Processo Civil Flashcards
O direito à obtenção em prazo razoável à solução integral do mérito tem aplicabilidade à fase de conhecimento e de execução, mas deve ser considerada inaplicável aos incidentes processuais, os quais, por suas especificidades, não levam necessariamente à solução de mérito.
Errado
Ammom, condenado pela prática de estupro contra sua irmã Tamar, foi preso em virtude de sentença penal condenatória. Após sua prisão, Tamar propôs ação de indenização para ser indenizada pelos danos morais e materiais decorrentes do crime contra si perpetrado. Após citado, Ammom contratou Jonadabe para promover sua defesa, o qual, no prazo legal, contestou o pedido formulado por Tamar. Nesse caso, em razão da prisão de Ammom, deve o juiz nomear-lhe curador especial.
Errado
Ammom foi condenado pela prática de estupro contra sua irmã Tamar. Com o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, Tamar apresentou pedido de cumprimento de sentença com a finalidade de ser indenizada pelos danos morais e materiais decorrentes do ato hediondo contra si perpetrado, os quais já foram estabelecidos na condenação criminal. Nesse caso, Ammom será intimado para pagar o débito, no prazo de 15 dias, acrescido de multa de dez por cento e honorários advocatícios de dez por cento.
Errado
Ammom e Absalão foram condenados pela prática de estupro praticado contra Tamar, irmã deles. Diante desse fato, Tamar propôs ação de indenização contra Ammom e Absalão para ser indenizada pelos danos morais e materiais decorrentes do crime contra si perpetrado. Após a tramitação do feito, Ammom e Absalão, representados por diferentes advogados, foram condenados ao pagamento de indenização pelos danos sofridos por Tamar. Irresignados, de forma comum, interpuseram recurso em conjunto e recolheram um único preparo. Nesse caso, apesar de serem representados por advogados diferentes, não há que se falar em benefício do prazo em dobro.
Certo
Descabe a denunciação da lide em razão daquele que estiver obrigado pela lei ou pelo contrato a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda quando houver a necessidade de introdução de fundamento novo à causa, estranho ao processo principal e que provoque uma lide paralela que exija ampla dilação probatória.
Errado
Araúna propôs ação de cobrança contra Davi com a finalidade de que o devedor seja condenado ao valor de R$ 500.000,00 decorrente do inadimplemento do contrato de compra e venda de um imóvel localizado na zona rural. Entretanto, para a comprovação de suas alegações, Araúna apresenta pedido de exibição de documentos para que o instrumento do contrato de compra e venda mantido por Davi seja juntado aos autos. Nessa situação, em caso de deferimento do pedido de exibição de documento, inadmite-se a fixação de multa cominatória para o caso de não apresentação do instrumento do contrato.
Certo
Ammom, condenado pela prática de estupro contra sua irmã Tamar, foi preso em virtude de sentença penal condenatória. Após sua prisão, Tamar propôs ação de indenização para ser indenizada pelos danos morais e materiais decorrentes do cri- me contra si perpetrado. Ammom, no dia 10 de novembro de 2020, foi citado por meio de Oficial de Justiça para que comparecesse à audiência de conciliação, a ser realizada no dia 21 de janeiro de 2021. O mandado de citação cumprido foi juntado aos autos no dia 16 de novembro de 2020. Nesse caso, o prazo para que Ammom apresente sua defesa deve ser contado a partir do dia 16 de novembro de 2020, data da juntada aos autos do mandado de citação cumprido por meio de Oficial de Justiça.
Errado
A assistência judiciária gratuita limita-se aos atos de um mesmo processo, motivo pelo qual a concessão desse benefício no processo de conhecimento não persistirá no processo de execução ou em sede de embargos de declaração.
Errado
Geazi, nomeado para o cargo público de provimento efetivo de Auxiliar Administrativo na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, impetrou mandado de segurança sob o fundamento de ter o tempo de serviço necessário para obtenção da progressão funcional. Em sua peça inicial, Geazi apontou como autoridade coatora o chefe da Coordenadoria de Pessoal da Secretaria de Saúde, mas esse servidor não foi o autor do ato denegatório da pretensão formulada por Geazi. Nesse caso, Geazi poderá emendar a inicial para a correção da indicação da autoridade coatora, ainda que a modificação tenha como consequência a alteração da competência judiciária.
Errado
Ezequias, acometido de uma doença terminal, propôs ação com pedido de obrigação de fazer contra o Distrito Federal com a finalidade de obter um remédio não integrante da lista do SUS e indisponível na rede pública de saúde distrital. Ao analisar o pedido, houve a concessão da tutela de urgência pretendida, mas o Distrito Federal descumpriu a ordem judicial, deixando de fornecer o medicamento. Em razão da recalcitrância do ente federativo, será cabível a determinação de bloqueio e sequestro de verbas públicas.
Certo
Isaías propôs uma ação judicial com pedido de obrigação de fazer contra Urias. Diante da apresentação de um pedido genérico, o Juiz determinou a intimação de Isaías para emendar a petição inicial para a correção do pedido, no prazo de 15 dias. Isaías deixou o prazo transcorrer sem manifestação. Nesse caso, diante da manifestação intempestiva, deve o Juiz indeferir a petição inicial, pois o prazo para a emenda à inicial é peremptório.
Errado
Jeremias propôs ação de indenização por danos morais contra a pessoa jurídica Santos Viagens Espirituais Ltda. EPP (Em- presa de Pequeno Porte). A citação da sociedade empresária Santos Viagens Espirituais Ltda. EPP deve-se dar por meio do sistema de processos em autos eletrônicos, sistema no qual deve ter cadastro de forma obrigatória.
Errado
Ezequiel propôs uma ação com pedido de tutela de urgência contra o Distrito Federal. Ao analisar o pleito de tutela de urgência, o Juiz o deferiu e determinou a citação do Distrito Federal para apresentar contestação, bem como para ter ciência da decisão concessiva da tutela de urgência. Nesse caso, o Distrito Federal terá prazo em dobro para recorrer da decisão e para contestar o pedido inicial.
Certo
Tendo em vista a adoção da teoria da asserção, a análise do interesse processual e da legitimidade da atividade depende da verificação da narrativa contida na inicial, não devendo o órgão julgador se aprofundar na análise da presença dessas condições da ação.
Certo
A Assembleia Legislativa do Distrito Federal editou uma lei com a previsão de prisão de depositário infiel de bens apreendidos no exercício do poder de polícia pelos órgãos da Administração Pública distrital. Sob a alegação da violação do Pacto de São José da Costa Rica (Convenção Americana de Direitos Humanos), Noé, deputado distrital, cuja plataforma política é a defesa dos direitos humanos, impetra mandado de segurança perante o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios para o reconhecimento da ilegalidade da atuação da casa legislativa ao editar lei violadora de direitos humanos. Considerada essa situação, afigura-se cabível a impetração de mandado de segurança para a aferição da inconstitucionalidade da lei distrital.
Errado
Caim, chefe da coordenadoria de recursos humanos de uma secretaria distrital, determinou, a contar do dia 20 de julho de 2020, a supressão do pagamento de uma gratificação devida ao servidor público Abel. Irresignado, Abel impetrou man- dado de segurança no dia 20 de outubro de 2020, sob o argumento de que o ato administrativo praticado por Caim era ilegal. Ao analisar o remédio constitucional, houve o reconhecimento da ilegalidade da supressão da parcela remunera- tória e concedeu a ordem de segurança. Nesse caso, os efeitos financeiros da ordem mandamental devem retroagir à data da prática do ato ilegal praticado por Caim.
Errado
Durante a investigação criminal para a apuração do crime de homicídio cometido por Davi, governador do Distrito Federal, tendo por vítima Urias, houve a autorização para a interceptação telefônica. Após o encerramento das investigações, surgiu elementos da prática de ilícitos decorrentes da violação da Lei das Licitações, geradores da contratação ilegal de pessoa jurídica para o fornecimento de testes de detecção do Covid-19. Nesse caso, as provas colhidas na investigação criminal, salvo aquelas oriundas da interceptação telefônica, podem ser compartilhadas para viabilizar a propositura de ação civil por ato de improbidade administrativa contra Davi.
Errado
Em caso de condenação nos autos de ação civil pública pro- postas pelo Distrito Federal, o réu será condenado ao paga- mento de honorários advocatícios de sucumbência ao autor da demanda
Errado
O acórdão proferido pela Turma Recursal de Juizado Especial da Fazenda Pública pode ser impugnado por meio de pedido de uniformização de jurisprudência perante o Superior Tribunal de Justiça quando for divergente com súmula dessa Corte de Justiça
Certo
A interposição de recursos intempestivos não interrompe o prazo decadencial de dois anos para a propositura de ação rescisória, devendo essa ação ser proposta a contar da efetiva data do trânsito em julgado.
Certo
Apesar do caráter alimentar e da sua consequente impenhorabilidade, admite-se a penhora de honorários advocatícios, quando o valor seja exorbitante e acima do que seria razoável para o sustento próprio e de sua família.
Certo
O direito de obtenção em prazo razoável da solução integral do mérito aplica-se a todas as fases processuais e a todos os tipos de procedimentos e incidentes processuais, mas não tem aplicabilidade na instância recursal, dados os pressupostos específicos de seu cabimento
Errado