CADERNO DE ERROS Flashcards
Administrativo: Improbidade Administrativa e Lei Anticorrupção
Requisitos para celebração do acordo de não persecução cível? (3)
- Oitiva do ente federativo lesado, em momento anterior ou posterior à propositura da ação;
- Aprovação, no prazo de até 60 (sessenta) dias, pelo órgão do Ministério Público competente para apreciar as promoções de arquivamento de inquéritos civis, se anterior ao ajuizamento da ação;
- Homologação judicial, independentemente de o acordo ocorrer antes ou depois do ajuizamento da ação de improbidade administrativa.
Art. 17-B, § 1º , LIA
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
V ou F?
É possível a responsabilização da sucessora decorrente de atos e fatos ocorridos antes da data da fusão ou incorporação.
Verdadeiro
Art. 4º, §1º: Nas hipóteses de fusão e incorporação, a responsabilidade da sucessora será restrita à obrigação de pagamento de multa e reparação integral do dano causado, até o limite do patrimônio transferido, não lhe sendo aplicáveis as demais sanções previstas nesta Lei decorrentes de atos e fatos ocorridos antes da data da fusão ou incorporação, exceto no caso de simulação ou evidente intuito de fraude, devidamente comprovados.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
Sanções a serem aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos na esfera administrativa? (2)
I - Multa;
II - Publicação extraordinária da decisão condenatória.
Art. 6º, I e II.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
V ou F?
A aplicação das sanções previstas neste artigo será precedida da manifestação jurídica elaborada pelo Ministério Público ou pelo órgão de assistência jurídica, ou equivalente, do ente público.
Falso
Art. 6º, §2º: A aplicação das sanções previstas neste artigo será precedida da manifestação jurídica elaborada pela Advocacia Pública ou pelo órgão de assistência jurídica, ou equivalente, do ente público.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
V ou F?
Competem à Controladoria-Geral da União - CGU a apuração, o processo e o julgamento dos atos ilícitos de responsabilização da pessoa jurídica, praticados contra a administração pública estrangeira.
Verdadeiro
Art. 9º.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
V ou F?
A comissão do processo administrativo para responsabilidade da pessoa jurídica deverá concluir o processo no prazo de 90 dias, contados da data da publicação do ato que a instituir.
Falso
Art. 10, §1º. A comissão do processo administrativo para responsabilidade da pessoa jurídica deverá concluir o processo no prazo de 180 dias, contados da data da publicação do ato que a instituir.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
Requisitos para celebração do acordo de leniência? (3)
I - a pessoa jurídica seja a **primeira a se manifestar **sobre seu interesse em cooperar para a apuração do ato ilícito;
II - a pessoa jurídica cesse completamente seu envolvimento na infração investigada a partir da data de propositura do acordo;
III - a pessoa jurídica admita sua participação no ilícito e coopere plena e permanentemente com as investigações e o processo administrativo, comparecendo, sob suas expensas, sempre que solicitada, a todos os atos processuais, até seu encerramento.
Art. 16, §1º, I, II e III.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
A celebração do acordo de leniência isentará a pessoa jurídica das sanções previstas em lei e reduzirá em até ________ o valor da multa aplicável.
2/3
Art. 16, §2º.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
Em caso de descumprimento do acordo de leniência, a pessoa jurídica ficará impedida de celebrar novo acordo pelo prazo de ________ contados do conhecimento pela administração pública do referido descumprimento.
3 anos.
Art. 16, §8º.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
São sanções possíveis de aplicar às pessoas jurídicas infratoras, por meio da Advocacia Pública ou órgãos de representaçnao judicial, ou equivalentes e o Ministério Público? (4)
I - perdimento dos bens, direitos ou valores que representem vantagem ou proveito direta ou indiretamente obtidos da infração, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé;
II - suspensão ou interdição parcial de suas atividades;
III - dissolução compulsória da pessoa jurídica;
IV - proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público, pelo prazo mínimo de 1 (um) e máximo de 5 (cinco) anos.
Art. 19.
Direito Administrativo: Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção)
Hipóteses de dissolução compulsória da pessoa jurídica? (2)
I - ter sido a personalidade jurídica utilizada de forma habitual para facilitar ou promover a prática de atos ilícitos; ou
II - ter sido constituída para ocultar ou dissimular interesses ilícitos ou a identidade dos beneficiários dos atos praticados.
Art. 19, §1º.
Administrativo: Intervenção do Estado na propriedade
V ou F?
O particular cujo imóvel tenha sido declarado como de utilidade pública ou de interesse social, ainda que para fins de reforma agrária, terá direito à indenização prévia, justa e em dinheiro.
Falso.
CRFB/88 - Art. 184.
O particular cujo imóvel tenha sido declarado como de utilidade pública ou de interesse social, para fins de reforma agrária, terá direito à prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária.
Administrativo: Intervenção do Estado na propriedade
V ou F?
O Município não pode realizar o tombamento de um bem já tombado pela União.
Falso.
O Município pode realizar o tombamento de um bem já tombado pela União.
Se a União tombou um determinado bem, o Município pode, sem nenhum problema, realizar um novo tombamento.
Administrativo: Intervenção do Estado na propriedade
V ou F?
Concessionárias de serviços públicos podem promover desapropriações somente se autorizadas por lei específica, responsabilizando-se pelas indenizações e pelo ajuizamento da ação judicial devida.
Falso.
Concessionárias de serviços públicos podem promover desapropriações se autorizadas por lei ou decreto, responsabilizando-se pelas indenizações e pelo ajuizamento da ação judicial devida.
Decreto-lei nº 3.365/41- Art. 3º Podem promover a desapropriação, mediante autorização expressa constante de lei ou contrato:
I - os concessionários, inclusive aqueles contratados nos termos da Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004;
Administrativo: Intervenção do Estado na propriedade
V ou F?
Ao contrário do que ocorre nos casos de servidão, de ocupação temporária e de requisição administrativa, a limitação administrativa decorrente do tombamento pode incidir sobre bens de qualquer natureza, mesmo os imateriais.
Verdadeiro.
Importante saber!
Administrativo: Intervenção do Estado na propriedade
Modos pelos que pode se dar a desapropriação? (3)
- Por utilidade pública;
- Por necessidade pública;
- Por interesse social.
Administrativo: Princípios da Administração Pública
A possibilidade jurídica de submeter-se efetivamente qualquer lesão de direito e, por extensão, as ameaças de lesão de direito a algum tipo de controle denomina-se princípio da ________ (subsidiariedade/responsividade/sindicabilidade)
Sindicabilidade.
Pelo princípio da sindicabilidade, os atos administrativos podem ser controlados, inspecionados, com a finalidade de verificar se guardam consonância com a lei e com os princípios que regem a Administração Pública.
Administrativo: Princípios da Administração Pública
Situações previstas na Constituição que podem resultar em algum tipo de restrição ao princípio da legalidade? (3)
EME
1. Estado de defesa (art. 136, CRFB/88);
2. Medidas provisórias (art. 62, CRFB/88);
3. Estado de sítio (art. 137 a 139, CRFB/88).
Administrativo: Princípios da Administração Pública
Atos do efetivo exercício da função administrativa? (4)
Do SP ao PA da FOMI
1. Serviços Públicos;
2. Poder de PolíciA;
3. FOMento;
4. Intervenção econômica.
Administrativo: Princípios da Administração Pública
Princípios base do regime jurídico administrativo? (2)
- Supremacia do interesse público sobre o privado;
- Indisponibilidade do interesse público.
São chamados de “pedras de toque” do Direito Administrativo.
Sobre o Direito Administrativo e seus princípios, para fim de controle da adm pública existem dois sistemas de controle descritos pela doutrina: o inglês e o francês. Diferencie os dois e explique qual o Brasil adotou.
No sistema francês há uma dualidade de jurisdições, uma comum, e outra para resolver problemas contenciosos da adm pública.
No sistema inglês há apenas uma jurisidição que resolve tanto problemas comuns quanto problemas administrativos. Brasil adotou o inglês.
Sobre o Direito Administrativo e seus princípios, o que é o princípio da responsividade?
Princípio moderno que diz que a Adm pública não deve apenas atenderá legalidade, mas também aos anseios populares e aos ditames do estado democrático de direito.
Sobre improbidade administrativa, qual o prazo prescricional para ação de ressarcimento ao erário por ato doloso previsto na lei de improbidade adminstrativa?
São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na lei de improbidade administrativa. Info 910 STF
Administrativo: Organização administrativa
Ressalvados os casos previstos na Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida em que casos? (2)
- Quando necessária aos imperativos da segurança nacional;
- Quando há relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.