Produtos Bancários II Flashcards
Quais seguros têm por objetivo garantir o pagamento de uma indenização ao segurado e aos seus beneficiários, observadas as condições contratuais e as garantias contratadas?
Seguro de Pessoas
Como exemplos de seguros de pessoas, temos: seguro de vida, seguro funeral, seguro de acidentes pessoais, seguro educacional, seguro viagem, seguro prestamista, seguro de diária por internação hospitalar, seguro desemprego (perda de renda),
seguro de diária de incapacidade temporária, seguro de perda de certificado de habilitação de voo. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Os seguros de pessoas podem ser contratados de forma individual ou coletiva. Como funciona o seguro coletivo?
Nos seguros coletivos, os segurados aderem a uma apólice contratada por um estipulante, que tem poderes de representação dos segurados perante a seguradora, nos termos da regulamentação vigente.
Os seguros de pessoas podem também ter cobertura por sobrevivência. Qual o mais conhecido?
O VGBL
Que tipo de seguro é direcionado a cobertura de sinistros relativos ao imóvel residencial, condominial e empresarial, além de seu conteúdo, como móveis, eletrodomésticos e itens afins?
O seguro de patrimônio
Como também é chamado o seguro de patrimônio?
Seguros compreensivos
Que seguro assegura seus adquirentes contra eventuais sinistros causados por incêndios, panes elétricas, roubo e furto, terremoto e outros acidentes naturais (furacões, por exemplo), desmoronamento e outros?
O seguro de patrimônio
O seguro de veículos garante eventuais sinistros contra veículos do segurado geralmente relacionados a colisões, roubos, incêndios, terceiros, assistência técnica do veículo e equipamentos interiores do veículo. Existem 2 tipos de seguros de veículos, quais são eles?
Valor referenciado; e
Valor determinado
O que é o seguro de veículo com valor referenciado?
Os danos são indenizados de acordo com certos valores de referência.
Por exemplo, caso o carro seja roubado, a indenização será feita com base no valor de mercado do veículo, geralmente estabelecido pela Tabela FIPE.
O que é o seguro de veículo com valor determinado?
As indenizações são estabelecidas de acordo com valores predeterminados no contrato de seguro.
Usando o mesmo exemplo do roubo acima, em caso de sinistro o valor do carro a ser pago ao segurado já está determinado no contrato de seguro.
O que é o Seguro Rural?
É um dos mais importantes instrumentos de política agrícola, por permitir ao produtor proteger-se contra perdas decorrentes principalmente de fenômenos climáticos adversos.
O Seguro Rural cobre não só a atividade agrícola, mas também a atividade pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O objetivo maior do Seguro Rural é oferecer coberturas que, ao mesmo tempo, atendam ao produtor e à sua produção, à sua família, à geração de garantias a seus financiadores, investidores, parceiros de negócios, todos interessados na maior diluição possível dos riscos, pela combinação dos diversos ramos de seguro. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Que tipo de Seguro Rural cobre as explorações agrícolas contra perdas decorrentes principalmente de fenômenos meteorológicos. Cobre basicamente a vida da planta, desde sua emergência até a colheita, contra a maioria dos riscos de origem externa, tais como, incêndio e raio, tromba d’água, ventos fortes, granizo, geada, chuvas excessivas, seca e variação excessiva de temperatura?
O Seguro Agrícola
Que tipo de Seguro Rural tem por objetivo garantir o pagamento de indenização em caso de morte de animal destinado, exclusivamente, ao consumo, produção, cria, recria, engorda ou trabalho por tração?
O Seguro Pecuário
Os animais destinados à reprodução por monta natural, coleta de sêmen ou transferência de embriões, cuja finalidade seja, exclusivamente, o incremento e/ou melhoria de plantéis daqueles animais mencionados no parágrafo anterior, estão também enquadrados na modalidade de seguro pecuário.
Que tipo de Seguro Rural garante indenização por morte e/ou outros riscos inerentes à animais aquáticos (peixes, crustáceos, …) em consequência de acidentes e doenças?
O Seguro Aquícola
Que tipo de Seguro Rural seguro tem por objetivo cobrir perdas e/ou danos causados aos bens, diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal, que não tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural?
Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários
Que tipo de Seguro Rural tem por objetivo cobrir perdas e/ou danos causados aos bens, diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aquícola ou florestal, que tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural?
Seguro de Penhor Rural
Que tipo de Seguro Rural tem o objetivo de garantir pagamento de indenização pelos prejuízos causados nas florestas seguradas, identificadas e caracterizadas na apólice, desde que tenham decorrido diretamente de um ou mais riscos cobertos?
Seguro de Florestas
Que tipo de Seguro Rural é destinado ao produtor rural, devedor de crédito rural, e terá sua vigência limitada ao período de financiamento, sendo que o beneficiário será o agente financiador?
O Seguro de Vida
Que tipo de Seguro Rural tem por objetivo garantir ao segurado o pagamento de indenização, na hipótese de comprovada falta de cumprimento, por parte do
tomador, de obrigações estabelecidas na CPR?
Seguro de Cédula do Produto Rural - CPR
A previdência complementar, a qual complementa a previdência oficial, é classificada como um seguro de
vida. CERTO ou ERRADO?
CEEERTO!
Pois protege o indivíduo de contingências relacionada a sua própria vida, tais como invalidez, morte, aposentadoria e perda de renda, doença, e assim por diante.
Que tipo de entidade de previdência social é uma fundação ou sociedade civil sem fins lucrativos, formada dentro do ambiente das empresas por seus empregados e seus benefícios são custeados pelo empregador e pelos próprios funcionários?
A sociedade de previdência privada fechada,
As entidades fechadas de previdência complementar, são fiscalizadas por quem?
Pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
E regulamentadas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
Quem pode participar dos planos de previdência fechado?
Empregados de uma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entes denominados patrocinadores; e
Associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores.
A sociedade de previdência complementar aberta é constituída sob qual forma jurídica?
Sociedade Anônima
com ou sem fim lucrativo
A sociedade de previdência complementar fechada é constituída sob qual forma jurídica?
Fundação; ou
Sociedade civil.
( sem fins lucrativos)
Que tipo de entidade de previdência social oferece planos de previdência de forma continuada, ou pagamento único, a interessados diversos, e por isto é chamada de sociedade livre?
A sociedade de previdência complementar aberta
A sociedade de previdência complementar aberta é supervisionada pela PREVIC. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! É supervisionada pela Susep!
A sociedade de previdência aberta é supervisionada pela Susep e regulamentada pelo CNSP, enquanto a fechada, pela Previc e regulamentada pelo CNPC. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Em relação aos benefícios, os planos previdenciários podem ser contratados de forma individual ou coletiva e oferecer, juntos ou separadamente, alguns benefícios, como “Renda por sobrevivência”. O que é isso?
Renda a ser paga ao participante do plano que sobreviver ao prazo contratado, geralmente denominada aposentadoria.
Como geralmente é denominada a “renda por sobrevivência” dos planos de previdência complementar?
Aposentadoria
Em relação aos benefícios, os planos previdenciários podem ser contratados de forma individual ou coletiva e oferecer, juntos ou separadamente, alguns benefícios, como “Renda por ivalidez”. O que é isso?
Renda a ser paga ao participante em decorrência de sua invalidez total e permanente ocorrida durante o período de cobertura e depois de cumprido o período de carência estabelecido no plano (carência é o período antes do qual o participante não pode se beneficiar do seguro).
Em relação aos benefícios, os planos previdenciários podem ser contratados de forma individual ou coletiva e oferecer, juntos ou separadamente, alguns benefícios, como “Pensão por morte” e “Pecúlio por morte”. Qual a diferença dos dois?
Pensão por morte: renda a ser paga ao(s) beneficiário(s) indicado(s) na proposta de inscrição em decorrência da morte do participante ocorrida durante o período de cobertura e depois de cumprido o período de carência estabelecido no plano.
Pecúlio por morte: importância em dinheiro, pagável de uma só vez ao(s) beneficiário(s) indicado(s) na proposta de inscrição, em decorrência da morte do participante ocorrida durante o período de cobertura e depois de cumprido o período de carência estabelecido no plano.
Qual a remuneração do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)?
A rentabilidade da carteira de investimentos do Fundo de Investimento Estruturado instituído para o plano, ou seja, não há garantia de remuneração mínima.
No Plano Gerador de Benefício Livre não há garantia de remuneração mínima. Por qual motivo?
Pois a remuneração é dada pela rentabilidade da carteira de investimentos do Fundo de Investimento Estruturado instituído para o plano. Podendo, portanto, variar.
Uma importante característica do PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre ) é ao benefício fiscal que concede. As contribuições periódicas podem ser abatidas do cálculo do Imposto de Renda até o limite de _____% da renda bruta do investidor e o saldo aplicado é tributado apenas no momento do saque.
12
O PGBL permite que o pagamento do imposto de renda sobre o total aplicado seja diferido. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O Plano de Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) é semelhante ao PGBL em suas principais características, com apenas uma diferença relevante. Qual é ela?
Enquanto no PGBL é possível deduzir o valor aplicado do Imposto de Renda, no VGBL não há esta possibilidade.
Qual seria então a vantagem financeira do VGBL em relação ao PGBL?
No momento do saque da aplicação, no VGBL o Imposto de Renda incide apenas sobre a remuneração do plano de previdência, enquanto no PGBL o imposto incide sobre o valor total aplicado.
O Plano com Remuneração Garantida e Performance (PRGP) é também semelhantes ao PGBL. A principal diferença é que, nos PRGP, a entidade administradora do plano garante uma rentabilidade definida no contrato e atualizada pela inflação. No caso do PGBL, como já citado, não há tal garantia. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O que é arrendamento mercantil?
Operação na qual a instituição que realiza o leasing (arrendadora) adquire o bem escolhido pelo cliente (arrendatário) para a utilização deste.
Quem é o arrendador nas operações de arrendamento mercantil?
Pela lei, trata-se de pessoa jurídica que realiza a operação de arrendamento mercantil.
O Conselho Monetário Nacional estabeleceu que podem obter tratamento tributário favorecido nas operações de leasing, quais entidades?
I. Pessoas jurídicas que tenham como objeto principal de sua atividade a prática de operações de arrendamento mercantil (sociedades de
arrendamento mercantil).
II. Bancos múltiplos com carteira de arrendamento
mercantil;
III. Bancos múltiplos com carteira de investimento, de desenvolvimento e/ou de crédito imobiliário;
IV. Os bancos de investimento;
V. Os bancos de desenvolvimento;
VI. As caixas econômicas; e
VII. As sociedades de crédito imobiliário.
Sendo que as pessoas numeradas dos itens III ao VII podem apenas realizar o leasing financeiro.
Segundo o CMN, algumas entidades só podem realizar leasing financeiro. Quais são elas?
III. Bancos múltiplos com carteira de investimento, de desenvolvimento e/ou de crédito imobiliário; e
VII. As sociedades de crédito imobiliário.
A Lei permite a realização do arrendamento mercantil por pessoa jurídica, mas, na prática, dada o benefício tributário, apenas as instituições definidas pelo CMN realizam estas operações. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Quem é o arrendatário nas operações de arrendamento mercantil?
Pessoa física ou jurídica que escolhe o bem a ser arrendado e possui sua posse (mas não a propriedade) até o final do contrato.
Quais os tipos de arrendamento mercantil?
Financeiro; e
Operacional
Em que tipo de arrendamento mercantil:
As contraprestações e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pelo arrendatário, são normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operação e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos?
No Leasing Financeiro
Em que tipo de arrendamento mercantil:
As despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado são de responsabilidade do arrendatário?
No Leasing Financeiro
Em que tipo de arrendamento mercantil:
O preço para o exercício da opção de compra é livremente pactuado, podendo ser, inclusive, o valor de mercado do bem arrendado?
No Leasing Financeiro
Que tipo de leasing é aquele cujos pagamentos prestados pelo arrendatário são suficientes para cobrir os custos do arrendador e, adicionalmente, fornecer retorno a este?
O Leasing Financeiro
Em que tipo de arrendamento mercantil há substancial transferência de riscos e benefícios ao arrendatário?
No Leasing Financeiro.
Já que as despesas durante o uso do bem são do arrendatário e este pode optar pela aquisição da propriedade do bem ao final do contrato por preço livremente pactuado (em geral um valor residual)
No arrendamento mercantil operacional há substancial transferência de riscos e benefícios ao arrendatário. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! É no Leasing FINANCEIRO
Em que tipo de arrendamento mercantil o próprio produtor ou fabricante do bem faz o arrendamento, ficando responsável pela manutenção técnica do bem?
No Leasing Operacional.
Em que tipo de arrendamento mercantil as contraprestações a serem pagas pelo arrendatário contemplem o custo de arrendamento do bem e os serviços inerentes a sua colocação à disposição do arrendatário, não podendo o valor presente dos pagamentos ultrapassar 90% (noventa por cento) do “custo do bem”?
No Leasing Operacional.
No Arrendamento Mercantil Operacional as contraprestações a serem pagas pelo arrendatário contemplam o custo de arrendamento do bem e os serviços inerentes a sua colocação à disposição do arrendatário, não podendo o valor presente dos pagamentos ultrapassar _____% do “custo do bem”.
90% (noventa por cento)
No Arrendamento Mercantil Operacional o prazo contratual deve ser inferior a _____% do prazo de vida útil econômica do bem
75% (setenta e cinco por cento)
Em que tipo de arrendamento mercantil o preço para o exercício da opção de compra é o valor de mercado do bem arrendado?
No Leasing Operacional.
Em que tipo de arrendamento mercantil não há previsão de pagamento de valor residual garantido?
No Leasing Operacional.
No arrendamento mercantil operacional os riscos e benefícios da operação estão de maneira substancial com o arrendador, e no arrendamento financeiro com o arrendatário. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Qual o prazo mínimo de arrendamento mercantil?
2 anos para bens com vida útil de até 5 anos; e
3 anos para os demais.
Se considerarmos o leasing de um veículo popular com vida útil de 5 anos, qual o prazo mínimo de arrendamento?
2 anos
Se considerarmos o leasing de um veículo popular com vida útil de 6 anos, qual o prazo mínimo de arrendamento?
3 anos
A _____ é título de crédito executivo extrajudicial emitido, por pessoa física ou jurídica, em favor de instituição financeira ou de entidade a esta equiparada (as quais devem integrar o Sistema Financeiro Nacional), representando promessa de pagamento em dinheiro, decorrente de operação de crédito, de qualquer modalidade.
Cédula de Crédito Bancário
A CCB é um título que representa um crédito extrajudicial. O que isso significa?
Que é um valor a receber sem necessidade de declaração judicial
O surgimento da CCB teve como objetivo facilitar a concessão de financiamentos bancários, considerando que estes sofriam de insegurança e instabilidade oriundas de controvérsias existentes nos tribunais, relacionadas, entre outras questões, à possibilidade de capitalização dos juros e à conferência de força executiva aos contratos de concessão de crédito celebrados pelas instituições financeiras e seus clientes.
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A CCB foi constituída como sendo uma promessa de pagamento em dinheiro, necessariamente lastreada em uma operação de crédito de qualquer modalidade e submetida ao regime jurídico dos títulos de crédito. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O exemplo mais comum de crédito formalizado por CCB é a concessão de crédito rotativo. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Crédito rotativo é um tipo de crédito que funciona de forma semelhante a um “empréstimo de emergência”, sendo concedido tanto a pessoas físicas quanto jurídicas.
A CCB representa dívida em dinheiro, certa, líquida e exigível, seja pela soma nela indicada, seja pelo saldo devedor demonstrado em planilha de cálculo, ou nos extratos da conta corrente, podendo ser emitida, com ou sem garantia, real ou fidejussória, cedularmente constituída. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A CCB pode ser emitida com ou sem garantia, real ou fidejussória. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A CCB não adimplida representa, por si só, uma dívida da pessoa jurídica ou física inadimplente contra a instituição financeira credora. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A instituição financeira pode conceder algum crédito a seu cliente e formalizá-lo através da _____, documento no qual ficará registrado as características da operação (valor, prazo de pagamento, juros, garantias etc.), representando a natureza da operação de crédito realizada.
CCB - Cédula de Crédito Bancária
Na CCB poderão ser pactuados os juros sobre a dívida, capitalizados ou não, os critérios de sua incidência e, se for o caso, a periodicidade de sua capitalização, bem como as despesas e os demais encargos decorrentes da obrigação. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A CCB formaliza tudo em relação à operação pactuada entre a instituição financeira e seu cliente
Na CCB poderão ser pactuados os critérios de atualização monetária ou de variação cambial como permitido em lei. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A CCB formaliza tudo em relação à operação pactuada entre a instituição financeira e seu cliente
Na CCB poderão ser pactuados os casos de ocorrência de mora e de incidência das multas e penalidades contratuais, bem como as hipóteses de vencimento antecipado da dívida. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A CCB formaliza tudo em relação à operação pactuada entre a instituição financeira e seu cliente
Na CCB poderão ser pactuados os critérios de apuração e de ressarcimento, pelo emitente ou por terceiro garantidor, das despesas de cobrança da dívida e dos honorários advocatícios, judiciais ou extrajudiciais, sendo que os honorários advocatícios extrajudiciais não poderão superar o limite de dez por cento do valor total devido. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A CCB formaliza tudo em relação à operação pactuada entre a instituição financeira e seu cliente