Incorporação dos tratados internacionais de DH ao direito brasileiro. Posição Hierárquica Flashcards
Em que momento adveio o controle de convencionalidade no ordenamento jurídico pátrio?
Com a Emenda Constitucional nº 45/2004, que acrescentou o 3º ao artigo 5º da Constituição Federal, foi introduzido no ordenamento jurídico brasileiro o chamado controle de convencionalidade (MAZZUOLI, 2009).
O controle de convencionalidade das normas internas dos Estados-Partes é exercido concorrentemente pelos Tribunais Internacionais e domésticos?
Não. O controle de convencionalidade internacional é apenas coadjuvante ou complementar do controle oferecido pelo Direito interno.
Dessa forma, as cortes internacionais somente controlarão a convencionalidade de uma norma interna caso o Poder Judiciário de origem não tenha controlado essa mesma convencionalidade, ou a tenha realizado de maneira insuficiente.
Qual a teoria adotada pelo Brasil acerca da relação dos tratados internacionais de direitos humanos om o Direito Interno?
O STF adota a teoria dualista moderada, entendendo que não é necessário que o conteúdo das normas internacionais seja inserido em um projeto de lei interna, bastando um ato formal de internalização - no caso do Brasil, um decreto de promulgação do presidente da republica, que inclui o ato internacional na ordem jurídica nacional.
Diferentemente do dualismo radical, entende-se que pode haver conflitos entre tais normais (internas e internacionais).
O controle de convencionalidade pode se dar tanto pela via abstrata ou concentrada, quanto pela via difusa ou concreta?
Quais os únicos tratados internacionais sobre direitos humanos que foram incorporados no ordenamento jurídico pátrio com status de emenda constitucional?
-
CONVENÇÃO DE NOVA YORK (E SEU PROTOCOLO FACULTATIVO)
- Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo
-
TRATADO DE MARRAQUECHE
- Tratado firmado com o objetivo de facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso.
- Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância
É possível que um tratado de DH contrarie o previsto na CRFB?
Sim. E nesse caso deverá prevalecer a norma que melhor proteja os direitos da pessoa humana.