Anemias Flashcards

1
Q

como se formam os globulos vermelhos ?

A

As nossas células são produzidas na medula óssea através de uma célula estaminal, pluripotente. Através de uma serie de divisões vamos, então, obter uma célula precursora mieloide, que vai dar origem a um precursor mieloide eritrocitário, que por sua vez vai dar
origem à linhagem dos neutrófilos e basófilos. Neste precursor eritrocitário comum, através de uma serie de divisões vamos então obter os GV.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

o que é a hematopoiese ?

A

Consiste num processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva (célula estaminal) até aos diferentes tipos de células.
A célula estaminal tem a capacidade de se dividir e de se autorrenovar. As que estão presentes no sangue têm um tempo de semivida limitado e por isso precisam de se renovar de forma continua e constante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

o que é a eritropoietina ?

A

O principal estímulo para a produção de hemoglobina é uma proteína produzida em especial no rim (90%) em condições de hipoxia (falta de O2 nos tecidos), a eritropoietina.
Os outros 10% são produzidos no fígado. A eritropoietina estimula a formação dos pronormoblastos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

onde sao produzidos os eritrocitos ?

A

1º semana de gestação - produzidos pelo saco vitelino, que ajuda à alimentação do embrião.
6ª semana - 6/7º mês - produzidos no fígado, baço
e sistema linfático.
Após o fim da gestação - medula óssea
Até aos 5 anos todos os ossos são compostos por medula vermelha, que vai sendo substituída por medula óssea amarela
Depois dos 20 anos - produzidos nas vertebras, no esterno, nas costelas e no ilíaco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

o que é a eritropoiese ?

A

A eritropoiese começa então com a célula precursora (pronormoblasto) > Célula de reticulócito > eritrócito (transformação ocorre em 7 etapas).
Resumo das 7 etapas: a célula basófila vai perdendo a basófila e ficando cada vez mais rosa, vai perdendo a cromatina, através da diminuição da sua condensação, o núcleo fica cada vez mais pequeno e tal irá culminar na perda do núcleo. Os GV não têm núcleo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

o que é um reticulocito ?

A

Célula já sem núcleo com tempo de semivida de 3 dias (2 na medula e 1 em circulação). É na circulação que se dá a maturação em eritrócito em cerca de 24 a 48h.
À medida que as células percursoras perdem o núcleo, perdem também RNA e adquirem hemoglobina.
O eritrócito é uma célula sem mitocôndrias e sem ribossomas que produz, normalmente, hemoglobina através do seu metabolismo oxidativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

quais sao as caracteristicas dos eritrocitos ?

A

São extremamente pequenos, têm uma forma discoide e bicôncava (aumenta a área de superfície para a difusão do oxigénio), membrana fina e flexível (rápida difusão do O2 do interior para o exterior da célula).
A membrana deve ser flexível, passa com maior facilidade na corrente sanguínea (nos capilares não se destroem, porque a sua membrana fica intacta e adequa a forma da célula até em vasos muito finos).
Quando há alterações nas proteínas do citoesqueleto (na espectrina), a célula fica rígida
e defeituosa, com um período de vida mais curto.
O tempo de semivida do eritrócito é de cerca de 100-120 dias
O transporte de O2 é facilitado pela hemoglobina. O O2 é pouco solúvel no plasma, não conseguindo circular livremente neste.
O objetivo dos GV não é sintetizar proteínas, logo não necessita do núcleo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

o que é o heme ?

A

grupo da hemoglobina (ainda tem globinas que são sintetizadas nos ribossomas)
Se não existir ferro não se forma o heme e, portanto, não se forma a hemoglobina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

o que é o grupo heme ?

A

• O grupo heme tem início no metabolismo do ciclo de Krebs, na succinil coenzima A e junta-se com um aminoácido, que é a glicina, dando origem a uma ALA.
• A ALA sai da mitocôndria e vai para o citoplasma da célula, onde sofre diversas reações e forma o corproporfirinogênios 3.
• Este volta a dirigir-se para a mitocôndria e sintetizam o protoporfirinogênio 9. Este vai dar origem a protoporfirina 9 que juntamento com o ferro (na forma ferrosa, reduzida) darão origem ao grupo heme.
Este grupo heme vai ser depois conjugado com as globinas e dar origem à hemoglobina. O grupo heme e as globinas juntam-se na mitocôndria do eritrócito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

há varios tipos de hemoglobina. Fala da hemoglobina A.

A

A mais comum (2 alfa e 2 beta), e perfaz 96-98% do total de hemoglobina. A cadeia alfa é sempre produzida ao longo da vida. A cadeia beta é produzida após o nascimento, porque substitui a cadeia presente no feto que é a cadeia gama, que diminui quando o bebe nasce.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

fala da hemoglobina fetal

A

(2 alfa 2 gama) tem maior capacidade de fixar o O2 do que a hemoglobina adulta, porque este passa da mãe para o feto, por este motivo tem de ter uma maior afinidade.
A hemoglobina fetal perfaz cerca de 0,5 a 0,8 % da hemoglobina e a hemoglobina A2 (2 alfa e 2 delta), 1,5 a 3,5%.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

qual é o principal estimulo para a produção de eritropoietina ?

A

O principal estímulo para a produção de eritropoietina é a hipoxia, sentida ao nível do rim pelas células tubulares renais, que levam à ativação do fator IF1-α desta via de sinalização.
Quando esta via de sinalização é ativada, vai haver então a produção de eritropoietina, que vai estimular, por sua vez, a produção dos pronormoblastos para depois se formar os eritrócitos.
Há uma condição em que há a redução da eritropoietina, mesmo em condições de hipoxia. Isto acontece quando existe uma insuficiência renal crónica, que provoca uma anemia associada à doença renal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

o que é uma anemia ?

A

A anemia é uma alteração sanguínea caracterizada pela diminuição de glóbulos vermelhos em circulação, resultando numa diminuição de O2 no sangue. Os glóbulos vermelhos transportam e fornecem oxigénio a todas as células do organismo através da hemoglobina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

como é o metabolismo do eritrocito ?

A

Os GV não têm núcleo, mas são uma célula ativa. Obtêm energia da via da glicólise, que permite obter ATP e através da via das pentoses de fosfato, obtém NADPH, que é importante na proteção da célula do stress oxidativo.
Glicose-6-fosfato desidrogenase, quando tem uma alteração interfere na formação de NADPH e leva à destruição das hemácias, pois elas ficam sujeitas a um grande stress oxidativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

onde adquirimos o ferro ? E onde se armazena ?

A

Adquirimos ferro através da alimentação, e este pode estar ligado à hemoglobina (65%) ou à mioglobina (4%) que está presente nas células do musculo. Pode estar nos citocromos e armazenado no baço, no fígado, na medula, sob a forma de ferritina e hemossiderina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

absorvemos todo o ferro que ingerimos ?

A

Nem todo o ferro que ingerimos é absorvido. Há uma quantidade de Fe que é usado para a produção de hemoglobina ao nível da medula óssea (sistema reticuloendotelial).
Não precisamos de absorver o Fe todo, porque uma parte do que temos no organismo é reutilizado, graças à morte dos eritrócitos, que são células que contêm Fe.
O Fe, vai então ser enviado para as nossas reservas e aí fica armazenado sob a forma de ferritina ou então vai dar origem a novos eritrócitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

quais sao as perdas diarias de ferro ?

A

Há perdas diárias de ferro: pelo sistema gastrointestinal, menstruação e sistema digestivo. Se houver uma maior perda de ferro terá de haver uma maior absorção e se, pelo contrário, houver uma diminuição da perda de ferro, menos quantidade terá de ser absorvida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

onde é absorvido o ferro ?

A

O Fe é absorvido ao nível do duodeno
Para o Fe entrar na célula intestinal precisa do DMT1 e é absorvido na sua forma F2+ e tem duas opções:
• Se não precisarmos de ferro: Há passagem do Fe para Fe2+ → Entra pelo transportador → Armazenado sobe a forma de ferritina
• Se precisarmos de ferro: Há passagem do Fe para Fe2+ no lúmen intestinal → Entra pelo transportador → Absorvido para a corrente sanguínea → saída da célula intestinal pela proteína ferroportina (que se encontra na membrana baso lateral) → oxida-se e passa a Fe3+ (ferro férrico) → liga-se à proteína de transporte (transferrina)

19
Q

qual é a proteina reguladora das necessidades do ferro?

A

Hepcidina (sintetizada pelo fígado)
Quando há pouca hepcidina o Fe é absorvido pela membrana e acaba por ser transportado.
O aumento da hepcidina impede a absorção do Fe a nível intestinal e a libertação pelos macrófagos.
A hepcidina é, assim, controlada pelos níveis de transferrina: Pouca transferrina (reservas de Fe baixas) → impede a síntese de hepcidina → ferro absorvido

20
Q

de que depende a absorção do ferro ?

A

Vai então depender de 2 coisas: da ferroportina na parede baso-lateral do eritrócito e da DMT1 na parede apical, no topo das vilosidades intestinais. No lúmen intestinal, o Fe é reduzido e só assim ele consegue entrar para a nossa célula, mas quando entra no plasma ele tem de ser oxidado para se poder ligar à transferrina.

21
Q

o que acontece na degradação da hemoglobina ?

A

Eritrócito morre ao fim de 120 dias → hemoglobina quebrada → heme → O Fe é reciclado para a medula óssea para produzir novos GV ou hemoglobina, ou é armazenado, o restante heme dá origem à bilirrubina não conjugada que se liga à albumina →transportadas
pelo sangue → até fígado → onde é conjugada com o ácido glicurônico → passa a bilirrubina conjugada que é solúvel → que vai ser eliminada pela bílis.

22
Q

o que é a ictericia ?

A

Excesso de bilirrubina no sangue.

23
Q

o que é a anemia hemolitica ?

A

há a destruição excessiva de GV, o que faz com que o fígado não consiga conjugar toda a bilirrubina que lá chega. Esta bilirrubina não conjugada acaba por se acumular no sangue e por dar uma cor amarela as pessoas (ictericia). Pode ser:
Intravascular: causa autoimune, doença das favas, causa mecânica (existência de trombos dentro dos vasos), infeção (malária)
Extravascular: destruição do eritrócito que é separado em várias formas, a globina, o ferro e a
hemoglobina. Ex: Hemólise excessiva, alterações membranares…

24
Q

o que fazem as vitaminas B12 e B9 ?

A

As vitaminas B12 e B9 ajudam na maturação dos eritrócitos graças à síntese de DNA e RNA. Quando não existem há uma anemia megaloblástica (os eritrócitos não maturam e ficam na forma precursora- célula gigante).

25
Q

como é a absorção da vitamina B12 ?

A

Ingerida a nível de produtos animais e absorvida a nível do ílion (porção terminal do intestino delgado) para a corrente sanguínea. Para ser absorvida (ao nível do ílion) precisa de se ligar a um fator produzido no estômago, nas células parietais (fator intrínseco). Portanto, este fator intrínseco é então produzido ao nível do estômago e libertado no intestino e ao nível do
ílion vai se juntar à B12 e permite que esta seja absorvida.

26
Q

quais sao alguns sintomas da anemia ?

A

• Palidez
• Taquicardia (reflexa, resposta do nosso sistema nervoso simpático a tentar compensar a falta de O2
que não chega aos nossos tecidos. Uma vez que existe esta falta, vai haver mais batimentos de modo
a tentarmos que o sangue leve mais depressa o O2 aos tecidos)
• Murmúrio sistólico (mais audível no ápice cardíaco) →Sopros cardíacos também aparecem frequentemente devido à falta de O2. O sistema nervoso simpático vai aumentar o nosso débito
cardíaco e deste modo o fluxo de sangue também aumenta. Este aumento de débito leva a estes sons
• Inflamação Crónica
• Hepato ou esplenomegalia (aumento do fígado e do baço)
• Fadiga

27
Q

quais sao os sinais mais especificos da anemia ferropenica ?

A

Unhas em forma de colher (concava) – coiloníquia e aumento da língua

28
Q

quais sao os sinais mais especificos da anemia hemolitica ?

A

Icterícia (acumulo de bilirrubina não conjugada devido à incapacidade do fígado de a conjugar)

29
Q

quais sao os sinais mais especificos da anemia talassemia ?

A

Défice da síntese das globinas e aparecem deformações ósseas (a nível dos ossos faciais)

30
Q

quais sao os sinais mais especificos da anemia falciforme ?

A

Os eritrócitos perdem a flexibilidade da membrana e passam a ter uma forma de foice, o que leva a fenómenos trombóticos (entupimento dos vasos)

31
Q

quais sao as consequencias da falta de GV ?

A

• Défice de GV → Sem O2 a transportar → Hipoxia tecidular → no musculo leva à isquemia → nas artérias ocorre a claudicação (doença das montras – doentes que levam a vida normal e sentem uma grande dor, quando param a dor avalia e assim repetitivamente) → Não chega O2 ao local → Fraqueza muscular e fadiga → Palidez (os vasos periféricos não têm a chegada de sangue, porque este é dirigido para os órgãos
fulcrais)
• Défice de GV → Sem O2 a transportar → a nível respiratório há taquicardia →hiperventilação → dispneia de esforço
• Défice de GV > Sem O2 a transportar → a nível do SNC → tonturas, desmaio e fadiga extrema → Letargia (não ter vontade sequer de fazer nada)

32
Q

qual é o mecanismo compensatório do coração ?

A

O coração trabalha mais para compensar a falta de O2, aumentando a FC e dilata os capilares. Aumenta também o volume sistólico (o débito cardíaco que sai do coração – a quantidade de sangue que sai do VE para a aorta)

33
Q

qual é o mecanismo compensatório do rim ?

A

Este aumenta a produção de eritropoietina para haver a estimulação de medula óssea para a produção de GV. O rim tem um mecanismo de aumentar a volemia, à custa da retenção de água através do sistema renina angiotensina aldosterona.
Assim há a retenção de água e sódio, sendo extremamente importante na hipertensão
arterial. Nestes doentes com hipertensão arterial, normalmente, tomam fármacos que bloqueiam esse sistema

34
Q

o que pode levar a anemia megaloblastica ?

A
  • Falta de B12 e má absorção da mesma (ex.: doença de crónica, síndrome do intestino curto, doença causada pela atrofia das vilosidades intestinais ou infeção)
  • Se tivermos de retirar o ílion não há absorção da B12
  • Aumento das necessidades: nas crianças, gravidas ou mulheres em amamentação. Há doenças que consomem em grandes quantidades que, também, podem levar ao aumento das necessidades.
  • No caso da B12 se existir a retirada do estomago não existe o fator intrínseco
35
Q

quais sao as consequencias da baixa quantidade de vitamina B12 e acido folico ?

A

infertilidade; espinha bífida; os epitélios que sofrem
mais são os hiperproliferativos (língua, pele e mucosa dentaria); a nível neurológico (sobretudo B12) leva a alterações da visão e olfato e no SNPeriférico que conduz à parestesia (alteração da sensação).

36
Q

o que é a anemia perniciosa ?

A

Défice do fator intrínseco pode provocar uma anemia megaloblástica (associada a doenças autoimunes cujos anticorpos são anti fator intrínseco, ou seja, que o eliminam ou anti células parietais que são responsáveis pela produção de FI)

37
Q

o que é a anemia normocitica ?

A

Pode ocorrer uma anemia, porque os percursores eritroides não proliferam ou pela perda dos eritrócitos. A lesão da medula pode levar a anemia aplástica (não produz GV), a medula pode ter uma metástase (invadida por outro tecido), uma síndrome mielodisplásico (anemia hiperproliferativa) ou a diminuição da estimulação da medula.

38
Q

o que é a anemia falciforme ?

A

Tipo de anemia hemolítica causada por um defeito genético, ocorre devido a uma mutação na cadeia beta (substituição do acido glutâmico por uma valina na
posição 6).
As alterações consistem no facto do eritrócito ficar rígido e entrar em circulação, aderindo-se à parede dos vasos e levando à formação de trombos e,
consequentemente, à oclusão dos vasos (sobretudo os micro). Esta Hg quando adere à parede dos vasos (pequenos vasos) e vai dar origem a fenómenos trombóticos.

39
Q

quais sao as manifestações clinicas da anemia falciforme ?

A
  • Aumento dos reticulócitos
  • Hematopoiese vascular que leva à destruição do vaso
  • Degradação da Hg e acumulação de bilirrubina na vesícula
  • Formação de cálculos biliares
  • Icterícia
  • Fenómenos trombóticos → rutura dos eritrócitos no interior dos vasos que pode provocar AVC, enfartes, isquemia
  • CID- coagulação intravascular disseminada
40
Q

o que é a anemia ferropenica ?

A

A absorção do Fe é dependente na acidez gástrica e é feita ao nível do duodeno.
Um doente com refluxo e que tome inibidores da bomba de protões (inibe a formação do ácido) e leva à dificuldade de absorção de ferro

41
Q

quais sao as causas da anemia ferropenica ?

A

Hemorragias crónicas, nas mulheres a menstruação, aumento das necessidades, gravidez, má absorção, redução da acidez gástrica, doença do duodeno, fraca ingesta.

42
Q

quais sao os sintomas da anemia ferropenica ?

A

Aumento do tamanho da língua, cabelo mais fino e quebradiço, unhas, etc.

43
Q

o que é que acontece quando ha um aumentot da concentração de transferrina ?

A

Se houver um aumento de concentração da transferrina, temos um aumento da síntese de hepcidina, o que significa que não há necessidade de ter mais absorção de ferro. A absorção do ferro só se dá quando há uma diminuição da hepcidina, porque a
hepcidina é o que balanceia a absorção.