Clínica Flashcards
Cão, macho, doze anos de idade, peso 5 kg, da
raça poodle, apresenta aumento de volume abdominal e edema de membros pélvicos. Proprietário relata leve intolerância a exercícios. Diante do exposto, qual é o provável diagnóstico?
insuficiencia cardiaca congestiva direita
Congestão do coração direito;
* Congestão hepática e esplênica;
* Efusão pleural (provocando aumento do esforço respiratório, ortopneia, cianose);
* Ascite (edema abdominal);
* Edema subcutâneo;
* Arritmia cardíaca;
* Sinais de baixo débito cardíaco;
* Cansaço;
* Fraqueza aos exercícios;
* Síncope;
* Azotemia pré-renal;
* Cianose (por fraca circulação periférica);
* Arritmia cardíaca.
O hiperadrenocorticismo é uma das causas de ____potassemia em cães e gatos.
hipo
Os sintomas decorrentes da hipocalcemia derivam, principalmente, do ____ da
excitabilidade neuromuscular, manifestando-se como convulsão, fasciculação, tremor, tetania, letargia,
taquicardia ou cãibras.
aumento
O uso isolado de bloqueadores ______________ são métodos inaceitáveis de eutanásia.
neuromusculares, cloreto de potássio ou
sulfato de magnésio
O _____ eritrocitário é caracterizado pelo empilhamento das hemácias, ou seja, estas células ficam dispostas “em grumos”.
rouleaux
O rouleaux eritrocitário é caracterizado pelo empilhamento das hemácias, ou seja, estas células ficam dispostas “em grumos”.
Em geral, esta alteração ocorre devido ao aumento das proteínas no sangue, principalmente as ______ Neste caso é importante suspeitar que o paciente pode estar diante de uma grande produção de anticorpos (imunoglobulinas). Os anticorpos na superfície dos eritrócitos levam à uma adesão destas células, causando esta aglutinação (empilhamento).
globulinas.
Na hemoglobinúria há a excreção de hemoglobina na urina que pode ocorrer devido a hemólise intravascular decorrente de babesiose, leptospirose etc. No exame físico a urina se encontrará ______e no exame químico a fita apontará sangue oculto em grande quantidade.
avermelhada
O antibiótico enrofloxacina deve ser evitado na rotina de felinos, dado que alguns animais podem apresentar lesão _______, levando à cegueira.
retiniana
faixa pH considerado normal:
5,5 - 6,5;
Valores acima ou abaixo dos descritos, não necessariamente indicam alguma doença.
Já resultados com pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina.
Os tubos para coleta de sangue se diferenciam uns dos outros pelas cores da tampa, cada coloração apresenta um tipo específico de anticoagulante, no caso do tubo ______ o anticoagulante é a heparina indicado para análises bioquímicas e gasometria.
verde
A cavidade oral e a orofaringe cicatrizam mais _______ que a pele devido à atividade fagocítica e à epitelização na mucosa serem mais extensas.
rapidamente
A fístula oronasal (FON) consiste na principal sequela pós-cirúrgica da palatoplastia podendo levar a problemas funcionais, como a regurgitação de alimentos pelas narina. A FON pode ser provocada por tensão muscular excessiva sobre a sutura e, desse modo, a sutura _____de pressão é imperativa para evitar a deiscência da ferida e a subsequente FON.
livre
Anemias decorrentes de deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico é chamada de anemia ________.
megaloblástica.
Tubo de coleta cor azul contém qual aditivo?
citrato de sódio
Qual o agente causador da cinomose?
Morbillivirus.
O vírus da imunodeficiência felina é um _______ da família ________.
lentivírus
Retroviridae
O FIV infecta preferencialmente linfócitos _______ (apesar de também infectar macrófagos e células dendríticas). A patogênese da infecção portanto culmina em uma falha dos mecanismos de defesa do sistema imune do hospedeiro, e este, torna-se mais suscetível a variadas infecções secundárias.
T CD4+
______: é a elevação da pele de forma limitada com até 1cm, em seu interior pode haver conteúdo seroso que pode se tornar purulento e hemorrágico;
vesícula
A peritonite infecciosa felina é uma doença infecciosa causada por um _______ envelopado que pode acometer os gatos. Essa enfermidade é classificada em efusiva e não efusiva de acordo com o curso clínico. Os sinais clínicos podem ser inespecíficos e variados, em felinos com idade inferior a 2 anos é a principal causa de icterícia, o animal também pode apresentar anorexia, emagrecimento, diarreia, vômito, linfadenopatia, efusões pleural e peritoneal e distúrbios neurológicos.
coronavírus
PIF
Na análise do liquor quando há sinais neurológicos pode-se observar xantocromia pelo aumento de ______sérico e no liquor em decorrência de necrose hepática, hemólise intravascular, vasculite etc, hiperproteinorraquia em decorrência do aumento da celularidade, além do aumento da celularidade (pleocitose) pelo processo inflamatório instalado, com predomínio de neutrófilos.
bilirrubina
A leucemia felina é causada por um ______ que pode causar imunossupressão podendo predispor esses animais a desenvolver linfoma, a imunossupressão deixa esses animais predispostos a infecções secundárias. Os gatos também podem apresentar outros sinais como anemia, neuropatias periférica, anorexia, letargia etc.
retrovírus
Gatos
A síndrome de _______ é uma síndrome rara que acomete o sistema nervoso autônomo, promovendo a degeneração neuronal nos gânglios autonômicos periféricos. Ocorre diminuição da produção das secreções gastrointestinais bem como a diminuição de peristaltismo.
Key-Gaskell
A cistite________ está associada a presença de microrganismos fermentadores de glicose, que produzem gás no lúmen da bexiga.
enfisematosa
Os microrganismos envolvidos na etiologia da cistite enfisematosa, são os que utilizam a glicose como substrato, como: Proteus sp, Aerobacter aerogenous, Escherichia coli e Clostridium spp.
A cistite enfisematosa possui sinais clínicos inespecíficos. Os mais encontrados na medicina veterinária são disúria, hematúria, polaquiúria, dor abdominal e letargia. No entanto, a pneumatúria é considerado um dos sinais mais específicos desta doença.
A cistite ______ é caracterizada por inflamação crônica da bexiga com formação de grânulos que não afetam a volemia e, desse modo, não afeta a perfusão renal.
granulomatosa
A cistite granulomatosa apresenta macrófagos epitelioides e células gigantes e pode ser observado na tuberculose e em outras micobaterias.
Proteinúria positiva (> _____mg/24 horas): lesões da membrana glomerular (distúrbios do complexo imune, agentes tóxicos), glomerulonefrites, insuficiência renal crônica, nefropatias diabéticas, queimaduras, infecções, tuberculose renal, cilindrúrias, febres, gravidez.
150
Um dos indícios físicos de proteinúria é que a urina fica ________.
A observação de espuma se dá devido a desnaturação proteica que ocorre devido o pH mais ácido da urina.
esbranquiçada e bastante espumosa
Os quilomícrons são constituídos de _______provindos dos lipídios oriundos da alimentação e processados no intestino.
triglicerídeos
A efusão quilosa e pseudoquilosa apresentam característica _______ devido os triglicerídeos.
turva, leitosa e de coloração esbranquiçada a branco-rósea
Efusão quilosa e pseudoquilosa ______ para o teste de saponificação visto o NaOH sofre reação com os triglicerídeos ali presente.
positivos
hemostasia______: ocorre ativação das plaquetas com a adesão e agregação plaquetária, vasoconstrição, formando assim o tamponamento do endotélio lesionado;
primária
hemostasia _____: é a formação do coágulo em si, no qual os fatores da coagulação irão por diversos mecanismo formar a fibrina a partir do fibrinogênio;
secundária
hemostasia _______: é a dissolução coágulo através da fibrinólise, evitando dessa forma ocorrência de trombo.
terciária
_______ atua na hemostasia terciária impedindo a formação da plasmina não ocorrendo a fibrinólise.
Ácido tranexâmico
Alguns fatores da coagulação como II, VII, IX e X são dependentes da vitamina K, sendo importante na hemostasia _______ para a correta formação do coágulo.
secundária
Um cão, com olhos tapados, apresenta resposta de aversão de cabeça ao ser estimulado com um algodão embebido em álcool perto de seu plano nasal. Qual é o nervo craniano que está sendo testado?
Trigêmio
No trauma crânio-encefálico, o controle das variáveis respiratórias é importante para a redução das lesões encefálicas. Portanto, recomenda-se que os pacientes acometidos sejam mantidos em
normocapnia, para melhor controle do fluxo sanguíneo encefálico e na pressão intracraniana.
_________: é a diferença de tamanho entre as hemácias. Quanto mais grave a anemia, maior a ocorrência de anisocitose.
Anisocitose
__________: hemácias com formas esféricas, com intensa coloração pela perda de conteúdo de membrana sem perda de hemoglobina devido a eritrofagocitose parcial dos anticorpos e/ ou complemento dos eritrócitos pelos macrófagos do sistema fagocitário mononuclear. Presente em anemia hemolítica auto-imune primária ou induzida por drogas ou transfusão incompatível.
Esferócitos
_______: são hemácias espiculadas, com várias projeções regulares. Ocorrem em amostras velhas, uremia, excesso de EDTA, coagulação intravascular disseminada (CID).
Equinócitos
________: projeções irregulares e variadas. Ocorrem em cães com hiperbilirrubinemia, associados a hemangiossarcoma ou hemangioma esplênico e doença hepática difusa, shunts porto-cava e dietas altas em colesterol.
Acantócitos
________: fragmentos irregulares das hemácias. Ocorrem em falha renal, mielofibrose, glomerulonefrite, deficiência crônica de ferro, fluxo sangüíneo turbulento.
Esquisócitos
__________: aumento do diâmetro e redução na espessura. Quando hipocrômicos ocorre por produção reduzida de hemoglobina (anemia ferropriva); quando há policromasia, consistem em reticulócitos (indica regeneração); quando arregenerativa. O mais comum é a aparência em alvo.
Leptócitos
_________: hemácias em forma de gota. Aparecem em mielofibrose ou desordens mieloproliferativas.
Dacriócitos
_________: hemácias em forma de engrenagem. Comum em bovinos, artefato de técnica ou desidratação em outras espécies.
Crenação
A _________ em humanos é característica de deficiência de vitamina B12 e ácido fólico e em bovinos, na deficiência de cobalto ou pastagem rica em molibdênio. A anemia resulta de uma assincronia da eritropoiese causada por alterações na maturação no estágio de pró-rubrícito a rubrícito basofílico, produzindo eritrócitos megaloblásticos na medula óssea. Em cães poodle os eritrócitos macrocíticos normocrômicos não são acompanhados por anemia
anemia macrocítica normocrômica
A _________ é tipicamente observada durante remissão em perda aguda de sangue ou hemólise aguda. O grau de macrocitose e hipocromia depende da severidade da anemia, associada à intensidade da resposta eritropoiética medular, o que leva a reticulocitose sangüínea. A reticulocitose em resposta à anemia aumenta o VCM e reduz o CHCM. Entretanto, muitos dias devem passar desde a manifestação da anemia antes da alteração da morfologia eritrocítica se mostrar aparente.
anemia macrocítica hipocrômica
A ______________ ocorre pela depressão seletiva da eritropoiese em doenças crônicas como infecções, doença renal crônica, malignidades e certas desordens endócrinas. Nestes casos, a resposta de reticulócitos está ausente ou insignificante. Os esforços devem ser direcionados mais para o diagnóstico da doença primária do que para o tratamento da anemia, uma vez que o uso de hematínicos está contra-indicado, pois o tecido eritropoiético não pode fazer uso destas substância
anemia normocítica normocrômica
A ___________ resulta de deficiência de ferro ou incapacidade de utilização do ferro para a síntese da hemoglobina
anemia microcítica hipocrômica