Leishmaniose visceral Flashcards
Imunofluorescência indireta (RIFI) – Consideram-se como positivas as amostras reagentes a partir da diluição de _____.
1:80.
Imunofluorescência indireta (RIFI) – Consideram-se como positivas as amostras reagentes a partir da diluição de 1:80. Nos títulos iguais a ______, com clínica sugestiva de LV, recomenda-se a solicitação de nova amostra em 30 dias. Caso o paciente já tenha um diagnóstico prévio com a presença da infecção/doença, não é necessária a realização da RIFI.
1:40
Em relação à Leishmaniose Visceral, define-se como área para investigação com fins de vigilância aquela que, a partir do primeiro caso canino (suspeito ou confirmado), estiver circunscrita em um raio de no mínimo ________cães a serem examinados.
100 (cem)
Protozoários ________do gênero Leishmania. Nas Américas, a Leishmania (Leishmania infantum) é a espécie mais comumente envolvida na transmissão da leishmaniose visceral (LV).”
tripanossomatídeos
“Municípios em _______: municípios com casos humanos ou caninos suspeitos aguardando a confirmação do diagnóstico para infecção por Leishmania infantum.
investigação
Municípios com ______: são aqueles em que há registro de caso(s) autóctone(s) de LV humana.
transmissão
Municípios ______: são aqueles com histórico de registro de casos autóctones de LV humana.
endêmicos
Em município _______: quando há o registro do primeiro caso humano ou canino.
silencioso
Em município com _____: quando há um incremento no número de casos humanos em relação ao esperado.
transmissão
Municípios com _________: são aqueles em que há registro de apenas casos caninos autóctones com caracterização da Leishmania infantum. Esses municípios são considerados enzoóticos.”
transmissão canina
No ambiente silvestre os reservatórios são
Raposas (Dusicyon vetulus e Cerdocyon thous)
· Marsupiais (Didelphis albiventris).
Os vetores da leishmaniose visceral são Dípteros da família______, subfamília_______, denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquiras, birigui, entre outros.
Psychodidae
Phlebotominae
Qual vetor foi incriminada como vetora no estado do Mato Grosso do Sul.
L. cruzi
áreas com ausência de Lu. longipalpis e/ou Lu. Cruzi qual espécie de vetor é responsável pela transmissão ?
Lutzomyia migonei (Migonemyia migonei)
A atividade dos flebotomíneos é:
crepuscular e noturna
O exame imunológico mais utilizado no Brasil é a:
imunofluorescência indireta (RIFI) e os ensaios imunoenzimáticos.
Imunofluorescência indireta (RIFI): o resultado da imunofluorescência indireta é normalmente expresso em diluições. Considera-se como positivas as amostras reagentes a partir da diluição de____. Nos
títulos iguais a____, com clínica sugestiva de leishmaniose visceral, recomenda-se a solicitação de nova amostra em 30 dias.
1:80
1:40
Qual é a técnica padrão-ouro para a identificação de formas amastigotas do parasito em material biológico obtido preferencialmente da medula óssea, do linfonodo ou do baço
Diagnóstico parasitológico
A punção aspirativa esplênica é o método que oferece maior _______(90%-95%) para demonstração do parasito (porém apresenta restrições quanto ao procedimento), seguida pelo aspirado de medula óssea, biópsia hepática e aspiração de linfonodos (Brasil, 2006).
sensibilidade
Como é a evolução da doença no cão ?
A doença no cão é de evolução lenta e início insidioso