Lepstopirose Flashcards
Pelas dificuldades inerentes à realização dos exames de cultura, os métodos______ são prioritariamente escolhidos para o diagnóstico da leptospirose
sorológicos
O Rattus norvegicus é o principal portador do sorovar icterohaemorraghiae, um dos mais patogênicos para o homem. Outros reservatórios são:
caninos, suínos, bovinos, equinos, ovinos e caprinos.
A leptospirose canina representa um sério problema sanitário devido à proximidade estabelecida entre os seres humanos e os cães. A presença de leptospiras em animais silvestres e sinantrópicos foram identificadas além de roedores, também em _______(tamanduá, tatu e preguiça), carnívoros e primatas, os quais podem atuar como fonte de infecção e potenciais disseminadores dos diferentes sorovares de Leptospira spp. (Brasil, 2021).
Xenarthras
___________é um achado característico da leptospirose e é observada em cerca de 30% dos pacientes. Esse sinal aparece no final da fase precoce e caracteriza-se por hiperemia e edema da conjuntiva ao longo das fissuras palpebrais.
Sufusão conjuntival
A manifestação clássica da leptospirose grave é a______, caracterizada pela tríade de icterícia, insuficiência renal e hemorragias, mais comumente pulmonar
síndrome de Weil
Quais são os testes mais utilizados ?
Os mais utilizados são o teste Elisa-IgM, a e a microaglutinação (MAT).
Caso confirmado
Critério clínico-laboratorial: Caso suspeito associado a um ou mais dos seguintes resultados de exames:
- Elisa-IgM reagente mais soroconversão na MAT com duas amostras, entendida como uma primeira amostra (fase aguda) não reagente e uma segunda amostra (14 dias após a data de início dos sintomas com máximo de até 60 dias) com título maior ou igual a 200.
- Aumento de 4 vezes ou mais nos títulos da MAT entre duas amostras sanguíneas coletadas com um intervalo de aproximadamente 14 a 21 dias (máximo de 60 dias);
- Quando não houver disponibilidade de duas ou mais amostras, um título maior ou igual a 800 na MAT confirma o diagnóstico;
• Isolamento da leptospira em sangue;
• Detecção de DNA por PCR em amostra de sangue com anticoagulante (exceto heparina) em pacientes com até dez dias de início dos sintomas.
Caso confirmado
Critério clínico-epidemiológico:
Todo caso suspeito que apresente febre e alterações nas funções hepática, renal ou vascular, associado a antecedentes epidemiológicos (descritos na definição de caso suspeito) que, por algum motivo, não tenha coletado material para exames laboratoriais específicos, ou estes tenham resultado não reagente com amostra única coletada antes do 7º dia de doença ou uma amostra única coletada, em qualquer dia de doença, com ELISA reagente ou indeterminado e MAT não reagente ou com título < 800.
Controle da população de roedores: ações programadas de controle de roedores, com ciclos periódicos de desratização nas áreas de maior risco para contrair a doença; e intensificação das ações de educação em saúde nessas áreas, com ênfase nas medidas de antirratização. Também devem ser desratizadas, periodicamente, as bocas de lobo localizadas no entorno das áreas de transmissão de leptospirose.
Medida relativa a :
Relativas às fontes de infecção
- Segregação e tratamento de animais de produção e companhia acometidos pela doença. No caso de animais de produção, deve-se atentar às medidas de barreiras sanitárias impostas pelos demais órgãos envolvidos com a questão, como, por exemplo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Medida relativa a :
Relativas às fontes de infecção
Conhecimento da distribuição espacial e temporal dos casos, mapeamento das áreas e do período de ocorrência dos casos, assim como dos locais com maior potencial para a transmissão de leptospirose, criando um banco de dados das áreas prioritárias, para controle e prevenção. Para isso, pode-se recorrer à epidemiologia e ao geoprocessamento.
Medida relativa a :
Relativas às fontes de exposição
- Uso de informações dos sistemas de previsão climática, para desencadear alertas de risco de enchentes às populações que vivem em áreas sujeitas a esses eventos e, com isso, orientá-las a evitar a exposição às águas das enchentes, caso estas venham a ocorrer.
Medida relativa a :
Relativas às fontes de exposição
- Organização de um sistema de orientação aos empregadores e profissionais que atuam nos serviços de coleta e segregação de resíduos sólidos, tratamento de efluentes, limpeza e manutenção de galerias de águas pluviais e esgotos, controle de pragas, manipulação e criação de animais, entre outras atividades afins, sobre a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual.
Medida relativa a :
Relativas às fontes de exposição
- Cuidados com os alimentos É fundamental que as ações de vigilância sanitária relativas à produção, armazenamento, transporte e conservação dos alimentos sejam continuadas e que os locais destinados a essas atividades sejam inacessíveis a roedores. No caso de enchentes, é perigosa qualquer tentativa de reaproveitamento dos alimentos que entraram em contato com as águas de enchentes: eles deverão ser descartados. Como medida de prevenção antes do início das chuvas, o ideal é armazenar os alimentos em locais elevados, acima do nível das águas. No cuidado geral com os alimentos, algumas medidas tornam-se necessárias.
Relativas às vias de transmissão
- Limpeza da lama residual das enchentes; A lama das enchentes tem alto poder infectante e nestas ocasiões fica aderida a móveis, paredes e chão. Recomenda-se retirar essa lama (sempre com a proteção de luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando-o a seguir com solução de hipoclorito de sódio a 2,5% na seguinte proporção: para 20 litros de água, adicionar duas xícaras de chá (400mL) de hipoclorito de sódio a 2,5%. Aplicar essa solução nos locais contaminados com lama, deixando agir por 15 minutos.
Relativas às vias de transmissão