Oropouche Flashcards
O Oropouche é uma doença causada por um ______ (vírus transmitido por artrópodes) do gênero __________, da família ________.
arbovírus
Orthobunyavirus
Peribunyaviridae
O Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir de amostra de sangue de uma ________ (Bradypus tridactylus) capturada durante a construção da rodovia Belém-Brasília.
bicho-preguiça
A transmissão do Oropouche é feita principalmente pelo inseto conhecido como _____________. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias. Quando o inseto pica uma pessoa saudável, pode transmitir o vírus.
Culicoides paraensis(maruim).
Existem dois tipos de ciclos de transmissão da doença:
a) Ciclo SilvestreNo ciclo silvestre, bichos-preguiça e primatas não-humanos (e possivelmente aves silvestres e roedores) atuam como hospedeiros. Há registros de isolamento do OROV em algumas espécies de insetos, como Coquillettidia venezuelensis e Aedes serratus. No entanto, o vetor primário é o Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.b) Ciclo Urbano:Nesse ciclo, os humanossão os principais hospedeiros do vírus. O inseto Culicoides paraensis também é o vetor principal. O inseto Culex quinquefasciatus, comumente encontrado em ambientes urbanos, pode ocasionalmente transmitir o vírus também.
Os sintomas são parecidos com os da ______: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. Nesse sentido, é importante que profissionais da área de vigilância em saúde sejam capazes de diferenciar essas doenças por meio de aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais e orientar as ações de prevenção e controle.
dengue
___________________________________ estão entre os sintomas mais comuns da doença.
Dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia
Qual é o tempo de duração dos sintomas?
Os primeiros sintomas aparecem entre 3 e 8 dias após a picada do inseto. Os sintomas duram de 2 a 7 dias, e o vírus permanece no sangue da pessoa infectada por 2 a 5 dias após o início dos primeiros sintomas. Parte dos pacientes (estudos relatam até 60%) pode apresentar recidiva, com a manifestação de sintomas após 1 a 2 semanas a partir das manifestações iniciais.
Em caso de infecção durante a gravidez, o vírus pode ser transmitido para o bebê?
Sim. Há casos recentes confirmados de transmissão do vírus Oropouche da mãe gestante para o feto, mas ainda não é possível estabelecer a frequência com que isso ocorre.
Onde o inseto transmissor da doença se reproduz?
Ele se reproduz em matéria orgânica em decomposição, como frutos e folhas.