Flash facts - Distúrbios nutricionais na infância Flashcards
Adolescente, 15a, é acompanhada em ambulatório com diagnóstico de obesidade e aumento do colesterol. Refere vício alimentar importante com grande ingestão de doces e frituras. Passa o dia na frente da tela e não realiza atividade física. Antecedente familiar: pais obesos, hipertensos e dislipidemia. Nega uso de medicação. Exame físico: bom estado geral; corado; hidratado; IMC > percentil 97 (OMS, 2005); PA = 130 x 85 mmHg (> percentil 95). Pele: lesões espessas; hiperpigmentadas; acentuando as linhas da pele; com aspecto grosseiro e aveludado em região de pescoço e axilas. Tanner: M5P5. A LESÃO DE PELE RELACIONA-SE A:
Resistência insulínica. A lesão descrita na questão é a acantosis nigricans,
lesões de pele espessas; hiperpigmentadas; acentuando as linhas da pele; com aspecto grosseiro e aveludado em região de pescoço e axilas corresponde a qual patologia?
acantosis nigricans,
Alopecia, dermatite periorificial, dermatite em áreas fotossensíveis, são manifestações clínicas da deficiência de qual micronutriente?
deficiência de zinco
O zinco é um micronutriente cujas fontes dietéticas são:
- ovos, - leite, - carnes - crustáceos.
A deficiência de zinco pode ocorrer em quais doenças?
- doença de Crohn, - anemia falciforme - acrodermatite enteropática (principalmente).
Manifestações clínicas dermatológicas da deficiência de zinco:
manifestações em epitélios: - alopecia, - dermatite de distribuição simétrica em regiões perioral, perineal, bochechas, cotovelos, joelhos e tornozelos, e diarreia crônica;
Manifestações clínicas endocrinológicas da deficiência de zinco:
manifestações endocrinológicas: - retardo do crescimento - hipogonadismo hipogonadotrófico + redução da espermiogênese;
Manifestações clínicas imunológicas da deficiência de zinco:
manifestações imunológicas: - infecções bacterianas de repetição - superinfecção por Candida.
O tratamento da deficiência de zinco:
reposição de 1 a 2 mg/kg/dia de zinco oral.
O aparecimento de petéquias perifoliculares e gengivorragia sugere deficiência de:
Vitamina C.
Quadro clínico deficiência de Vitamina C:
- dor em membros inferiores, com postura antálgica (“posição da rã”), - irritabilidade, - anemia - alterações cutâneo-mucosas - petéquias na pele em localização perifolicular. - prejuízos na cicatrização de feridas - alterações semelhantes à síndrome de Sjögren (xerostomia, ceratoconjuntivite seca e aumento de parótidas).
Manifestações clínicas cutâneo-mucosas da deficiência de Vitamina C:
- hemorragia em gengivas, sobretudo acima dos incisivos centrais superiores,
Manifestações clínicas oculares da deficiência de Vitamina C:
alterações semelhantes à síndrome de Sjögren - xerostomia - ceratoconjuntivite seca - aumento de parótidas
CORRETO OU INCORRETO? Na deficiência de Vitamina C, pode haver prejuízos na cicatrização de feridas e alterações semelhantes à síndrome de Sjögren (xerostomia, ceratoconjuntivite seca e aumento de parótidas).
CORRETO
Qual a principal manifestação da deficiência de vitamina K?
doença hemorrágica do recém-nascido.
Lactente de 11 meses, na relação peso para estatura e comprimento para idade, encontra-se no escore-Z abaixo de -3. A medida da circunferência do braço foi menor que 115 mm. Ao exame físico, constata-se que a criança está muito emagrecida, pele com turgor e elasticidade diminuídos, ausência de gordura subcutânea, pregas cutâneas longitudinais e atrofia muscular. Não havia edema, lesões cutâneas e alteração da cor de cabelos. O hematócrito era 21%, hemoglobina de 7 g/dl e o VCM de 68. Qual a forma clínica da desnutrição possível de ocorrer na fase de recuperação nutricional? Qual o tipo de anemia possível de ocorrer na fase de recuperação nutricional? Qual a alteração eletrolítica possível de ocorrer na fase de recuperação nutricional?
- Marasmo - Anemia ferropriva - Hipofosfatemia.