Flash facts - Distúrbios nutricionais na infância Flashcards
Adolescente, 15a, é acompanhada em ambulatório com diagnóstico de obesidade e aumento do colesterol. Refere vício alimentar importante com grande ingestão de doces e frituras. Passa o dia na frente da tela e não realiza atividade física. Antecedente familiar: pais obesos, hipertensos e dislipidemia. Nega uso de medicação. Exame físico: bom estado geral; corado; hidratado; IMC > percentil 97 (OMS, 2005); PA = 130 x 85 mmHg (> percentil 95). Pele: lesões espessas; hiperpigmentadas; acentuando as linhas da pele; com aspecto grosseiro e aveludado em região de pescoço e axilas. Tanner: M5P5. A LESÃO DE PELE RELACIONA-SE A:
Resistência insulínica. A lesão descrita na questão é a acantosis nigricans,
lesões de pele espessas; hiperpigmentadas; acentuando as linhas da pele; com aspecto grosseiro e aveludado em região de pescoço e axilas corresponde a qual patologia?
acantosis nigricans,
Alopecia, dermatite periorificial, dermatite em áreas fotossensíveis, são manifestações clínicas da deficiência de qual micronutriente?
deficiência de zinco
O zinco é um micronutriente cujas fontes dietéticas são:
- ovos, - leite, - carnes - crustáceos.
A deficiência de zinco pode ocorrer em quais doenças?
- doença de Crohn, - anemia falciforme - acrodermatite enteropática (principalmente).
Manifestações clínicas dermatológicas da deficiência de zinco:
manifestações em epitélios: - alopecia, - dermatite de distribuição simétrica em regiões perioral, perineal, bochechas, cotovelos, joelhos e tornozelos, e diarreia crônica;
Manifestações clínicas endocrinológicas da deficiência de zinco:
manifestações endocrinológicas: - retardo do crescimento - hipogonadismo hipogonadotrófico + redução da espermiogênese;
Manifestações clínicas imunológicas da deficiência de zinco:
manifestações imunológicas: - infecções bacterianas de repetição - superinfecção por Candida.
O tratamento da deficiência de zinco:
reposição de 1 a 2 mg/kg/dia de zinco oral.
O aparecimento de petéquias perifoliculares e gengivorragia sugere deficiência de:
Vitamina C.
Quadro clínico deficiência de Vitamina C:
- dor em membros inferiores, com postura antálgica (“posição da rã”), - irritabilidade, - anemia - alterações cutâneo-mucosas - petéquias na pele em localização perifolicular. - prejuízos na cicatrização de feridas - alterações semelhantes à síndrome de Sjögren (xerostomia, ceratoconjuntivite seca e aumento de parótidas).
Manifestações clínicas cutâneo-mucosas da deficiência de Vitamina C:
- hemorragia em gengivas, sobretudo acima dos incisivos centrais superiores,
Manifestações clínicas oculares da deficiência de Vitamina C:
alterações semelhantes à síndrome de Sjögren - xerostomia - ceratoconjuntivite seca - aumento de parótidas
CORRETO OU INCORRETO? Na deficiência de Vitamina C, pode haver prejuízos na cicatrização de feridas e alterações semelhantes à síndrome de Sjögren (xerostomia, ceratoconjuntivite seca e aumento de parótidas).
CORRETO
Qual a principal manifestação da deficiência de vitamina K?
doença hemorrágica do recém-nascido.
Lactente de 11 meses, na relação peso para estatura e comprimento para idade, encontra-se no escore-Z abaixo de -3. A medida da circunferência do braço foi menor que 115 mm. Ao exame físico, constata-se que a criança está muito emagrecida, pele com turgor e elasticidade diminuídos, ausência de gordura subcutânea, pregas cutâneas longitudinais e atrofia muscular. Não havia edema, lesões cutâneas e alteração da cor de cabelos. O hematócrito era 21%, hemoglobina de 7 g/dl e o VCM de 68. Qual a forma clínica da desnutrição possível de ocorrer na fase de recuperação nutricional? Qual o tipo de anemia possível de ocorrer na fase de recuperação nutricional? Qual a alteração eletrolítica possível de ocorrer na fase de recuperação nutricional?
- Marasmo - Anemia ferropriva - Hipofosfatemia.
Qual a forma mais comum de desnutrição grave?
o marasmo.
Apresenta-se com emagrecimento acentuado e perda importante de tecido celular subcutâneo, levando ao surgimento de pregas cutâneas e fácies simiesca, além de importante atrofia muscular a criança com:
marasmo
Tem como característica principal a presença do edema, com tecido subcutâneo relativamente preservado a criança com:
kwashiorkor
As crianças com desnutrição grave apresentam, evidentemente, a carência de diversos ………………….. e por isso é comum o achado de anemia. A mais comum é a anemia ……………………
- micronutrientes - ferropriva
Uma das complicações encontradas durante o tratamento das crianças com marasmo é o desenvolvimento da síndrome de ……………………, cuja principal característica é o desenvolvimento de ………………………
- síndrome de realimentação - hipofosfatemia,
Nas crianças com marasmo a síndrome de realimentação que ocorre após o início da alimentação e liberação de insulina, com captação celular de vários elementos, leva a quais distúrbios hidroeletrolíticos?
- hipofosfatemia, - hipomagnesemia - hipocalemia.
Uma criança entre os percentis 3 e 0,1 de índice de massa corporal é denominada com classificação nutricional de magreza. A anamnese e o exame físico permitem diferenciar entre magreza e subnutrição. Qual sinal ou sintoma leva ao diagnóstico de subnutrição?
Turgor frouxo.
Quadro clínico da criança subnutrida:
- apática, - letárgica, - hipoativa, - prega cutânea lentificada (turgor frouxo) - sinais de carência nutricional, vitamínica e de oligoelementos. Pode haver - edema - alterações de pele e fâneros - anorexia e outros sinais.
Uma criança de 8 anos com o diagnóstico nutricional entre os percentis 15 e 3 de índice de massa corporal pode receber duas possíveis classificações, respectivamente pela Organização Mundial da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria de:
Eutrofia e vigilância nutricional.
Qual a nomenclatura usada pela OMS para traduzir criança entre os percentis 3 e 15 na curva de IMC para a idade?
Eutrofia
Qual a nomenclatura usada pela SBP para traduzir criança entre os percentis 3 e 15 na curva de IMC para a idade?
vigilância nutricional.
Verdadeiro ou Falso? Entre os percentis 3 e 15, a criança está dentro da normalidade na curva de IMC para a idade.
Verdadeiro
J. K. L., sexo feminino, 10 anos e 6 meses, estágio de Tanner M2P2, peso 44 kg, estatura 143 cm, IMC: 22 kg/m² (percentil entre 85-95). Qual o diagnóstico?
Sobrepeso e puberdade adequada.
De acordo com o gráfico para adolescentes (10-19 anos) de IMC para idade da OMS, pacientes com IMC entre os percentis 85 e 97 encontram-se na faixa de:
sobrepeso.
O primeiro sinal de puberdade em meninas é a ……………. e ela ocorre entre …. e …. anos.
- telarca - 8 e 12 anos.
No desenvolvimento da criança, há situações frequentemente associadas à obesidade. Na identificação destes fatores de risco podemos citar:
- obesidade não só da mãe, mas dos pais e de toda a família, - Inatividade física - Hábitos alimentares da família - Práticas alimentares não saudáveis dos cuidadores da criança. - Ausência de aleitamento materno. - Uso de alimentos não saudáveis, como salgadinhos, refrigerantes e guloseimas.
V ou F? A obesidade da mãe, mesmo antes da gestação, não possui relação direta com obesidade infantil, mas fundamentalmente com os hábitos e estilos de vida que a criança venha a adquirir durante o seu desenvolvimento.
F
Um menino de 6 anos é levado por sua mãe ao pediatra e relata períodos prolongados de falta de apetite e irritabilidade. A dieta oferecida mostra-se, informa ainda que tem administrado polivitamínicos há 5 meses, duas vezes ao exame físico: ausência de ganho ponderal, hipoatividade, alopecia e lesões cutâneas seborreicas. A hipótese diagnóstica mais provável é de uma hipervitaminose por excesso de vitamina:
A.
A hipervitaminose A é provocada pela ingestão crônica e exagerada de vitamina A, acima de ………………. mcg por dia, comumente relacionada ao uso de suplementos alimentares e polivitamínicos.
6.000 mcg por dia.
A hipervitaminose A caracteriza-se por diversos sintomas agudos e crônicos, sendo as principais manifestações agudas:
- cefaleia, - diplopia, - vômitos, - papiledema, - fontanela abaulada, - dermatite seborreica, - hepatoesplenomegalia, - dificuldade em ganhar peso.
A hipervitaminose A caracteriza-se por diversos sintomas agudos e crônicos, sendo as principais manifestações crônicas:
- fragilidade dos ossos, levando à dor óssea - fragilidade da pele e cabelos, levando à descamação cutânea e queda capilar.
Na conduta da sala de parto dos recém-nascidos, é correto utilizar qual medicamento para evitar complicações hemorrágicas nesses pacientes?
Vitamina K.
A prescrição de todo o recém-nascido deve incluir:
- nitrato de prata a 1% colírio - vitamina K IM dose única - primeira dose da vacina da hepatite B - vacina BCG.
V ou F Imunoglobulinas, AAS e esteroides não são prescritos para recém-nascidos rotineiramente.
V
A prescrição de todo o recém-nascido deve incluir nitrato de prata a 1% colírio para prevenir:
oftalmia gonocócica.
A prescrição de todo o recém-nascido deve incluir vitamina K IM dose única para prevenir:
doença hemorrágica do recém-nascido.