Patologias Esofágicas Flashcards
quais sao as 3 regioes do esofago ?
- Região cervical
- Região torácica
- Região abdominal
quais sao os esfincteres ( porcao muscular que fecha a cavidade ) do esofago ?
• Esfíncter esofágico superior
Constituído por musculo esquelético que com a cartilagem cricoideia vai prevenir a entrada de ar para o trato GI e o refluxo do conteúdo esofágico
também para o sistema respiratório após a deglutição
• Esfíncter esofágico inferior
Formado por musculo liso e está sempre em contração tónico, pois está sempre em elevada pressão.
onde se localiza o esofago ?
O esófago é um tubo com cerca de 25cm, inicia-se na faringe e termina ao nível do estomago. Atravessa o pescoço, o tórax e o abdómen.
O esófago atravessa o diafragma pelo hiato esofágico, chega ao abdómen onde se vai juntar com o estômago na junção gastroesofágica. O ângulo com que o esófago entra no estômago e o diafragma (que forma uma gravata à volta do esfíncter) ajudam a manter o
esfíncter fechado.
o que é a peristalses ?
A peristalses é bastante importante para movimentar a comida, ou seja, os movimentos dos alimentos da boca até ao estômago. É uma onda coordenada de contração, atrás do bolbus alimentar, com relaxamento à frente (relaxamento involuntário devido aos reflexos
neuromusculares).
o que é a disfagia ?
Dificuldade em deglutir. Não é a dor que temos em deglutir, mas sim a dificuldade. À dor em deglutir chamamos de odinofagia.
quais sao as causas da disfagia ?
Doenças que possam levar a um estreitamento do esófago.
Uma compressão causada por um tumor (que pode estar externo, levando à compressão e ao estreitamento do esófago)
Devido a um divertículo – como se a mucosa gera-se outra prega e, deste modo, é como se forma-se outra bolsa e, os alimentos ao passarem vão acumular-se nessa bolsa e ficar aí aprisionados)
Doenças que levam à perda da secreção salivar, deste modo o alimento tem muito mais dificuldade em progredir.
Perda da força muscular da parede. Se não tivermos força de contração antes do alimento ele não progride.
Doenças autoimunes
Atresia: ausência, devido por exemplo a um défice no desenvolvimento do embrião
Fistulas: junção entre 2 órgãos, ou seja, os alimentos em vez de se deslocarem para o estomago, dirigem-se para a arvore brônquica.
Acalasia: perda dos neurónios inibitórios e, portanto, o esfíncter esofágico inferior não relaxa e deste modo a comida fica acumulada levando a uma dilatação do esófago.
como podemos considerar uma disfagia ?
Alta: disfagia orofaríngea
Desde a boca até ao esófago
Disfagia esofágica (a “verdadeira” disfagia)
Do esófago ao estômago
Qualquer uma das disfagias pode dever-se a efeitos estruturais, funcionais ou orgânicos.
o que é a disfagia orofaringea ?
As disfunções motoras dão-se principalmente nas disfagias orofaríngeas. Nestas, as principais causas podem ser de origem neuronal (AVC, Parkinson …) ou de origem miogénica (miogenia gravis…).
Estes tipos de disfagias podem dar-se devido a uma incapacidade de mastigar, de produzir saliva ou uma incapacidade de deglutir. Daí a associação a tosse e a regurgitação nasal.
Neste tipo de disfagias vamos ter sobretudo doenças associadas ao SNC e neuromusculares.
o que é a disfagia esofagica ?
Neste tipo de disfagias costuma haver sintomas mais de dor reto-esternal ou epigástrica; também pode haver alguma dor ao nível do pescoço, mas não é tão comum; são sobretudosintomas mais obstrutivos. Podemos ter uma disfagia (quer para sólidos quer para líquidos) motora.
Se for disfagia apenas para sólidos temos uma causa orgânica. Nestas podemos ter por exemplo mesofagites (inflamação do esófago) devido a infeções ou a neoplasias.
o que é a hernia do hiato ?
É responsável por 25% das pessoas que tem dispepsia (sensação de azia ou dificuldade em fazer a digestão).
Protusão da porção superior do estômago para a região mediastínica através do orifício diafragmático. (o estômago sai da região abdominal e vai para a região intratorácica).
Patologia mecânica mais comum do esófago.
quais sao as causas da hernia do hiato ?
Aumento da pressão intra-abdominal (pode acontecer por exemplo na gravidez, obesidade)
Perda do tónus diafragmático (acontece com o envelhecimento, vamos perdendo musculo, a inervação não é tao eficaz e, portanto, o tónus não é mantido.)
quais sao os fatores de risco da hernia do hiato ?
- Obesidade
- Levantamento de cargas muito pesadas
- Ataques de tosse frequentes
- Flexão frequente
quais sao os tipos de hernias do hiato ?
Hérnia do hiato por deslizamento
Hérnia do hiato paraesofágica
o que é uma hernia do hiato por deslizamento ?
É a mais comum
Devido a um relaxamento ao nível do diafragma, uma porção do estômago e o esfíncter esofágico inferior, vão passar para a porção torácica, vão passar a ser intratorácicos.
A junção gastroesofágica sai da do seu local intra-abdominal e passa para intratorácica.
Está associada a refluxo gastroesofágico.
o que é a hernia do hiato paraesofagica ?
Neste caso, a junção gastroesofágica mantém se no local, mas há um órgão, ou uma porção do órgão (o mais comum é ser o fundo do estômago) que vai passar para a região intratorácica. No entanto, a junção mantém-se no local.
Esta não está tão associada a refluxo gastroesofágico.
o que é uma acalasia ?
Distúrbio motor (sobretudo devido a perda dos neurónios inibitórios) onde o EEI deixa de relaxar corretamente
Isto ocorre sobretudo devido á degeneração do plexo mioentérico por perda dos neurónios inibitórios Os alimentos deste modo, vão chegar, não há
relaxamento de esfíncter e, deste modo, eles não conseguem passar para o estômago e, portanto, vão se acumular. Isto leva a uma dilatação do esófago. Muitas vezes pode levar a pneumonia de aspiração pois os produtos que se acumulam podem ser aspirados e ir até às vias respiratórias, podendo levar a uma pneumonia.
quais sao algumas consequencias da acalasia ?
Esta doença também é caracterizada por uma perda progressiva de peso, pois se os alimentos não passam, não conseguem ser absorvidos. E pode mesmo haver ulceração da mucosa e rutura, daí haver muitas vezes vómitos com sangue. É frequente o doente vomitar e
os vómitos mais típicos são vómitos alimentares com comida não ingerida.
como se pode manifestar a acalasia ?
- Disfagia
- Regurgitação
- Dor torácica
o que sao varizes esofagicas ?
Dilatações localizadas das veias esofágicas que se projetam para o interior do lúmen podendo ser facilmente lesadas pela passagem dos alimentos.
Quando um doente está cirrótico, o fluxo sanguíneo no fígado vai estar comprometido e isto vai levar a um aumento da pressão da veia porta
Deste modo, o sangue vai ser forçado a ir para as outras veias. O sangue vai então todo do estômago para as veias esofágicas
Estas veias, que não estão habituadas a receber esta quantidade de fluxo sanguíneo, vão ficar congestionadas, ao receber o sangue do esófago e do estômago, vão dilatar, e, elevam a mucosa e protudem para o lúmen esofágico. Se elas ficam
mais perto do lúmen, os alimentos ao passarem podem traumatizar as veias (que têm uma parede fina) e podem levar a hemorragias graves.
o que é a doença do refluxo gastroesofagico (RGE)?
- Fluxo retrógrado de parte do conteúdo gastroduodenal para o esófago
- Doença recidivante e com interferência significativa na qualidade de vida
- Afeta 30% dos adultos nos países ocidentais
como podemos diagnosticar a doença do refluxo esofagico ?
Sintomas típicos (dor epigástrica, pirose)
Alterações da mucosa esofágica na endoscopia
Testes demonstrativos da presença de refluxo (por exemplo, a monetarização do pH –se nós não tivermos refluxo, o nosso pH anda perto dos 7; se tivermos refluxo, como o conteúdo é ácido e vai passar para uma zona onde o pH não é ácido, vai baixar o pH)
quais sao as causas da doença do refluxo gastrointestinal ?
• Falência da barreira Anti-RGE Disfunção do EEI (esfincter esofagico inferior) Hérnia de hiato EEI hipotómico (perdeu tónus muscular) • Aumento do volume de fluido gástrico • Diminuição da resistência tecidular • Diminuição da clearence esofágica Diminuição da função salivar Alteração do esvaziamento esofágico • Estilo de vida Obesidade (comidas ricas em gordura pioram) Tabagismo Álcool Cafeína • Idade (os + idosos têm mais tendência) • Género
quais sao as manifestações da doença do refluxo gastrointestinal ?
• Pirose
Sensação de queimadura, ardor de localização retroesternal
• Dor torácica
Epigástrica e/ou retroesternal
• Regurgitação ácida
Regresso à boca de alimentos ao fletir ou deitar, ++ após as refeições
• Sintomas respiratórios
Asma (devido à microrespiração e irritação das partículas ácidas)
Tosse crónica (devido a broncoespasmos mediados pelo vago)
Laringite