Inflamação Flashcards
como ocorre a inflamacao?
Para causar a inflamação é preciso penetrar barreias físicas e biológicas do nosso organismo. Por exemplo, a pele é uma barreira, assim como o ácido no nosso estômago, os cílios,os pelos, a temperatura, as lágrimas…
o que é a imunidade inata ?
Quando as barreiras são quebradas entra em ação a imunidade inata, que produz respostas não específicas, como os macrófagos, leucócitos que promovem a fagocitose. Esta é uma resposta inflamatória não especifica.
o que é a imunidade adquirida ?
Com a imunidade adquirida, quando a imunidade inata falha, entram em ação os anticorpos. O que acontece é que os fagócitos vão então levar os restos das células até aos linfócitos, fazendo com que estes se diferenciem e deem origem a um plasmócito, sendo este capaz de neutralizar as bactérias/vírus/parasitas ou até mesmo induzir a morte dos agentes causadores de inflamação. Quando isto falha temos doença.
qual é o objetivo da inflamacao ?
O objetivo da inflamação é funcionar como sinal de alerta para minimizar os efeitos da lesão, remover o tecido danificado e gerando um novo e facilitar deste modo a cicatrização.
o que é a resposta inflamatoria ?
Faz parte do sistema imune inato, ou seja, uma resposta estereotipada para todos os agentes inflamatórios. Ex: o contacto primário com uma bactéria, gera diversos sintomas, mas quando ocorre o segundo contacto já temos uma resposta mais eficaz, tendo menos sintomas.
Isto corre devido à memória imunológica, geramos anticorpos que irão identificar, novamente, o agente causador de doença, pela libertação de mediadores inflamatórios (Prostaglandina, citocinas).
como atuam os leucocitos ?
Os leucócitos, em especial os neutrófilos, que aparecem mais na resposta inflamatória, migram para o local da lesão e libertam os mediadores, que vão lançar então uma resposta inflamatória e por fim combater a doença.
como pode ser a resposta inflamatoria ?
Local: Como um corte na mão (dependendo do estado imunitário, se está ou não desinfetado…)
Sistémica: Como um corte na mão num diabético, quando as bactérias entram através deste causando uma reação inflamatória sistémica. O sinal de que há uma RIS é a febre.
A resposta local + a resposta sistémica é aquilo que chamamos uma reação de fase aguda.
o que é uma inflamacao aguda ?
Há cura, é reversível e limitada no tempo.
A resposta é: estímulo nocivo (trauma ou infeção) → Reação inflamatória (ocorre em minutos) → Duração curta (minutos a dias) → Exsudação de fluidos, proteínas
plasmáticas de dentro do vaso para o espaço intersticial (Concentração do que está no interior do vaso) → Migração de leucócitos
o que é uma inflamação cronica ?
Não tem cura, pode surgir porque uma inflamação aguda nunca se resolveu.
Está associada à angiogénese, necrose tecidual e fibrose.
Ex: Marca do meu joelho → a pele não cicatrizou normalmente e foi substituída por tecido conjuntivo (fibrose) que não executa as mesmas funções que o tecido normal faria.
o que é a inflamação de agudização ?
Coexistência da inflamação cronica e aguda.
Ex: Doença intestinal
quais sao as celulas inflamatorias ?
endoteliais plaquetas leucocitos -neutrofilos -basofilos -eosinofilos -monocitos -linfocitos
o que sao as celulas inflamatorias endoteliais ?
Epitélio que reveste qualquer vaso sanguíneo.
Mantem a integridade do vaso.
Fazem a separação do espaço intravascular e extravascular.
Ajudam a manter a permeabilidade vascular.
Regulam a vasodilatação e vasoconstrição, e consequentemente o volume sanguíneo.
As células respondem a estímulos endógenos ou exógenos. Através destas os neutrófilos conseguem sair do sangue e chegar ao local da lesão (extravasão dos leucócitos).
Regulam a libertação de fatores estimulantes e na reparação celular.
Respondem a mediadores como oxido nítrico (vaso dilatador), (os outros estão escritos no slide). Ajudam a manter a permeabilidade do vaso e da membrana.
o que sao os monocitos ?
quando estão nos tecidos, diferenciam-se e formam os macrófagos
fazem a fagocitose
o que sao as plaquetas ?
Importantes na hemostase, processo onde se formam coágulos nos vasos sanguíneos para impedir que o sangue saía. Aumenta a permeabilidade vascular.
Ajudam nesse processo de cicatrização. Uma vez ativadas, as plaquetas libertam alguns fatores que aumentam a permeabilidade vascular e alterar a quimiotaxia
o que é a quimiotaxia ?
leucocitos dirigem-se para regioes de maior concentração de uma certa substancia
o que sao neutrofilos ?
são os que existem em maior quantidade e têm capacidade movel, são as 1ªs células a chegar ao local da inflamação por quimiotaxia, conseguindo gerar os pseudópodes para realizarem a fagocitose, ajudando a resolver a lesão.
Os grânulos contêm enzimas e agentes antibacterianos que ajudam à destruição de bactérias.
Tem mediadores como o peroxido de hidrogénio e oxido nítrico que ajudam navasodilatação e podem ajudar na morte de bactérias.
Têm uma semivida muito curta, duram cerca de 24-48h depois de sair do sangue.
mais presentes na resposta inflamatoria aguda
Fagocitose e libertação de citosinas
quais os tipos de leucocitos ?
granulares : eosinofilos, neutrofilos, basofilos
agranulares : monocitos, linfocitos
o que sao os basofilos ?
são importantes nas reações alérgicas. Ligam-se a imunoglobulina E (IgE). Nos grândulos contêm histamina. Quando se ligam respondem à inflamação.
Os macrófagos são essenciais na fagocitose. Os mastócitos encontram-se nas mucosas e na pele.
elaboram histamina
o que sao eosinofilos ?
Secretados sobretudo na resposta a parasitas, menos moveis e mais lentos que os próprios neutrófilos. Respondem lentamente. Podem estar envolvidos na
resposta alérgica
o que sao linfocitos ?
Células mais pequenas da resposta inflamatória. A sua principal função é uma resposta imunológica, produzem anticorpos e levam à neutralização e morte dos agentes. Pode não acontecer nada também.
podem ser : B e T
quais sao os passos da resposta inflamatoria ?
1- os agentes patogenicos e/ou as celulas dos tecidos lesados libertam substancias quimicas, principalmente histamina (basofilos) e prostaglandinas
2- as substancias quimicas libertadas causam a vasodilatação e o aumento da permeabilidade dos capilares sanquineos da zona atingida. Como consequencia, aumenta o fluxo sanquineo no local e uma maior quantidade de fluido intersticial (plasma) passa para os tecidos envolventes. A zona atingida manifesta rubor, calor e edema. A dor que acompanha a resposta inflamatoria é causada pela ação de substancias quimicas nas terminações nervosas e pela distenção dos tecidos
3- os neutrofilos e os monocitos sao atraidos por quimiotaxia, deixam os vasos sanguineos por diapedese e dirigem-se aos tecidos infetados. Os neutrofilos sao os primeiros a chegar e começam a realizar a fagocitose dos agentes patogenicos. Chegam a seguir os monocitos que se diferenciam em macrofagos
4- os macrofagos fagocitam os agentes patogenicos e os seus produtos, os neutrofilos destruidos no processo e as celulas danificadas. O pus que se acumula no local da infeção é formado por microrganismos e fagócits mortos e por proteinas e fluido que sairam dos vasos sanguineos. O pus é absorvido, e ao fim de alguns dias, verifica-se a cicatrização dos tecidos, por ação das plaquetas.
o que é a sepsia ?
Se houver uma diminuição de neutrófilos (- de 4000) e o doente estiver com febre e
confuso, indica que este tem sepsia. O mesmo pode ocorrer com o aumento de
neutrófilos. Chama-se inversão de fórmula.