Flash facts - Crescimento e Desenvolvimento Infantojuvenil e seus Distúrbios Flashcards
Adolescente, sexo masculino, 13 anos procura ambulatório com história de aumento de mamas bilateralmente, há cerca de 4 meses. Nega dor local ou saída de secreção. Nega uso de drogas ou doenças crônicas. Refere que pai apresentou quadro semelhante durante a adolescência. Exame físico: eutrófico, desenvolvimento pubertário pelos critérios propostos por Tanner G (genital) 3, glândula mamária palpável bilateralmente com 5 cm de diâmetro, sem sinais flogísticos, indolor à palpação, sem saída de secreção à expressão manual. Diante do caso, quais informações da história e exame físico são as mais relevantes para a hipótese de ginecomastia puberal?
Estadiamento pubertário do adolescente, anamnese negativa para uso de drogas ou doenças crônicas e história familiar de ginecomastia.
CORRETO OU INCORRETO. A ginecomastia é fenômeno muito comum na puberdade masculina e pode ser encontrada em até dois terços dos jovens durante seu desenvolvimento puberal.
CORRETO
Características da Ginecomastia:
- Geralmente é bilateral, mas pode ser unilateral e é até possível haver dor transitoriamente. - se menor que 4 cm de diâmetro, tem 90% de chance de resolução espontânea em 3 anos.
Durante a abordagem de história de aumento de mamas bilateralmente, algumas informações devem ser pesquisadas, como
- o uso de drogas ou medicamentos que podem estar associados ao desenvolvimento da ginecomastia, - a história familiar para o fenômeno e - a presença de doenças hepáticas. - estágio puberal
CORRETO OU INCORRETO? A presença de ginecomastia em indivíduos impúberes aponta para uma condição mórbida subjacente, não sendo fisiológica. Assim, o mais importante não é a idade cronológica do paciente, mas sim o desenvolvimento puberal.
CORRETO
CORRETO OU INCORRETO? A simetria é obrigatória para o diagnóstico de ginecomastia puberal
INCORRETO
Menino de 5 anos de idade trazido à consulta de retorno pelo pai preocupado porque a criança está muito pequena. Criança nascida a termo com peso de 2.850 g. Apresenta asma intermitente desde os 3 anos. Estatura-alvo: 168 cm; radiografia de punhos: idade óssea: -1 DP; velocidade de crescimento: 3 cm/ano; IMC: escore- Z entre -1 e 0; estatura/idade: escore-Z entre -1 e 0. Qual parâmetro indica maior necessidade de investigação do quadro?
Baixa velocidade de crescimento.
Como regra geral, crianças devem ter curvas de crescimento:
- linear ascendentes - paralelas às curvas representadas nos gráficos de crescimento.
Dentre as medidas usadas para prevenção da cárie dentária, a que se mostrou mais efetiva é:
Fluoretação da água.
Considera-se que a …………….. da água de abastecimento seja um método seguro e eficaz para prevenção da cárie dentária e tem como vantagem o fato de atingir toda a população com acesso a água tratada.
fluoretação
CORRETO OU INCORRETO? O uso de selantes de fóssulas e fissuras não é uma unanimidade entre os cirurgiões-dentistas e seu uso deve ser restrito à indicação individual de acordo com o risco e não utilizado como medida de rotina na prevenção da lesão de cárie.
CORRETO
Lactente, 2 meses, masculino, em acompanhamento em unidade básica de saúde, apresenta após a consulta as seguintes anotações em sua Caderneta de Saúde da Criança: Considerando as orientações que constam nesta caderneta, a interpretação destes dados e consequente orientação à mãe denotam:
Alerta para o desenvolvimento.
Ao utilizarmos o instrumento para vigilância do desenvolvimento infantil disponibilizado na caderneta de saúde da criança, iremos avaliar as várias habilidades que deveriam estar presentes em uma certa idade. Quando for identificada a ausência de 1 ou mais marcos para a faixa etária, considera-se que há uma situação de alerta para o desenvolvimento. A conduta nestes casos é:
- orientar a mãe/cuidador sobre a estimulação da criança e marcar retorno em 30 dias.
O quadro de provável atraso no desenvolvimento é caracterizado por
- perímetro cefálico < -2 escores-Z ou > +2 escores-Z, - ou presença de 3 ou mais alterações fenotípicas, ou ausência de 2 - ou mais marcos para a faixa etária anterior.
Pré-escolar, 5 anos, é levado ao atendimento pediátrico por estar apresentando pelos. Exame físico: alguns pelos em região da virilha e escrotal, sem outras alterações. O pediatra deve explicar à mãe que:
Este evento ocorre em consequência da produção precoce de androgênios adrenais.
A adrenarca precoce é caracterizada pelo
- início da secreção dos andrógenos da suprarrenal, em idade inferior a 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos.
Os sinais da adrenarca precoce dependem da ação androgênica, como
- pelos (axilares, púbicos ou ambos), - acne e odor, na ausência de outros sinais puberais.
CORRETO OU INCORRETO? A adrenarca precoce é benigno e pode ser considerado uma variante do normal ou uma forma incompleta de precocidade sexual.
CORRETO
CORRETO OU INCORRETO? Na adrenarca precoce não costuma ser necessário qualquer tratamento e a avaliação complementar pode revelar tão somente um discreto aumento na idade óssea, que será sempre compatível com a idade estatural.
CORRETO
Na adrenarca precoce o único cuidado que se deve ter é diferenciar esta condição de uma ………………..; a avaliação complementar (ocorre apenas o aumento dos andrógenos da adrenal) e o seguimento irão nos permitir fazer essa distinção.
puberdade precoce
Escolar, 11 anos, sexo feminino, apresenta desenvolvimento puberal com broto mamário, aréola pouco saliente e de diâmetro pouco aumentado, com textura modificada em relação à consulta anterior. A genitália apresenta pelos longos, finos, levemente pigmentados e encaracolados, ao longo dos grandes lábios. Estágio de Tanner compatível com M2/P2. Nesse contexto, pode-se afirmar, em relação à menarca, que:
Provavelmente, ocorrerá nos próximos dois a três anos.