Defesa do Estado e Instituições Democráticas Flashcards
O Presidente da República pode, ouvidos o __________ (Congresso Nacional / Conselho da República / Conselho de Defesa Nacional / Conselho da República e Conselho de Defesa Nacional), decretar _________ (estado de defesa / estado de sítio / intervenção federal) para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
O Presidente da República pode, ouvidos o CONSELHO NACIONAL E O CONSELHO DE DEFESA NACIONAL), decretar estado de DEFESA para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
CONSELHO DA REPÚBLICA: I - o Vice-Presidente da República; II - o Presidente da Câmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados; V - os líderes da maioria e da minoria no Senado Federal; VI - o Ministro da Justiça; VII - seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.
CONSELHO DE DEFESA NACIONAL: I - o Vice-Presidente da República; II - o Presidente da Câmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - o Ministro da Justiça; V - o Ministro de Estado da Defesa; VI - o Ministro das Relações Exteriores; VII - o Ministro do Planejamento; VIII - os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
No estado de defesa, quais direitos poderão sofrer restrições? (3)
a) reunião, ainda que exercida no seio das associações;
b) sigilo de correspondência;
c) sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;
V ou F - Durante o estado de defesa, poderá ser aplicada pena de morte no Brasil.
FALSO. PENA DE MORTE SOMENTE É POSSÍVEL EM CASO DE GUERRA DECLARADA.
V ou F - O estado de defesa poderá durar até 90 dias.
FALSO. O tempo de duração do estado de defesa NÃO SERÁ SUPERIOR a TRINTA DIAS podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação
Durante o estado de defesa é _______ (vedada / permitida) a incomunicabilidade do preso.
Durante o estado de defesa é VEDADA a incomunicabilidade do preso.
os únicos direitos que são restritos é:
1 reunião, ainda que exercida no seio das associações;
2 sigilo de correspondência;
3 sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;
V ou F - Durante o estado de defesa cidadão poderá permanecer preso por até 15 dias sem autorização do poder judiciário.
FALSO. a prisão ou detenção de qualquer pessoa NÃO PODERÁ SER SUPERIOR A 10 DIAS, SALVO QUANDO AUTORIZADA PELO PODER JUD.
V ou F - Por se tratar de medida emergencial, o estado de defesa poderá ser decretado pelo presidente da república sem ouvir o congresso nacional.
FALSO. Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao ____________ (Senado Federal / Congresso Nacional / Câmara dos Deputados), que decidirá por ___________ (dois terços / três quintos / maioria absoluta / maioria relativa).
Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao CONGRESSO NACIONAL, que decidirá por MAIORIA ABSOLUTA.
O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de _________ (defesa / sítio) nos casos de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa; declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de SÍTIO nos casos de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa; declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
Para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza o Presidente da República poderá decretar _________ (estado de defesa / estado de sítio).
Para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza o Presidente da República poderá decretar ESTADO DE DEFESA.
Em casos de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa, o Presidente da República poderá decretar _____________ (a prorrogação do estado de defesa por mais 60 dias / estado de sítio)
Em casos de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa, o Presidente da República poderá decretar ESTADO DE SÍTIO
Em caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira o Presidente da República poderá decretar _______________ (estado de defesa / estado de sítio).
Em caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira o Presidente da República poderá decretar ESTADO DE SÍTIO.
O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o ______________ (Senado Federal / Congresso Nacional / STF / Câmara dos Deputados) decidir por _________ (maioria relativa / maioria absoluta).
O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o CONGRESSO NACIONAL decidir por MAIORIA ABSOLUTA.
O estado de sítio terá duração máxima de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período em caso de guerra declarada ou resposta a agressão armada estrangeira.
Falso. NO CASO DE GUERRA A DECRETAÇÃO DO ESTADO DE SÍTIO PODERÁ SER ENQUANTO DURAR A GUERRA OU A AMEAÇA ARMADA ESTRANGEIRA.
SE O ESTADO DE SÍTIO FOI DECRETADO EM DECORRÊNCIA DE COMOÇÃO GRAVE DE REPERCUSSÃO NACIONAL OU FATOS QUE DEMONSTRARAM INEFICAZES O ESTADO DE DEFESA, O PRAZO SERÁ DE NO MÁXIMO 30 DIAS PRORROGÁVEIS POR IGUAIS PERÍODOS.
O Congresso Nacional _____________ (poderá ser fechado / permanecerá em funcionamento) até o término das medidas coercitivas de estado de sítio.
O Congresso Nacional PERMANECERÁ EM FUNCIONAMENTO até o término das medidas coercitivas de estado de sítio.