Morfo -DPOC e Tratamento Flashcards
Conceito de DPOC
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição pulmonar heterogênea caracterizada por sintomas respiratórios crônicos (dispneia, tosse, produção de escarro, exacerbações) devido a anormalidades das vias aéreas (bronquite, bronquiolite) e/ou alvéolos (enfisema) que causam obstrução persistente, muitas vezes progressiva, do fluxo aéreo.
Por que DPOC é obstrutiva?
Doença obstrutiva é aquele que confere resistência ao fluxo aéreo. Na DPOC o enfisema a nível alveolar e a bronquite com produção excessiva de muco nos brônquios leva a um colabamento das vias aéreas, impedindo o fluxo expiratório.
O que é o paciente pink puffer?
Paciente com DPOC que para conseguir respirara precisa soltar o ar pela boca de formar devagar para não colabar a vaia aérea.
Qual tipo de envolvimento acinar do fumante?
Centroacinar , principalmente em lobo superior
Como é a espirometria da DPOC
-diminuição de VEF1 (muitooooo)
-diminuição de CVF
-diminuição relação VEF1/CFV <70%
-aumento da CPT (hiperinsuflacao)
De que maneira ocorre perda de superfície gasosa na DPOC?
A destruição dos alvéolos e ductos alveolares(enfisema) diminui esssa superfície de contato, aumentando o ar aprisionado.
O que é a bronquite crônica?
Expectoração na maioria dos dias por pelo menos 3 meses ao ano, por pelo menos 2 anos sucessivos.
Fisiopatologia do enfisema
A fumaça do cigarro causa uma lesão persistente que ativa o sistema imune, que por sua vez libera leucotrieno B4 IL-8 e TNF-a que estimulam a liberação de protease (calagenases e elastases) nos alvéolos, levando a destruição desse alvéolo e das paredes das vias aéreas.
Princípio de bernoulli aplicado no enfisema
Quando o ar passa muito rápido na via aérea ele cria uma baixa pressão que colabaria esse sistema se não fosse o papel da elastina pra segurar a estrutura alveolar e bronquiolar. No enfisema a produção de elastase aumenta destruindo a elastina.
Achados na radiografia do DPOC
Hiperinsuflação que leva a uma hipertransparencia pulmonar, aumento dos espaços intercostais, retificado das cúpulas e tórax em tonel
Complicação da DPOC
a vasoconstrição hipóxica pode levar a hipertensão pulmonar e a um cor pumonale que causaria um ICD
O que é o índice de Reid e como ele está na bronquite crônica?
Índice de reid é a relação glândula mucosa-parede que o normal é <0,4. Na bronquite crônica existe uma proliferação dessas glândulas logo a relação fica >0,7.
Diagnóstico de DPOC
Relação VEF1/CVF < 0,7 pós-broncodilatador
O que é pré-DPOC
Pessoa que tem sintomas respiratórios com todas as anormalidades estruturais do DPOC e/ou fisiológica (VEF1 baixo) mas sem obstrução do fluxo (VEF1/CVF >0.7 pós broncodilatador)
Classificação da gravidade de limitação de fluxo
Leve:VEF1 ≥ 80% do previsto
Moderado:50% ≤ VEF1 < 80% do previsto
Grave:30% ≤ VEF1 < 50% do previsto
Muito grave:VEF1 < 30% do previsto