Lei do mandado de segurança individual e coletivo Flashcards
V ou F: Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça.
Verdadeiro. Art. 1º.
V ou F: Cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.
Falso. Art. 1º, §2º: Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.
V ou F: O titular de direito líquido e certo decorrente de direito, em condições idênticas, de terceiro poderá impetrar mandado de segurança a favor do direito originário, se o seu titular não o fizer, no prazo de 15 (quinze) dias, quando notificado judicialmente
Falso. O prazo é de 30 dias. Art. 3º
Quais são as (3) hipóteses contidas no art. 5º onde não cabe mandado de segurança?
Art. 5º Não se concederá mandado de segurança quando se tratar:
I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução;
II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo;
III - de decisão judicial transitada em julgado.
V ou F: O pedido de mandado de segurança não poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
Falso. poderá. Art. 6º, §6º.
V ou F: Será decretada a perempção ou caducidade da medida liminar ex officio ou a requerimento do Ministério Público quando, concedida a medida, o impetrante criar obstáculo ao normal andamento do processo ou deixar de promover, por mais de 3 (três) dias úteis, os atos e as diligências que lhe cumprirem.
Verdadeiro. Art. 8º.
Qual recurso cabível contra o ato que indefere a inicial do mandado de segurança?
Art. 10.
§ 1o Do indeferimento da inicial pelo juiz de primeiro grau caberá apelação e, quando a competência para o julgamento do mandado de segurança couber originariamente a um dos tribunais, do ato do relator caberá agravo para o órgão competente do tribunal que integre.
V ou F: Após o despacho inicial, admite-se o ingresso do litisconsorte ativo.
Falso. Art. 10, §2º:
O ingresso de litisconsorte ativo não será admitido após o despacho da petição inicial.
A sentença em mandado de segurança está sujeita ao duplo grau de jurisdição?
Art. 14, §1º: Concedida a segurança, a sentença estará sujeita obrigatoriamente ao duplo grau de jurisdição.
A sentença em mandado de segurança pode ser executada provisoriamente?
Art. 14, §3º:
A sentença que conceder o mandado de segurança pode ser executada provisoriamente, salvo nos casos em que for vedada a concessão da medida liminar.
V ou F: Valores anteriores ao ajuizamento da petição inicial poderão ser cobrados após a sentença de mérito.
Falso. Art. 14, §4º:
O pagamento de vencimentos e vantagens pecuniárias assegurados em sentença concessiva de mandado de segurança a servidor público da administração direta ou autárquica federal, estadual e municipal somente será efetuado relativamente às prestações que se vencerem a contar da data do ajuizamento da inicial.
V ou F: Quando, a requerimento de pessoa jurídica de direito público interessada ou do Ministério Público e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas, o presidente do tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso suspender, em decisão fundamentada, a execução da liminar e da sentença, dessa decisão caberá agravo, com efeito suspensivo, no prazo de 10 dias, que será levado a julgamento na sessão seguinte à sua interposição.
Falso. Não tem efeito suspensivo e o prazo é de 5 dias. Art. 15.
Quais são os legitimados (2) para impetrar mandado de segurança coletivo?
Partido político com representação no CN;
Organização sindical, entidade de classe ou associação funcionando há 1 ano, no mínimo.
A associação funcionando há pelo menos 1 ano pode impetrar mandado de segurança coletivo para proteger direitos de parte de seus associados, exige-se, caso a afirmação for positiva, a necessidade de autorização com poderes especiais para o pleito?
Art. 21. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária, ou por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de direitos líquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes às suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial.
V ou F: O mandado de segurança coletivo não induz litispendência para as ações individuais, mas os efeitos da coisa julgada não beneficiarão o impetrante a título individual se não requerer a desistência de seu mandado de segurança no prazo de 30 (trinta) dias a contar da ciência comprovada da impetração da segurança coletiva.
Verdadeiro. Art. 22, §1º.