Hipertensao Arterial Flashcards
o que sao os capilares pulmonares ?
Os capilares pulmonares são extremamente frágeis e não têm uma estrutura que os envolvem, estes estão lado a lado dos alvéolos e por isso o aumento da pressão ao nível dos capilares pulmonares tem consequências graves, mais graves do que o aumento de pressão nos capilares sistémicos.
Um aumento grande de pressão nos capilares pulmonares faz
com que este não seja tão evidente e o sangue não passa para as vénulas, ocorrendo congestão, absorção e edema alveolar (pulmões com líquido) que é problemático para o paciente.
o que é a pressao arterial ?
A pressão arterial é a injeção rítmica de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta. Quando o VE contrai há um aumento da pressão. A aorta é um vaso que não tem grande pressão, pois quando o sangue passa esta encontra-se dilatada. Se a aorta tivesse uma grande contração o sangue não passava, esta representa apenas 4% da resistência do fluxo.
PA = DC * RVP
conceitos importantes
Débito cardíaco: Volume de sangue que saí por minuto
Resistência vascular periférica: Resistência que o sangue precisa de ultrapassar para entrar na aorta
Pressão arterial: Multiplicação do débito cardíaco pela resistência vascular periférica
Volume sistólico: Volume de sangue injetado pelo ventrículo na sístole
Volume tele-sistolico: Capacidade máxima de sangue que o ventrículo consegue receber
Volume tele-diástole: Volume de sangue que fica no ventrículo após a sístole
quais sao os vasos com maior resistencia ?
Os vasos com maior resistência são as arteríolas porque são espessas e têm um pequeno calibre – lumen estreito. A sua camada muscular não permite que esta se deforme. A passagem que vasos de grande calibre para de menor calibre contribui para a resistência. As arteríolas são responsáveis por 47% da resistência
quais sao os mecanismos de controlo da pressao arterial ?
bomba cardiaca
resistencia
volemia
o que é a bomba cardiaca ?
Bomba cardíaca: A pressão arterial é diretamente proporcional ao DC e RVP. Estas duas variáveis têm limites que se forem ultrapassados, por defeito ou excesso, a bomba cardíaca deixa de funcionar. Quando há o aumento do DC há a diminuição da RVP, vice-versa.
Esta bomba é controlada pelo SNSimpático, SNParassimpático e adrenalina. É uma resposta imediata e quando a PA está baixa, o SNSimpático induz a taquicardia, já quando está alta induz a braquicardia.
o que é a resistencia ?
É calculada por uma fórmula apresentada abaixo. O mais
determinante é o raio do vaso porque varia na 4ª potência e é
inversamente proporcional à resistência. Uma pequena alteração no raio tem um grande aumento da resistência o que leva a uma menor quantidade de oxigénio nos tecidos e consequentemente o aumento da pressão arterial.
É controlada por mediadores locais, hormonas e sistema nervoso
vegetativo.
o que é a volemia ?
É o mecanismo maus eficiente, porém o que tem uma resposta mais lenta. Controla-se a partir do rim, hormonas e mediadores locais.
o que acontece numa hemorragia grande ?
Numa hemorragia grande o sistema dos barorecetores são ativados rapidamente e conseguem controlar a PA (às vezes também no exercício físico e quando uma pessoa está deitada e se levanta rápido e fica tonta – atraso dos barorecetores).
o que é o fluxo transcapilar ?
é o controlo da PA ao nível dos capilares devido à diferença de pressão entre as vénulas e capilares. Se baixa a pressão nas arteríolas, há a diminuição da pressão media ao longo dos capilares e favorece a absorção. Em condições de hipotensão a volemia pode ser buscada de forma rápida aos tecidos,
favorecendo a absorção. Quando há a retirada de volume dos tecidos pode ocorrer Hipoxia tecidular, isquémia. Este faz parte de uma resposta intermédia. A resposta a longo prazo é a renal.
o que sao os barorrecetores ?
Transmitem a informação da parede arterial aos centros
vasomotores cardiovasculares que estão no tronco cerebral. O aumento da PA leva ao estiramento dos barorecetores que aumenta a frequência de disparo dos nervos aferentes.
Os barorecetores que se localizam no arco aórtico têm uma
sincronização mais lenta e níveis de pressão mais elevada. Os que se encontram no seio carotídeo são sensíveis a variações de pressão mais baixa.
qual é o estimulo para os barorrecetores ?
O estímulo para os barorecetores mais eficiente é a mudança rápida da PA. Uma PA continua e pequena, de vários anos, os barorecetores ajustamsepara manter sempre a mesma PA alta. Quando a PA desce os barorecetores já não estão acostumados para pressões menores e sim para as maiores que se foram desenvolvendo ao longo dos anos – ocorre nos hipertensos.
o que é a regulaçao a longo prazo ?
É feita pelo rim, que é muito sensível a alterações de pressão. As alterações decidem se este elimina ou retém água.
Aumento da PA > Aumento do fluxo de sangue > Aumento da pressão ao nível do glomero > Aumento da filtração que ultrapassa a capacidade de reabsorção do tubo proximal e distal > Excreção de água e sódio (natriurese)
As arteríolas aferentes e eferentes são reguladas pela angiotensina 2.
como é regulada a pressao arterial ?
O rim promove a libertação de renina > Converte o angiotensinogeneo produzido pelo fígado em angiotensina 1 > Ao nível do pulmão, através da enzima ECA, converteseem angiotensina 2 > Nas arteríolas provoca
vasoconstrição > Aumenta a resistência vascular periférica > Aumento da PA
Atuam no hipotálamo > Recetores V2 dos rins > Produção de vasopressina > Absorção > Aumenta a volemia > Aumenta a PA
Atuam no hipotálamo > Recetores V1 dos vasos sanguíneos (sobretudo os que se encontram no abdómen) > Vasoconstrição > Aumenta a RVP > Aumento da PA
o que faz a retençao de sal ?
A retenção de sal aumenta o volume plasmático e o débito cardíaco, fazendo com que haja também o aumento da pressão arterial, existindo riscos de perfusão