INF Flashcards
Quais reservatórios das variantes do vírus da raiva?
VARIANTE ANTIGÊNICA 1: CÃO
VARIANTE ANTIGÊNICA 2: CÃO
VARIANTE ANTIGÊNICA 3: Morcegos hematófagos Desmodus rotundus
VARIANTE ANTIGÊNICA 4: Morcegos não hematófagos Tadarida brasiliensis
VARIANTE ANTIGÊNICA 5: Morcegos hematófagos Desmodus rotundus da Venezuela
VARIANTE ANTIGÊNICA 6: Morcegos não hematófagos Lasiurus cinereus
De acordo com os dados da OIE, as últimas ocorrências registradas da enfermidade no Brasil foram em 2006, em criações não industriais de aves, no estado do ___________, ____________ e ___________.
Mato Grosso
Rio Grande do Sul
Amazonas
V ou F
A imunofluorescência direta (IFD) apresenta resultados confiáveis para RAIVA quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos, no entanto o resultado é obtido somente após 48 horas da realização do teste.
FALSO
teste de IFD apresenta resultados confiáveis em poucas horas, quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos
A maioria dos príons parecem ocorrer naturalmente em um ______ número de espécies.
Grande
V ou F
Para a manutenção da condição sanitária de país livre ou de zonas livres de febre aftosa no país, o SVO nas UF deverá executar de forma continuada o controle de ingresso dos animais de produção, bem como produtos e subprodutos de risco.
F
Não é animal de produção
III - controlar o ingresso de animais susceptíveis à febre aftosa, bem como produtos e subprodutos de risco;
V ou F
Os camelídeos (camelos, dromedários, lhamas, vicunhas) têm baixa suscetibilidade ao vírus da febre aftosa (VFA).
Verdadeiro
Entre os membros da família Camelidae, apenas os camelos bactrianos (Camelus bactrianus) são suficientemente suscetíveis a ter potencial para significância epidemiológica. Os dromedários (Camelus dromedarius) não são suscetíveis à infecção pelo FMDV, enquanto os camelídeos da América do Sul não são considerados de importância epidemiológica.
V ou F
O diagnóstico alérgico-cutâneo com tuberculina não possui capacidade para revelar infecções incipientes a partir de 3 a 8 semanas da exposição ao Mycobacterium.
FALSO
O diagnóstico alérgico-cutâneo com tuberculina possui capacidade para revelar infecções incipientes a partir de 3 a 8 semanas da exposição ao Mycobacterium.
V ou F
No Brasil são considerados MER em bovinos e bubalinos as seguintes estruturas: tonsilas (palatinas e linguado), íleo distal, encéfalo, medula espinhal e olhos
Verdadeiro
Quais são materiais de risco específico em bovinos? (MER)
Tonsilas (palatina e linguais), íleo distal, encéfalo, medula espinhal e olhos
Quais são os materiais de risco específico para ovinos e caprinos? (MER)
Cabeça (excluídos a língua e os músculos ), olhos, tonsilas palatinas e linguais, encéfalo e partes ósseas, medula espinhal, baço.
Quanto a doença de Newcastle:
Perus desenvolvem sinais ______ severos que galinhas e a susceptibilidade de outros galináceos de caça (faisões , Perdizes, pavões, codornas e galinhas dangola) é variável
Menos
Sinais menos severos
V ou F
Salmonela
As vacinas podem reduzir o nível de colonização e disseminação de Salmonella spp. no ambiente, mas não protegem os animais da doença.
As vacinas para animais de produção estão disponíveis para alguns sorovares como Salmonella sor. Dublin, Salmonella sor. Typhimurium, Salmonella sor. Abortusequi e Salmonella sor. Choleraesuis em alguns países. As vacinas podem reduzir o nível de colonização e disseminação de Salmonella spp. no ambiente, além de proteger os animais da doença.