Febre sem sinais localizatórios Flashcards
Os níveis de procalcitonina se elevam mais rapidamente do que os níveis de proteína c reativa (PCR) em infecções bacterianas graves. V ou F?
Verdadeiro.
O que fazer com crianças até 28 dias com febre sem sinais localizatórios (>38ºC)?
Nesses casos, mesmo sem sinais de toxemia, solicitar hemograma, hemocultura, urina 1, urocultura, líquor (com pesquisa de enterovírus e herpesvírus e raiox (se sintomas respiratórios). Além disso devo introduzir ATB empírico (ceftriaxona).
Crianças com 3 a 24 meses (algumas referências 36m) com febre sem sinais localizatórios, o que devo fazer?
Se < 39ºC pode dar alta para casa, orientando reavaliação. Se >=39ºC devemos avaliar se vacinação incompleta (geralmente entre 3 a 6 meses) ou fatores de risco para ITU. Solicitar hemograma, hemocultura, pesquisa de vírus respiratórios (se vacinação incompleta e consequente risco de bacteremia oculta) e urina 1 e urocultura (se riscos para ITU).
Introduzir ATB de acordo com exame: se apenas exame de bacteremia positivo introduzo amoxicilina. Se exame de ITU introduzo cefuroxima oral ou clavulin. Sem alterações não introduzo ATB. Aguardo resultado de culturas.
O que considero um hemograma alterado em uma criança? E urina 1 (quantos leucócitos/campo)?
leucócitos > 15.000 ou <5.000
neutrófilos totais > 10.000
índice neutrofílico > 0,2
urina 1 com >10 leucócitos/campo
Se paciente entre 1 a 3 meses com febre sem sinais localizatórios, o que fazer?
Solicitar hemograma, hemocultura, urina1 e urocultura e avaliar critérios de Rochester. Se 1 ou mais critérios ausentes introduzir ATB empírico e solicitar líquor.
O que fazer se FSSL com pesquisa de vírus respiratórios positivos e hemograma alterado em pacientes entre 3 e 24 meses (ou 36 meses em algumas referências)?
Posso dar alta pra casa sem ATB enquanto aguardo hemocultura.
Até 6 meses de idade, que gênero tem maior risco para ITU?
Sexo masculino.