Direito do Idoso (CF, Lei nº 8842/94 - Polícia Nacional do Idoso, Lei nº 10741/03 - Estatuto do Idoso) Flashcards
Toda instituição dedicada ao atendimento ao idoso está obrigada a manter identificação externa visível?
Sim, sob pena de interdição.
- Art. 37. O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.*
- …*
§ 2º Toda instituição dedicada ao atendimento ao idoso fica obrigada a manter identificação externa visível, sob pena de interdição, além de atender toda a legislação pertinente.
Na hipótese em que o idoso não esteja em condições de proceder à opção pelo tratamento de saúde que lhe seja mais favorável, como se dará a escolha?
Art. 17, Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:
I – pelo curador, quando o idoso for interditado;
II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contatado em tempo hábil;
III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;
IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.
A prioridade na tramitação de processos e procedimentos atribuída ao maior de 60 (sessenta) anos cessa com a morte do beneficiário?
Não, a prioridade não cessará com a morte do beneficiado, estendendo-se em favor do cônjuge supérstite, companheiro ou companheira, com união estável, maior de 60 (sessenta) anos.
- Art. 71, §2º do Estatuto do Idoso:*
- A prioridade não cessará com a morte do beneficiado, estendendo-se em favor do cônjuge supérstite, companheiro ou companheira, com união estável, maior de 60 (sessenta) anos.*
São permitidos os reajustes de mensalidades dos planos de saúde conforme a faixa etária do usuário?
SIM, desde que haja previsão contratual e que os percentuais sejam razoáveis, segundo STJ (REsp 1.568.244/RJ (repetitivo)
Todavia, convém observar a literalidade do art. 15, §3º do Estatuto do Idoso:
§ 3º É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
Constitui diretriz da política nacional do idoso a prioridade do atendimento asilar aos idosos?
Não. Prioriza-se o atendimento ao idoso através da própria família, em detrimento do atendimento asilar, à exceção dos idosos que não possuam condições que garantam sua própria sobrevivência.
Art. 4º, III, Lei 8842/94 - priorização do atendimento ao idoso através de suas próprias famílias, em detrimento do atendimento asilar, à exceção dos idosos que não possuam condições que garantam sua própria sobrevivência;
Assim, é correto afirmar que o conjunto legislativo priorizou o atendimento do idoso em sua família, seguido das formas alternativas ao asilamento e, por último, a institucionalização.
Constitui diretriz da política nacional do idoso a centralização político-administrativa?
Não.
Art. 4º, IV, Lei 8842/94 - descentralização político-administrativa;
Segundo a Lei da Política Nacional do Idoso, permite-se a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social?
Não.
Art. 4º, parágrafo único - É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social.
Segundo a Lei da Política Nacional do Idoso, a que órgão competirá a coordenação geral da política nacional do idoso?
Competirá ao órgão ministerial responsável pela assistência e promoção social, com a participação dos conselhos nacionais, estaduais, do Distrito Federal e municipais do idoso.
Segundo a Lei da Política Nacional do Idoso, qual deve ser a natureza dos conselhos nacional, estaduais, do Distrito Federal e municipais do idoso?
Tais conselhos deverão ser permanentes, paritários e deliberativos, compostos por igual número de representantes dos órgãos e entidades públicas e de organizações representativas da sociedade civil ligadas à área.
Art. 6º Os conselhos nacional, estaduais, do Distrito Federal e municipais do idoso serão órgãos permanentes, paritários e deliberativos, compostos por igual número de representantes dos órgãos e entidades públicas e de organizações representativas da sociedade civil ligadas à área.
Segundo a Lei da Política Nacional do Idoso, na implementação da política nacional do idoso, uma das competências dos órgãos e entidades públicas quanto à área de trabalho e previdência social é:
- criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de _________ antes do afastamento;
Dois anos.
Art. 10, IV, c) - criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento;
Segundo a Lei da Política Nacional do Idoso, é assegurado ao idoso o direito de dispor de seus bens, proventos, pensões e benefícios em quaisquer hipóteses?
Não.
É assegurado ao idoso o direito de dispor de seus bens, proventos, pensões e benefícios, salvo nos casos de incapacidade judicialmente comprovada.
Segundo a Lei da Política Nacional do Idoso, o que deverá ser feito nos casos de comprovada incapacidade do idoso para gerir seus bens?
Ser-lhe-á nomeado Curador especial em juízo.
A Lei da Política Nacional do Idoso obriga Estados, Distrito Federal e Municípios a criarem seus próprios Conselhos de Idosos?
Não há essa obrigação expressa.
O direito a gratuidade nos transportes coletivos urbanos e semiurbanos é assegurado para todos os idosos?
Não exatamente.
Em que pese a política nacional do idoso considere idosa a pessoa maior de sessenta anos, o direito a gratuidade nos transportes coletivos urbanos e semiurbanos é assegurado somente a partir dos 65 (sessenta e cinco) anos, conforme art. 39 do Estatuto do Idoso e CF.
Ademais, dispõe o art. 39 § 3º:
No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo.
O direito a gratuidade nos transportes coletivos urbanos e semiurbanos previsto no Estatuto do Idoso abrange os serviços seletivos e especiais?
Não, quando estes forem prestados paralelamente aos serviços regulares.
Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
O Poder Público tem o dever de prover o sustento do idoso?
Conforme art. 14 do Estatuto do Idoso, se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
Nos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, quantos assentos serão reservados para os idosos?
10% dos assentos serão reservados aos idosos, e serão devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.
Segundo Estatuto do Idoso, o que as legislações específicas deverão observar quanto às prerrogativas dos idosos no sistema de transporte coletivo interestadual?
- a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos;
- desconto de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.
A gratuidade prevista ao idoso no sistema de transporte interestadual prevista no Estatuto do Idoso se limita ao valor das passagens, de modo que podem ser cobrados eventuais pedágios, p ex?
Não. A reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos, prevista no art. 40, I, do Estatuto do Idoso, não se limita ao valor das passagens, abrangendo eventuais custos relacionados diretamente com o transporte, em que se incluem as tarifas de pedágio e de utilização dos terminais.
STJ. 1ª Turma. REsp 1.543.465-RS, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, julgado em 13/12/2018 (Info 641).
O que é previsto no Estatuto do Idoso quanto a vagas nos estacionamentos públicos e privado?
É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.
A assistência integral ao idoso na modalidade de entidade de longa permanência será prestada em que hipótese?
Quando verificada inexistência de grupo familiar, casa-lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família
(art. 37, § 1º, Estatuto do Idoso).
O idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria?
Sim, nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos.
Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, quantas unidades habitacionais residenciais serão reservadas para atendimento aos idosos?
Art. 38, Estatuto do Idoso.
Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte:
- I - reserva de pelo menos 3% (três por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos;
No caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, é permitida a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade?
Sim. Todavia, o Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal da Assistência Social estabelecerá a forma de participação prevista no § 1o, que não poderá exceder a 70% (setenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.
As unidades residenciais reservadas para atendimento a idosos devem situar-se aonde?
Preferencialmente, no pavimento térreo.
Segundo o Estatuto do Idoso, no capítulo que trata da Previdência Social, qual é a data-base dos aposentados e pensionistas?
Art. 32. O Dia Mundial do Trabalho, 1º de Maio, é a data-base dos aposentados e pensionistas.
Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos?
Sim, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.
Segundo o Estatuto do Idoso, qual a antecedência mínima dos programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria?
1 ano.
Art. 28, II – preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania;
Trata-se de previsão diferente da Política Nacional do Idoso, a seguir:
Art. 10, IV, c) - criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento;
O que é pessoa idosa para efeito da Política Nacional do Idoso?
Art. 2º Considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de 60 (sessenta) anos de idade.
O que é pessoa idosa para efeito do Estatuto do Idoso?
Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.