DTA Flashcards
O único sorotipo de C. Perfringens que produz a toxina iota é o sorotipo ____
E.
Clostridium perfringens - 5 sorotipos:
A B C D E
Todos os sorotipos (A B C D E) de C. perfringens produzem a toxina ___
Alfa
Qu sorotipo mais comum que causa enterite necrótica
Cl. perfringens sorotipo C.
Sorotipos de Clostridium botulinum:
HOMEM: __,__,___,___
Responsável por morte subita___
Aves e mamíferos ___,___
A,B,E,F
G
C,D
Cl. botulinum possui 7 sorotipos
Conceitua-se que em alimentos pouco ácidos, com pH > 4,5, como – por exemplo – leite, carnes, pescados e alguns vegetais, observa-se o predomínio de bactérias ___________.
Esporuladas
Em alimentos muito ácidos, com pH < 4, como produtos derivados do leite, sucos de frutas e refrigerantes, predominam bactérias lácticas e acéticas, _________ e __________.
bolores e leveduras.
V ou F
O jejuno representa a porção intestinal mais densamente povoada pela microbiota.
F
O peristaltismo e a acidez gástrica influenciam a variedade e a localização das bactérias no tubo digestivo, assim, a distribuição da microbiota não é homogênea e a sua diversidade e quantidade é crescente ao longo do trato gastrointestinal. O cólon representa a porção intestinal mais densamente povoada”.
V OU F
Atualmente, considera-se possível o risco de infecção pelo consumo de carne bovina que apresente a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), que no homem se apresenta como a síndrome de Creutzfeld-Jacobs, caracterizada como uma encefalopatia degenerativa espongiforme, progressiva e fatal.
FALSO
cuidado!
A DTA oriunda do consumo de carne bovina com o príon é a variante da síndrome de Creutzfeld-Jacobs, visto que a síndrome propriamente dita é uma alteração espontânea degenerativa dos humanos e não está correlacionada ao consumo de carne de ruminantes infectada com os príons.