Constitucional Flashcards
O STF admite a legitimidade do Parlamentar – e somente do Parlamentar – para impetrar mandado de segurança com a finalidade de coibir atos praticados no processo de aprovação de lei ou emenda constitucional incompatíveis com disposi- ções constitucionais que disciplinam o processo legislativo.
Certo
É atribuição do Presidente da Câmara aferir o preenchimento dos requisitos atinentes à instauração de comissão parlamen- tar de inquérito.
Certo
A expulsão de estrangeiros – que constitui manifestação da autonomia do Estado brasileiro – qualifica-se como típica medida de caráter político-administrativo, da competência exclusiva do Presidente da República, a quem incumbe ava- liar, discricionariamente, a conveniência, a necessidade, a utilidade e a oportunidade de sua efetivação.
Errado
O Juiz, após adquirir a vitaliciedade, poderá perder o cargo por deliberação do tribunal a que estiver vinculado ou por sentença judicial transitada em julgado.
Errado
O modo de investidura do Procurador-Geral de Justiça constitui garantia de independência e autogoverno, visando à proteção da sociedade e à defesa intransigente do regime democrático e exige, para sua regulamentação, a edição de lei complementar estadual de iniciativa da própria instituição.
Certo
No recurso extraordinário, o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela manifestação de dois terços de seus membros.
Certo
A definição dos crimes de responsabilidade e o estabeleci- mento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União.
Certo
Segundo o STF, não há necessidade de prévia autorização da Assembleia Legislativa para o recebimento de denúncia ou queixa e instauração de ação penal contra Governador de estado, por crime comum, cabendo ao STJ, no ato de recebi- mento ou no curso do processo, dispor, fundamentadamente, sobre a aplicação de medidas cautelares penais, inclusive afastamento do cargo.
Certo
O STF não tem competência para julgar ações ordinárias que impugnem atos do TCU.
Certo
Não viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de Tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.
Errado
O Ministério Público, junto ao TCU, é uma instituição que integra o MPU.
Errado
É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.
Certo
Quanto ao grau de eficácia, as normas constitucionais pre- cedentes classificam-se, respectivamente, como de eficácia programática, plena e contida.
Errado
A constituição consagra expressamente a teoria absoluta do núcleo essencial de direitos fundamentais.
Errado
Felipe é brasileiro naturalizado e foi morar no Japão, onde se casou com Júlia, uma mexicana. Quando Júlia estava a serviço de seu país na Alemanha, nasceu Alberto, filho do casal, que não foi registrado no consulado brasileiro nem no mexicano. Aos vinte anos de idade, Alberto veio para o Brasil, onde instaurou residência e, ato contínuo, optou pela nacionalidade brasileira. Nessa situação hipotética, no que diz respeito à nacionalidade, a CF estabelece que Alberto é alemão e brasileiro, tendo obrigatoriamente dupla nacionalidade.
Errado
À luz das disposições constitucionais e do entendimento do STF sobre a competência legislativa concorrente, é correto afirmar que os municípios não podem suplementar legislação estadual, por expressa proibição constitucional.
Errado
O presidente da República poderá delegar aos ministros de Estado, ao procurador-geral da República ou ao advogado- -geral da União a atribuição de decretar o estado de defesa e o estado de sítio.
Errado
Ao converter medida provisória em lei, o Poder Legislativo deliberará se a matéria exige conversão em lei ordinária ou complementar.
Errado
O STF admite a legitimidade do parlamentar, e somente do parlamentar, para impetrar mandado de segurança com a finalidade de coibir atos praticados no processo de aprovação de lei ou emenda constitucional incompatíveis com disposições constitucionais que disciplinam o processo legislativo.
Certo