NBC TA 620 (utilização do trabalho de especialistas) Flashcards
Quando o AE usa trabalho de pessoa ou organização em área de especialização para ajudar o auditor a obter evidência suficiente e apropriada, quais são as especializações que não podem ser utilizadas?
que não seja contabilidade ou auditoria
O auditor é o único responsável por expressar opinião de auditoria e essa responsa não é reduzida pela utilização do trabalho de especialista contratado pelo auditor (especialista do auditor ou especialista). Os objetivos do auditor quando utiliza esses trabalhos são:
determinar a necessidade de utilizar o trabalho de especialista; e no caso de utilizar o trabalho de especialista do auditor, determinar se esse trabalho é adequado para fins da auditoria.
Qual a diferença entre especialista do AE e especialista da adm?
Especialista do auditor é uma pessoa ou organização contratado pelo aud (interno ou externo), já especialista da adm é contratado por ela
Nesse processo de determinação da necessidade, deve-se considerar que um especialista do auditor pode ser necessário para ajudar o auditor em um ou mais dos assuntos a seguir:
- Entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo seus controles internos
- Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante
- Determinação e implementação de respostas gerais aos riscos avaliados no nível de DC
- Definição e execução de procedimentos adicionais de auditoria para responder aos riscos avaliados no nível de afirmação, que compreendem testes de controle ou procedimentos substantivos
- Avaliação da suficiência e adequação da evidência de auditoria obtida na formação de opinião sobre as DCs
O AE deve, ainda, estabelecer acordo, por escrito, com especialista por ele contratado, quando apropriado, sobre os seguintes assuntos:
a natureza, o alcance e os objetivos do trabalho dele; as respectivas atribuições e responsa do AE e dele; a natureza, a época e a extensão da comunicação entre o AE e ele, incluindo o formato de qualquer relatório a ser fornecido por esse especialista; e a necessidade de o especialista observar requisitos de confidencialidade.
O AE não deve fazer referência ao trabalho do especialista em seu relatório que contenha opinião de que tipo? e quando fizer uso deve fazer oq?
não modificada. Se ele fizer referência ao trabalho de especialista em seu relatório, porque essa referência é relevante para o entendimento de ressalva ou outra modificação na sua opinião, o auditor deve indicar no relatório que essa referência não reduz a sua responsa por essa opinião
Exemplos de áreas de especialização, que não contabilidade ou auditoria, que podem requerer
uso de especialistas:
avaliação de instrumentos financeiros complexos, terrenos e edifícios, instalações fabris e máquinas, joias, peças de arte, antiguidades, ativos intangíveis, ativos adquiridos e passivos assumidos em combinação de negócios, e ativos que possivelmente apresentem problemas de perdas no valor recuperável; cálculo atuarial referente a contratos de seguro ou planos de benefícios a empregados; estimativa de reservas de petróleo e gás; avaliação de responsa ambiental, e custos de limpeza de locais; interpretação de contratos, leis e regulamentos; e análise de assuntos complexos ou não usais de natureza fiscal.
são fatores que afetam significativamente a análise se o seu trabalho é ou não adequado para fins da auditoria, quanto ao especialista de aud?
competência, as habilidades e a objetividade
Em alguns casos, pode ser apropriado para o auditor obter uma representação formal do seu especialista externo sobre quaisquer interesses ou relacionamentos com a entidade auditada sobre os quais o especialista tem conhecimento?
Sim
Se AE concluir que o trabalho do especialista do auditor não é adequado para fins da auditoria e não puder resolver o assunto por meio dos procedimentos adicionais, que podem envolver a execução de trabalho adicional por ambos (o especialista e o auditor) ou incluir a utilização ou contratação de outro especialista, pode ser necessário expressar uma opinião …
modificada em seu relatório, porque o auditor não obteve evidência de auditoria suficiente e apropriada.
Pode ser apropriado em algumas circunstâncias fazer referência ao especialista no relatório que contém uma opinião modificada para explicar a natureza da modificação. Nessas circunstâncias, o auditor pode precisar de que?
permissão do especialista do auditor antes de fazer essa referência