PARALISIA DE BELL Flashcards
PTE COM QUEIXA DE PARALISIA FACIAL
ANAMNESE GERAL
MC+ QUADRO SIMILAR ANTERIOR
SOBRE MC
QUANDO INICIOU E SE AUEMENTOU DE INTENSIDADE
EXAME FISICO
GERAL+SV, DA+ EXAME NEUROLOGICO
LABORATORIO
HMG E INTERPRETA COMO NORMAL
INDAGA SOBRE
RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA
TRAUMA LOCAL
COINFECÇÃO
EXPOSIÇÃO AO FRIO
ESTRESSE
INMUNOSSUPRESSAO
dor
RETROAURICULAR
SOLICITA
PTE SORRIR E PISCAR OS OLHOS
INVESTIGA FORÇA EM
MMII
MMSS
SOLICITA AUDIOMETRIA
VERBALIZA
QUE SE TRATA DE UMA PARALISIA FACIAL PERIFERICA POIS ACOMETE OS MOVIMENTOS DE TODA A HEMIFACE
DX
PARALISIA DE BELL
NAO SOLICITAR EXAME DE IMAGEM
DX É CLINICO
EXPLICAR A PATOLOGIA PARA O PACIENTE
condição na qual o nervo facial que controla a contração da musculatura do rosto, é lesado por uma inflamação, que leva o nervo a parar de funcionar parcialmente ou completamente.
SITOMAS
Os sinais e sintomas comuns da paralisia de Bell são: fraqueza dos músculos de um lado do rosto com paralisia da pálpebra superior que leva a dificuldade de fechar o olho e dificuldade para piscar, pode levar a ressecamento do olho com lesões da córnea.
Pode ocorrer ainda desvio da boca para o lado contrário ao da paralisia (boca torta), pois, a boca desvia para o lado bom que é o lado que a musculatura contrai.
diminuição do paladar na parte anterior da língua e salivação excessiva levando o paciente a babar. Pode apresentar dor atrás do ouvido e ruídos altos podem causar desconforto no ouvido do lado afetado, uma condição chamada hiperacusia
CAUSAS
Lesão que causa inflamação do nervo facial, com interrupção do seu funcionamento, ocorre por infecções virais de diversos tipos. O vírus que mais frequentemente leva a paralisia de Bell é o herpes simples , o mesmo vírus que causa a herpes labial e a herpes genital. Outros vírus também podem causar a paralisia de Bell, incluindo o vírus da herpes zoster que causa a catapora, entre outros vírus como citomegalovírus e vírus Epstein-Barr que causa a mononucleose.