Anemias Flashcards
como se formam os globulos vermelhos ?
As nossas células são produzidas na medula óssea através de uma célula estaminal, pluripotente. Através de uma serie de divisões vamos, então, obter uma célula precursora mieloide, que vai dar origem a um precursor mieloide eritrocitário, que por sua vez vai dar
origem à linhagem dos neutrófilos e basófilos. Neste precursor eritrocitário comum, através de uma serie de divisões vamos então obter os GV.
o que é a hematopoiese ?
Consiste num processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva (célula estaminal) até aos diferentes tipos de células.
A célula estaminal tem a capacidade de se dividir e de se autorrenovar. As que estão presentes no sangue têm um tempo de semivida limitado e por isso precisam de se renovar de forma continua e constante.
o que é a eritropoietina ?
O principal estímulo para a produção de hemoglobina é uma proteína produzida em especial no rim (90%) em condições de hipoxia (falta de O2 nos tecidos), a eritropoietina.
Os outros 10% são produzidos no fígado. A eritropoietina estimula a formação dos pronormoblastos.
onde sao produzidos os eritrocitos ?
1º semana de gestação - produzidos pelo saco vitelino, que ajuda à alimentação do embrião.
6ª semana - 6/7º mês - produzidos no fígado, baço
e sistema linfático.
Após o fim da gestação - medula óssea
Até aos 5 anos todos os ossos são compostos por medula vermelha, que vai sendo substituída por medula óssea amarela
Depois dos 20 anos - produzidos nas vertebras, no esterno, nas costelas e no ilíaco.
o que é a eritropoiese ?
A eritropoiese começa então com a célula precursora (pronormoblasto) > Célula de reticulócito > eritrócito (transformação ocorre em 7 etapas).
Resumo das 7 etapas: a célula basófila vai perdendo a basófila e ficando cada vez mais rosa, vai perdendo a cromatina, através da diminuição da sua condensação, o núcleo fica cada vez mais pequeno e tal irá culminar na perda do núcleo. Os GV não têm núcleo.
o que é um reticulocito ?
Célula já sem núcleo com tempo de semivida de 3 dias (2 na medula e 1 em circulação). É na circulação que se dá a maturação em eritrócito em cerca de 24 a 48h.
À medida que as células percursoras perdem o núcleo, perdem também RNA e adquirem hemoglobina.
O eritrócito é uma célula sem mitocôndrias e sem ribossomas que produz, normalmente, hemoglobina através do seu metabolismo oxidativo.
quais sao as caracteristicas dos eritrocitos ?
São extremamente pequenos, têm uma forma discoide e bicôncava (aumenta a área de superfície para a difusão do oxigénio), membrana fina e flexível (rápida difusão do O2 do interior para o exterior da célula).
A membrana deve ser flexível, passa com maior facilidade na corrente sanguínea (nos capilares não se destroem, porque a sua membrana fica intacta e adequa a forma da célula até em vasos muito finos).
Quando há alterações nas proteínas do citoesqueleto (na espectrina), a célula fica rígida
e defeituosa, com um período de vida mais curto.
O tempo de semivida do eritrócito é de cerca de 100-120 dias
O transporte de O2 é facilitado pela hemoglobina. O O2 é pouco solúvel no plasma, não conseguindo circular livremente neste.
O objetivo dos GV não é sintetizar proteínas, logo não necessita do núcleo.
o que é o heme ?
grupo da hemoglobina (ainda tem globinas que são sintetizadas nos ribossomas)
Se não existir ferro não se forma o heme e, portanto, não se forma a hemoglobina.
o que é o grupo heme ?
• O grupo heme tem início no metabolismo do ciclo de Krebs, na succinil coenzima A e junta-se com um aminoácido, que é a glicina, dando origem a uma ALA.
• A ALA sai da mitocôndria e vai para o citoplasma da célula, onde sofre diversas reações e forma o corproporfirinogênios 3.
• Este volta a dirigir-se para a mitocôndria e sintetizam o protoporfirinogênio 9. Este vai dar origem a protoporfirina 9 que juntamento com o ferro (na forma ferrosa, reduzida) darão origem ao grupo heme.
Este grupo heme vai ser depois conjugado com as globinas e dar origem à hemoglobina. O grupo heme e as globinas juntam-se na mitocôndria do eritrócito.
há varios tipos de hemoglobina. Fala da hemoglobina A.
A mais comum (2 alfa e 2 beta), e perfaz 96-98% do total de hemoglobina. A cadeia alfa é sempre produzida ao longo da vida. A cadeia beta é produzida após o nascimento, porque substitui a cadeia presente no feto que é a cadeia gama, que diminui quando o bebe nasce.
fala da hemoglobina fetal
(2 alfa 2 gama) tem maior capacidade de fixar o O2 do que a hemoglobina adulta, porque este passa da mãe para o feto, por este motivo tem de ter uma maior afinidade.
A hemoglobina fetal perfaz cerca de 0,5 a 0,8 % da hemoglobina e a hemoglobina A2 (2 alfa e 2 delta), 1,5 a 3,5%.
qual é o principal estimulo para a produção de eritropoietina ?
O principal estímulo para a produção de eritropoietina é a hipoxia, sentida ao nível do rim pelas células tubulares renais, que levam à ativação do fator IF1-α desta via de sinalização.
Quando esta via de sinalização é ativada, vai haver então a produção de eritropoietina, que vai estimular, por sua vez, a produção dos pronormoblastos para depois se formar os eritrócitos.
Há uma condição em que há a redução da eritropoietina, mesmo em condições de hipoxia. Isto acontece quando existe uma insuficiência renal crónica, que provoca uma anemia associada à doença renal.
o que é uma anemia ?
A anemia é uma alteração sanguínea caracterizada pela diminuição de glóbulos vermelhos em circulação, resultando numa diminuição de O2 no sangue. Os glóbulos vermelhos transportam e fornecem oxigénio a todas as células do organismo através da hemoglobina.
como é o metabolismo do eritrocito ?
Os GV não têm núcleo, mas são uma célula ativa. Obtêm energia da via da glicólise, que permite obter ATP e através da via das pentoses de fosfato, obtém NADPH, que é importante na proteção da célula do stress oxidativo.
Glicose-6-fosfato desidrogenase, quando tem uma alteração interfere na formação de NADPH e leva à destruição das hemácias, pois elas ficam sujeitas a um grande stress oxidativo.
onde adquirimos o ferro ? E onde se armazena ?
Adquirimos ferro através da alimentação, e este pode estar ligado à hemoglobina (65%) ou à mioglobina (4%) que está presente nas células do musculo. Pode estar nos citocromos e armazenado no baço, no fígado, na medula, sob a forma de ferritina e hemossiderina.
absorvemos todo o ferro que ingerimos ?
Nem todo o ferro que ingerimos é absorvido. Há uma quantidade de Fe que é usado para a produção de hemoglobina ao nível da medula óssea (sistema reticuloendotelial).
Não precisamos de absorver o Fe todo, porque uma parte do que temos no organismo é reutilizado, graças à morte dos eritrócitos, que são células que contêm Fe.
O Fe, vai então ser enviado para as nossas reservas e aí fica armazenado sob a forma de ferritina ou então vai dar origem a novos eritrócitos.
quais sao as perdas diarias de ferro ?
Há perdas diárias de ferro: pelo sistema gastrointestinal, menstruação e sistema digestivo. Se houver uma maior perda de ferro terá de haver uma maior absorção e se, pelo contrário, houver uma diminuição da perda de ferro, menos quantidade terá de ser absorvida.