (bancos de investimento, corretoras e distribuidoras). Os recursos arrecadados são direcionados ao financiamento do emissor.
Primário
Os ambientes de negociação do Mercado Primário são os mercados organizados e não organizados de valores mobiliários (bolsa, balcão organizado e não organizado). CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Esses são ambientes do mercado secundário
Como é chamado o processo de emissão dos valores mobiliários nos mercados primários e secundários ao público investidor?
Oferta Pública
A distribuição realizada pela companhia pode ser primária, secundárias, ou mista.
O que é a distribuição primária?
Aquelas ações emitidas, ou “criadas”, e em seguida vendidas aos investidores.
A distribuição realizada pela companhia pode ser primária, secundárias, ou mista.
O que é a distribuição secundária?
Ações que já eram de algum sócio, normalmente sócio fundadores, sendo vendidas aos investidores
Na distribuição primária o dinheiro da venda irá para o caixa da companhia, pois é ela quem está emitindo e vendendo as ações, enquanto na distribuição secundária o dinheiro vai para o sócio que está vendendo as ações, não para a companhia. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Pois o dinheiro do sócio já foi para a companhia na distribuição primária
Qual a diferença entre Oferta Primária e Oferta Secundária de ações?
Quando a empresa vende títulos novos, operação conhecida como “emissão de ações”, os recursos dessa venda são destinados ao caixa da empresa e as ofertas são chamadas de primárias, constituindo um aumento de capital social. Neste caso, os recursos serão utilizados pela própria companhia para, por exemplo, ampliar seus negócios, criar novas unidades de negócio ou mudar seu perfil de endividamento.
Por outro lado, quando não envolvem a emissão de novos títulos, caracterizando apenas a venda de ações já existentes — em geral dos sócios que querem desinvestir ou reduzir a sua participação no negócio — elas são chamadas de ofertas secundárias. Neste caso, os recursos serão destinados aos proprietários que estão vendendo as ações, e não ao caixa da empresa.
Quando a empresa está realizando a sua primeira oferta pública, ou seja, quando está abrindo o seu capital, a oferta recebe o nome de…?
Oferta pública inicial ou IPO (do inglês Inicial Public Offering).
Quando a companhia já tem o capital aberto e já realizou a sua primeira oferta anteriormente, as emissões são conhecidas como…?
Ofertas subsequentes ou, no termo em inglês, follow on.
A oferta pública deve possuir algumas características, dentre elas:
A utilização de listas ou boletins de venda ou subscrição, folhetos, prospectos ou anúncios, destinados ao público, por qualquer meio ou forma;
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A oferta pública deve possuir algumas características, dentre elas:
A procura, no todo ou em parte, de subscritores ou adquirentes indeterminados para os valores mobiliários, mesmo que realizada através de comunicações padronizadas endereçadas a destinatários individualmente identificados, por meio de empregados, representantes, agentes ou quaisquer pessoas naturais ou jurídicas, integrantes ou não do sistema de distribuição de valores mobiliários, ou, ainda, se em desconformidade com o previsto nesta Instrução, a consulta sobre a viabilidade da oferta ou a coleta de intenções de investimento junto a subscritores ou adquirentes indeterminados
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A oferta pública deve possuir algumas características, dentre elas:
A negociação feita em loja, escritório ou estabelecimento aberto ao público destinada, no todo ou em parte, a subscritores ou adquirentes indeterminados
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
PALAVRA-CHAVE: INDETERMINADOS
A oferta pública deve possuir algumas características, dentre elas:
A utilização de publicidade, oral ou escrita, cartas, anúncios, avisos, especialmente através de meios de comunicação de massa ou eletrônicos (páginas ou documentos na rede mundial ou outras redes abertas de computadores e correio eletrônico), entendendo-se como tal qualquer forma de comunicação dirigida ao público em geral com o fim de promover, diretamente ou através de terceiros que atuem por conta do ofertante ou da emissora, a subscrição ou alienação de valores mobiliários.
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As ofertas públicas são intermediadas por instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, como os bancos de investimento, corretoras ou distribuidoras. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Essas instituições poderão se organizar em CONSÓRCIOS para distribuir os valores mobiliários no mercado e/ou garantir a subscrição da emissão, sempre sob a organização de uma instituição líder, que assume responsabilidades específicas. Para participar de uma oferta pública, o investidor precisa ser cadastrado em uma dessas instituições.
Para participar de uma oferta pública, o investidor precisa ser cadastrado em uma das instituições auxiliares do sistema financeiro (como bancos de investimento, corretoras ou distribuidoras).
Como essas operações são chamadas?
Underwriting
Quem é o subscritor da emissão de valores mobiliários?
As Instituições Auxiliares do Mercado de Capitais (como bancos de investimento, corretoras ou distribuidoras).
Quem é o responsável por analisar as necessidades de capital da companhia e a situação do mercado de capitais e, quando for interessante, promover a distribuição de valores mobiliários em nome da companhia?
O subscritor (underwriter
(como bancos de investimento, corretoras ou distribuidoras).
A operação de underwriting pode ser realizada com garantia firme, com garantia stand-by ou com promessa de melhores esforços.
O que é a subscrição com GARANTIA FIRME?
A instituição intermediária adquire os valores mobiliários da companhia ofertante e, depois, tenta revender esses valores mobiliários por um preço mais elevado para os investidores interessados.
A diferença entre o que a instituição pagou à companhia e o que conseguiu na revenda é chamada spread e representa o lucro da instituição com a operação.
Por isso que a garantia é firme, ou seja, a companhia já oferta suas ações com a garantia que todas as ações foram subscritas.
A operação de underwriting pode ser realizada com garantia firme, com garantia stand-by ou com promessa de melhores esforços.
O que é a subscrição com GARANTIA COM STAND-BY?
O banco de investimento (ou corretora ou distribuidora) garante para a empresa que todos os valores mobiliários ofertados serão vendidos por determinado valor acordado.
Exemplo: Caso a Petrobrás, por exemplo, contrate determinada instituição com a intenção de ofertar 100 mil ações no valor de R$10 cada com garantia stand by, mas somente 50 mil ações são subscritas a este preço, a instituição adquire as 50 mil ações restantes pelo preço pactuado.
A operação de underwriting pode ser realizada com garantia firme, com garantia stand-by ou com promessa de melhores esforços.
O que é a subscrição com PROMESSA DE MELHORES ESFORÇOS?
O banco de investimento (ou corretora ou distribuidora) promete para a companhia que tentará vender todos os valores mobiliários ofertados, mas, caso não consiga, a companhia que ficará prejudicada, porque não terá conseguido angariar todos os recursos de que precisava.
Os mercados ORGANIZADOS de valores mobiliários compreendem quais mercados?
Os mercados de bolsa e balcão organizado.
Os mercados REGULAMENTADOS de valores mobiliários compreendem quais mercados?
- Os mercados organizados de bolsa e balcão; e
2. O mercado de balcão não organizados.
Mercado de Bolsa
Mercado de Balcão Organizado
Mercado de Balcão não Organizado
São mercados secundários, em essência. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Se pudéssemos estabelecer uma relação hierárquica entre os mercados REGULAMENTADOS de valores mobiliários em respeito às formalidades e regulação que seguem, qual seria a ordem?
- Mercado de Bolsa (mais formalidades)
- Mercado de Balcão Organizado
- Mercado de Balcão não Organizado (menos formalidades)
Os Mercados de Bolsa são os mais regulamentados e com maior nível de proteção aos investidores deles participantes.
Quais os mercados que ele envolve?
- Os mercados de bolsa de valores (à vista); e
2. Os mercados de mercadorias e futuros (a prazo e mercadorias)
Como se chama o espaço físico ou o sistema eletrônico, destinado à negociação ou ao registro de operações com valores mobiliários por um conjunto determinado de pessoas autorizadas a operar, que atuam por conta própria ou de terceiros?
Mercados Organizados de Valores Mobiliários
Os ______ são ambientes físicos ou eletrônicos que servem como ambiente de negociação de valores mobiliários por pessoas autorizadas a nele operar, seja por conta própria, ou em nome de terceiros.
Mercados Organizados de Valores Mobiliários
Como se chama a negociação de valores mobiliários em que intervém, como intermediário, integrante do sistema de distribuição (corretoras, distribuidoras, bancos de investimento, agentes autônomos) sem que o negócio seja realizado ou registrado em mercado organizado?
Mercados Não Organizados de Valores Mobiliários
Nos mercados não organizados não há a necessidade de realizar o negócio em um ambiente formal (físico ou eletrônico), mas é preciso a participação de um intermediário integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Imagine que você deseja comprar ações de alguma companhia aberta, utilizando uma corretora para isso. Mas, pretende realizar a operação sem recorrer aos mercados organizados, pois conhece o vendedor das ações.
É possível você fazendo, ligando à corretora e solicitando a ela a realização do negócio nos termos citados.
Nesse caso a operação é realizada do em um Mercado Não Organizados de Valores Mobiliários. CERTO ou ERRADO?
CERTO! (O telefone é um exemplo de mercado não organizado)
Quais são as instituições autorizadas pela CVM para estruturar, manter e fiscalizar os mercados organizados de valores mobiliários?
As entidades administradoras de mercados organizados de valores mobiliários (EAMOVM)
A BM&FBOVESPA S.A é uma entidade administradora de mercados organizados de valores mobiliários (EAMOVM). CERTO ou ERRADO?
CERTO! Obteve junto à CVM autorização para administrar mercados organizados e, desta forma, mantém mercados de bolsa e de balcão organizado sob sua estrutura.