Insuficiência Renal Flashcards
quando ocorre a insuficiencia renal aguda ?
A insuficiência renal aguda ocorre quando temos uma síndrome que é caracterizada por um declínio abrupto da função renal, que não pode ultrapassar as 2 semanas. Portanto, normalmente, dura até 2 semanas manifestando-se abruptamente.
Ocorre quando temos uma falência renal, ou seja, uma falha da remoção dos produtos do metabolismo do sangue; uma falha na regulação dos fluidos e dos eletrólitos ou na manutenção do pH. As principais causas para estas falhas são múltiplas, mas podem resultar de uma doença renal, urológica não renal ou sistémica que pode culminar em falência renal.
a insuficiancia renal aguda tem recuperacao ?
Esta insuficiência renal aguda não afeta só o rim tendo outras consequências e por isso diz-se que tem repercussões orgânicas multissistémicas, mas a maioria das pessoas que tenham esta doença, ela é reversível, ou seja, tem possibilidade de recuperação: se for diagnosticada até, normalmente, 15h após os doentes recuperam na íntegra, ou seja, se reconhecida a tempo e tratada de forma apropriada, normalmente, os doentes recuperam. Se
for diagnosticada acima das 4 semanas vamos ter uma lesão que é persistente e acima de 3 meses vamos ter uma insuficiência renal que é terminal.
quais sao os tipos de doentes com IRA ?
• Temos um doente em risco quando este tem um aumento de 1.5 vezes do valor da creatinina sérica ou uma redução de 25% da taxa de filtração glomerular.
• Temos um doente com lesão renal quando estetem um aumento de 2 vezes do valor da creatinina sérica ou uma redução de 50% da taxa de filtração glomerular.
• Temos um doente em falência, quando este já tem anúria e lesões renais muito significativas e quando este tem um aumento em cerca de 3 vezes da creatinina sérica e uma diminuição de mais de 75% da taxa de filtração glomerular. Ou quando este
tem um valor de creatinina sérica superior a 4mg/dl.
Assim, a insuficiência renal aguda é definida com base nos níveis de creatinina, na diminuição do débito urinário e na necessidade que este doente tem de realizar diálise.
o que acontece se houver diminuicao da taxa de filtracao glomerular ?
reducao das funcoes excretoras :
retencao de ureia e creatinina
alteracoes do equilibrio acido-base
alteracoes do equilibrio eletrolitico
quais sao os principais fatores de risco da IRA ?
- Idade: principal fator de risco sobretudo acima dos 60 anos de idade;
- Uso crónico de diuréticos: são muito utilizados em doentes hipertensos e na população idosa, sendo que a grande maioria desta população sofre de hipertensão;
- Doentes com insuficiência cardíaca ou insuficiência hepática: pois nestas patologias ocorre diminuição do débito sanguíneo;
- Diabetes: é uma das principais causas, mas também o mieloma múltiplo, porque háacumulação de imunoglobulinas que depois podem ser excretadas e levar a lesão;
- Proteinúria: quando há grandes quantidades de proteínas e tal patologia tem uma tendência a progredir para uma insuficiência renal cronica;
- Desidratação e diarreia: estas patologias provocam a perda de volémia acabando por causar um insulto ao nível do rim;
- História familiar; obesidade; tabaco.
como pode ser classificada a IRA ?
A insuficiência renal aguda pré-renal e pós-renal equivalem a cerca de 80% das causas de insuficiência renal pós-aguda.
A pré-renal trata-se de uma resposta do rim a condições de perfusão; a renal ocorre quando há lesão estrutural do parênquima renal e a pós-renal é causada por obstrução das vias urinárias (após o rim).
quais sao as principais causas da IRA ?
- Situações de hipovolemia: hemorragias, desidratação, perda de fluidos, grandes queimados, fármacos vasoativos, diminuição do enchimento vascular, insuficiência cardíaca ou choque cardiogénico que afeta o débito cardíaco.
- Causas renais: necrose tubular aguda. Esta pode surgir devido a isquemia prolongada, fármacos ou obstrução intratubular e doença renal aguda. Normalmente, esta doença renal aguda pode ser dividida em 4 tipos: doenças que afetam o glomérulo – doenças glomerulares; doenças que afetam os túbulos – doenças tubulares; doenças que afetam o interstício – doenças intersticiais; doenças que afetam as artérias renais.
- Causas pós-renal: normalmente devem-se a obstruções sobretudo ao nível do bacinete, ureter ou bexiga.
o que é a IRA pre-renal ?
Se há uma causa pré-renal significa que não há lesão estrutural ou morfológica do rim.
Portanto, a função glomerular, normalmente, esta intacta e, assim, o rim apenas não desempenha a sua função normal, pois não tem perfusão. Logo, esta insuficiência renal deve-se a uma diminuição da perfusão renal, não estando associada a lesão celular.
Se a diminuição de perfusão se prolongar por muito tempo esta origina isquemia, o que leva a uma lesão irreversível das células, o que irá conduzir a lesão renal.
Assim, quando temos uma diminuição da perfusão para cerca de 25% do normal temos isquemia, o que vai levar a lesão, sendo que as primeiras células a sofrerem são as células tubulares. Com esta diminuição da perfusão ocorre, simultaneamente, uma diminuição da TFG e então temos um aumento da reabsorção de sódio proximal e um aumento da reabsorção de sódio e água ao nível distal.
o glomerulo é controlado por dois esfincteres. Quais ?
• Pré-glomerular: corresponde à arteríola aferente; é o mais importante, pois vai controlar diretamente a perfusão através do reflexo miogénico (distensão da artéria
na crise hipertensiva que provoca uma vasoconstrição reflexa);
• Pós-glomerular: corresponde à arteríola eferente; tem uma ligação muito estreita com a mácula densa.