Poder Judiciário Flashcards
Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
VERDADEIRO.
Turma de tribunal de justiça pode declarar inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público.
falso. APENAS ORGÃO ESPECIAL DE TRIBUNAL PODE DECLARAR INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU ATO NORMATIVO DO PODER PÚBLICO (CLÁUSULA DE RESERVA DE PLENÁRIO).
O Supremo Tribunal Federal compõe-se de ______ (nove / dez / onze / treze) Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de _______ (30 / 35 / 40) e menos de _______ (65 / 70) anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
O Supremo Tribunal Federal compõe-se de ONZE Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de 35 TRINTA E CINTO e menos de 65 SESSENTA E CINCO anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão _________ (indicados / nomeados / designados) pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela ______________ (maioria absoluta / maioria relativa / maioria simples / três quintos / dois terços) do(a) _____________ (Câmara dos Deputados / Senado Federal / Congresso Nacional).
Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão NOMEADOS pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela MAIORIA ABSOLUTA do SENADO FEDERA.
V ou F - Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.
FALSO. AÇAO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE SÓ É CABÍVEL EM LEI OU ATO NORMATIVO FEDERAL.
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União.
FALSO. SOMENTE SERÃO JULGADOS PELAS INFRAÇÕES PENAIS COMUNS
1 Presidente da República,
2 Vice-Presidente,
3 membros do Congresso Nacional,
4 seus próprios Ministros,
5 Procurador-Geral da República
6 os Ministros de Estado
7 os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica
8 os membros dos Tribunais Superiores,
9 os do Tribunal de Contas da União
10 chefes de missão diplomática de caráter permanente
V ou F - Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente nos crimes de responsabilidade os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressalvado quando conexos com o Presidente ou Vice, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente
VERDADEIRO.
V OU F Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente o habeas corpus, sendo paciente:
1 Presidente da República,
2 Vice-Presidente,
3 membros do Congresso Nacional,
4 seus próprios Ministros,
5 Procurador-Geral da República
6 os Ministros de Estado
7 os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica
8 os membros dos Tribunais Superiores,
9 os do Tribunal de Contas da União
10 chefes de missão diplomática de caráter permanente.
VERDADEIRO
V ou F - Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente o mandado de segurança e o habeas data contra atos do Presidente da República, do Vice-Presidente da República, das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, do Procurador-Geral da República, do próprio Supremo Tribunal Federal
FALSO. NAO HÁ PREVISAO DE MS OU HD CONTRA ATO DO VICE PRESIDENTE NA CF.
V OU F . Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o Estado, o Distrito Federal, o Território ou Município.
FALSO. NÃO HÁ PREVISÃO DE LITÍGIO ENTRE ORGÃO OU ENTIDADE INTERNACIONAL E MUNICIPIO.
LEMBRAR QUE O STJ JULGA O RECURSO ORDINÁRIO das causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País;
V OU F. Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente as causas e os conflitos entre a União e os Estados, a União e o Distrito Federal, a União e os Municípios, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta
FALSO., NÃO HÁ PREVISÃO DE LITÍGIOS ENTRE UNIAO E MUNICÍPIOS NA CF.
V ou F - Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente a extradição solicitada por Estado estrangeiro.
VERDADEIRO.
V ou F - Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente o habeas corpus, quando o coator for Tribunal Superior ou quando o coator ou o paciente for autoridade ou funcionário cujos atos estejam sujeitos diretamente à jurisdição do Supremo Tribunal Federal, ou se trate de crime sujeito à mesma jurisdição em uma única instância
verdadeiro
V ou F - Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar em recurso ordinário o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão.
Verdadeiro.
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, em recurso ordinário o crime ___________ (político / comum / de opinião / hediondo).
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, em recurso ordinário o crime POLÍTICO.
Contra decisão denegatória de habeas corpus decidido em Tribunal Superior caberá ________ (apelação / recurso extraordinário / recurso especial / recurso ordinário).
Contra decisão denegatória de habeas corpus decidido em Tribunal Superior caberá RECURSO ORDINÁRIO.
Contra decisão que contrariar dispositivo da Constituição caberá _________ (recurso especial / recurso extraordinário / recurso ordinário / embargos infringentes).
Contra decisão que contrariar dispositivo da Constituição caberá RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
Contra decisão proferida em única ou última instância que contrariar dispositivo da Constituição caberá _________ (recurso especial / recurso extraordinário / recurso ordinário / embargos infringentes).
Contra decisão proferida em única ou última instância que contrariar dispositivo da Constituição caberá RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
Contra decisão proferida em única ou última instância que contrariar dispositivo da Constituição caberá _________ (recurso especial / recurso extraordinário / recurso ordinário / embargos infringentes).
Contra decisão proferida em única ou última instância que contrariar dispositivo da Constituição caberá RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
Contra decisão proferida em única ou última instância que julgar válida lei local contestada em face de lei federal caberá _______ (recurso especial / recurso extraordinário / recurso ordinário / embargos infringentes).
Contra decisão proferida em única ou última instância que julgar válida lei local contestada em face de lei federal caberá RECURSO EXTRAORDINÁRIO.