Orçamento público, Títulos do Tesouro Nacional e Dívida Pública. Flashcards
O ____________ é o ato pelo qual o Poder Executivo prevê e o Poder Legislativo autoriza, por certo período de tempo, a execução das despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país.
Orçamento público.
A ________________ consiste nas decisões e ações relacionadas aos gastos e arrecadações (receitas) do governo, que a utiliza para alterar no nível de produto da economia.
Política fiscal.
A __________________________ é responsável pela administração da política fiscal no âmbito federal, mas os estados e municípios também são agentes da política fiscal.
Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Os gastos podem ser divididos em _____________ e ____________________.
Despesas e transferências.
As transferências (como o Bolsa Família) não têm contrapartida, enquanto as despesas resultam no recebimento, pelo governo, de um bem ou serviço.
Os instrumentos da política fiscal são:
Gasto do governo (G), transferência (Tr) e tributação (T).
A execução da política se dá por meio do orçamento do governo, que consiste na combinação desses três instrumentos.
Quando o governo aumenta seus gastos ou reduz a tributação, ele está adotando uma política fiscal ___________________.
Expansionista.
Quando o governo diminui seus gastos ou aumenta a tributação, estamos diante de uma política fiscal ___________________.
Restritiva (ou Contracionista).
São exemplos de políticas fiscais expansionistas:
▶ Aumento no valor do Bolsa Família (/\G:
transferências);
▶ Aumento dos subsídios dos servidores
públicos federais (/\G: despesas);
▶ Construção de uma nova sede do Banco
Central em Salvador (/\G: despesas);
▶ Redução da alíquota do Imposto de
Renda (\/T: impostos);
▶ Isenção de IPI de eletrodomésticos (\/T:
impostos).
São exemplos de políticas fiscais restritivas:
▶ Recriação da CPMF (/\T: impostos);
▶ Fechamento de delegacias da Receita
Federal (\/G: despesas);
▶ Aumento de idade mínima para
aposentaria (\/G: transferências);
▶ Redução de créditos subsidiados ao
agricultor (\/G: transferências);
▶ Criação do Imposto sobre Grandes
Fortunas (/\T: impostos).
As políticas fiscais expansionistas são adotadas quando o governo deseja aumentar a demanda agregada. (V/F)
VERDADEIRO.
A adoção de política fiscal expansionistas em momentos de economia aquecida, quando a demanda já é alta, causa _________, pois o governo adiciona sua própria demanda à pressão de preços.
Inflação.
A política fiscal restritiva NÃO deve ser adotada em momento de superaquecimento da economia, de forma a aliviar a pressão inflacionária. (V/F)
FALSO. Ela deve ser adotada para aliviar a inflação.
Sua utilização em momentos de baixa atividade econômica tende a agravar a recessão ou comprometer o crescimento da economia.
Os ________________ podem ser considerados o principal elemento da política fiscal e uma das questões mais importantes da economia do setor público.
Gastos públicos.
É por meio dos gastos públicos que o governo cumpre suas funções relacionadas à produção ou regulação do fornecimento de bens públicos e à correção de externalidades, além da prestação de serviços básicos como saúde, educação e seguridade social.
Os gastos públicos também nos informam como o Estado está escolhendo utilizar seus recursos, quais bens e serviços e em quais quantidades o governo está fornecendo à sociedade, e qual está sendo o custo. (V/F)
VERDADEIRO.
Os gastos ___________________ são aqueles financiados pela tributação ou endividamento público, e podem ser apresentados em diversos graus de desdobramentos, desde a despesa total, até o gasto mais detalhado possível.
Governamentais.
As despesas ___________ proporcionam avaliação no nível macroeconômico dos gastos da administração pública direta e indireta e ter um panorama de seus principais componentes.
Agregadas.
O nível agregado permite uma análise superficial dos gastos – distribuídos por componentes tais como pessoal e encargos, transferências, juros e amortizações da dívida etc.
O detalhamento dos gastos governamentais por categorias econômicas permite análise detalhada de sua qualidade, apresentando por meio de balanços gerais das unidades federativas (União, Estados Distrito Federal e Municípios) da estrutura governamental.
Por meio dos gastos por categoria econômica, é possível avaliar ou apurar:
▶ A situação financeira do governo, quando analisada conjuntamente com a receita;
▶ O peso relativo de cada componente na estrutura de gastos;
▶ A capacidade de poupança do governo;
▶ A capacidade de investimentos do governo;
▶ Como a rigidez da composição dos gastos restringe a margem de flexibilidade do governo, interferindo diretamente na sua política de gastos.
As categorias econômicas são:
Despesas correntes e Despesas de capital.
As ___________________ são os gastos necessários ao funcionamento da administração pública, como despesas com pagamento de pagamento de pessoal, com manutenção da estrutura funcional e com consumo de bens e serviços.
Despesas correntes.
São aqueles gastos de custeio com as atividades corriqueiras do governo (compra de materiais de escritório, aluguéis, pagamento de servidores públicos, pagamento de juros da dívida pública etc.).
As __________________ apesar de também diminuírem as disponibilidades financeiras do Estado, não têm efeito sobre o Patrimônio Líquido, pois têm uma contrapartida a redução de uma obrigação ou a constituição de um bem ou direito.
Despesas de capital.
São gastos com investimentos em capital, como obras e edificações, que caracterizam a constituição de ativos, ou gastos com amortização do valor principal da dívida pública, que reduzem o passivo do governo. (construção de estradas, pontes, edifícios, hospitais, escolas, amortização da dívida pública etc.)
Em relação à dívida pública, o pagamento de juros é considerado gasto corrente, enquanto a amortização da dívida é considerada gasto de capital. (V/F)
VERDADEIRO.
Conforme definido no manual de estatísticas fiscais da autarquia, o setor público é:
O setor público não-financeiro mais o Banco Central.
O setor público não-financeiro inclui: as administrações diretas federal, estaduais e municipais; as administrações indiretas (autarquias e fundações), o sistema público de previdência social e as empresas estatais não-financeiras federais, estaduais e municipais, além da Itaipu Binacional.
O _________________ é apurado anualmente a, mensura-se o resultado naquele ano específico e é uma variável do tipo fluxo. Os sucessivos déficits (ou superávits) vão se acumulando à ______________, que é uma variável do tipo estoque.
Déficit público | Dívida pública.
As variáveis do tipo fluxo são mesuradas em relação a determinado período de tempo; já as variáveis do tipo estoque são medidas em certo instante de tempo.
A emissão de moeda é feita por meio da venda de títulos públicos ao Banco Central do Brasil, que emite a moeda e recebe, em troca, os títulos. (V/F)
FALSO. Embora na teoria seja possível, esse tipo de operação não é realizado no Brasil por limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quando há ________________, isto significa que o governo está arrecadando mais do que está gastando, logo, está fazendo política fiscal contracionista (restringindo a demanda agregada).
Superávit público.
Quando há _______________, isto significa que o governo está gastando mais do que está arrecadando, logo, está fazendo política fiscal expansiva (aumentando a demanda agregada).
Déficit público.
Déficit é o excesso de gastos sobre a arrecadação, enquanto dívida é o acumulado de déficits, ou seja, é uma espécie de passivo do Estado. (V/F)
VERDADEIRO.
Dissemos que o déficit é uma variável “fluxo” e a dívida é uma variável “estoque”.
O _______________ é a mensuração mais básica, pois considera apenas a diferença entre as despesas não-financeiras e as receitas não-financeiras.
Déficit primário.
Por “não financeiro” devemos entender tudo aquilo que não é pagamento ou recebimento de juros. Se o resultado for positivo, temos um déficit primário.
O ____________________ leva em consideração o pagamento dos juros reais.
Déficit operacional.
Ou seja, são consideradas as despesas financeiras: Déficit Operacional (DO) = DP + juros reais da dívida pública.