FARMACOLOGIA Flashcards

1
Q

Conceitue e caracterize a farmacocinética

A

A farmacocinética estuda o que o organismo faz com o fármaco, relacionaso à sua movimentação dentro dele. Depende de 4 propriedades:
- Absorção
- Distribuição
- Metabolização
- Excreção

(Farmacologia Ilustrada, 6ed)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Caracterize a absorção dos fármacos e os mecanismos de absorção a partir do trato gastrointestinal.

A

Absorção é a passagem de um fármaco de onde ele está para o sangue. Fármacos administrados por via intravenosa não há absorção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais fatores influenciam na absorção de fármacos?

A
  • concentração;
  • lipossolubilidade (coeficiente de partição óleo/água) (quanto mais lipossolúvel for o fármaco, maior é o coeficiente de partição óleo/água e maior é absorção) (o contrário também é verdadeiro).
  • pH;
  • Fluxo de sangue no local de absorção: Os intestinos recebem um fluxo de sangue muito maior do que o estômago, de modo que a absorção no intestino é favorecida ante a do estômago.;
  • Área ou superfície disponível para absorção: Com uma superfície rica em bordas em escova contendo microvilosidades, o intestino tem uma superfície cerca de 1.000 vezes maior que a do estômago; por isso, a absorção de fármacos pelo intestino é mais eficiente, já que a área é maior.
  • Tempo de contato com a superfície de absorção: Se um fármaco se desloca muito rapidamente ao longo do TGI, como pode ocorrer em uma diarreia intensa, ele não é bem absorvido. Contudo, qualquer retardo no transporte do fármaco do estômago para o intestino reduz a sua velocidade de absorção;
  • Expressão da glicoproteína P.
    (Farmacologia Ilustrada, 6ed)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é biodisponibilidade e o que a determina?

A

Biodisponibilidade representa a taxa e a extensão com que um fármaco administrado alcança a circulação sistêmica. Por exemplo, se 100 mg de um fármaco são administrados por via oral, e 70 mg desse fármaco são absorvidos inalteradamente, a sua biodisponibilidade é de 0,7, ou 70%. A biodisponibilidade é determinada pela comparação dos níveis plasmáticos do fármaco depois de uma via de administração particular (p. ex., administração oral) com os níveis plasmáticos obtidos por administração IV. Na administração IV, 100% do fármaco entra na circulação rapidamente. Quando o fármaco é administrado por via oral, somente parte da dose aparece no plasma. Considerando a concentração plasmática do fármaco em função do tempo, pode-se mensurar a área sob a curva (ASC). A ASC reflete a extensão da absorção do fármaco. A biodisponibilidade de um fármaco administrado por via oral é a relação da ASC após administração oral com a ASC por administração IV (admitindo que as dosagens oral e IV são equivalentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais fatores influenciam a biodisponibilidade de um fármaco?

A
  • Biotransformação hepática de primeira passagem: em contraste com a administração IV, que confere 100% de biodisponibilidade, a administração oral de um fármaco envolve frequentemente biotransformação de primeira passagem. Quando um fármaco é absorvido a partir do TGI, primeiro ele entra na circulação portal antes de entrar na circulação sistêmica. Se o fármaco é rapidamente biotransformado no fígado ou na parede intestinal durante essa passagem inicial, a quantidade de fármaco inalterado que tem acesso à circulação sistêmica diminui;
  • Solubilidade do fármaco: Fármacos muito hidrofílicos são pouco absorvidos, devido à sua impossibilidade de atravessar membranas celulares ricas em lipídeos. Paradoxalmente, fármacos extremamente lipofílicos são também pouco absorvidos, pois são totalmente insolúveis nos líquidos aquosos do organismo e, portanto, não têm acesso à superfície das células. Para que um fármaco seja bem absorvido, ele deve ser basicamente lipofílico, mas ter alguma solubilidade em soluções aquosas. Essa é uma das razões pelas quais vários fármacos são ácidos fracos ou bases fracas;
  • Instabilidade química: Alguns fármacos, como a benzilpenicilina, são instáveis no pH gástrico. Outros, como a insulina, são destruídos no TGI pelas enzimas digestivas;
  • Natureza da formulação do fármaco: A absorção do fármaco pode ser alterada por fatores não relacionados com a sua estrutura química. Por exemplo, o tamanho da partícula, o tipo de sal, o polimorfismo cristalino, o revestimento entérico e a presença de excipientes (como os agentes aglutinantes e dispersantes) podem influenciar a facilidade da dissolução e, por isso, alterar a velocidade de absorção.

(Farmacologia Ilustrada, 6ed)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como a concentração influencia na absorção de um fármaco?

A

Dependendo das propriedades químicas, os fármacos podem ser absorvidos do TGI por difusão passiva, difusão facilitada, transporte ativo ou endocitose.
- Difusão passiva: o fármaco se move da região de concentração alta para a de concentração baixa. A difusão passiva não envolve transportador, não é saturável e apresenta baixa especificidade estrutural. A maioria dos fármacos é absorvida por esse mecanismo;
- Difusão facilitada: Outros fármacos podem entrar na célula por meio de proteínas transportadoras transmembrana especializadas que facilitam a passagem de moléculas grandes. Essas proteínas transportadoras sofrem alterações conformacionais, permitindo a passagem de fármacos ou moléculas endógenas para o interior da célula, movendo-os de áreas de alta concentração para áreas de baixa concentração. Ele não requer energia, pode ser saturado e pode ser inibido por compostos que competem pelo transportador;
- Transporte ativo: Ele é capaz de mover fármacos contra um gradiente de concentração – ou seja, de uma região com baixa concentração de fármaco para outra com concentração mais elevada, por isso requer energia. Esse processo é saturável. Os sistemas de transporte ativo são seletivos e podem ser inibidos competitivamente por outras substâncias cotransportadas;
- Endocitose: Esse tipo de absorção é usado para transportar fármacos excepcionalmente grandes através da membrana celular. A endocitose envolve o engolfamento de moléculas do fármaco pela membrana e seu transporte para o interior da célula pela compressão da vesícula cheia de fármaco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q
  1. Como a lipossolubilidade (coeficiente de partição óleo/água) influencia na absorção de um fármaco?
  2. Qual a relação da lipossolubilidade de um fármaco e seu tempo de circulação no sangue?
A
  1. As membranas celulares são formadas por uma bicamada lipídica, assim, moléculas pequenas apolares conseguem atravessar a membrana mais facilmente. Quanto maior for o coeficiente de partição óleo/água de um fármaco, maior é a sua lipossolubilidade e maior é a sua absorção.
  2. Quanto mais lipossolúvel for um fármaco, mais ele irá precisar de proteínas séricas para ser transportado no sangue. Como consequência, irão durar mais tempo circulando. Ex: hormônios sexuais, ao contrário da insulina.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como o pH influencia na absorção de um fármaco? Cite 2 exemplos

A

Um fármaco ionizado tem dificuldade de atravessar as membranas lipídicas do nosso corpo, assim, são melhor absorvidos em suas formas neutras. A concentração de um fármaco ionizado no estado de equilíbrio irá depender das diferenças de pH através da membrana, que influencia o estado de ionização da molécula (ganham ou perdem prótons de acordo com o pH do meio). De maneira geral, fármacos ácidos são melhor absorvidos em ambientes ácidos, uma vez que o H+ do meio junta-se a forma ionizada, formando a forma molecular que é mais fácil de absorver. Bases são moléculas neutras mas que podem formar íons ao se juntarem com o H+ de um meio, assim, são melhor absorvidas em ambientes alcalinos, na qual a concentração de H+ é baixa. A lei da ação das massas exige que essas reações se movam para a esquerda em um ambiente ácido e para a direita em um ambiente alcalino.

  1. Em idosos, há redução da produção de ácido clorídrico, o que pode diminuir a absorção de fármacos ácidos;
  2. Uma das complicações do diabetes é a cetoacidose. Se for administrado a esse paciente um fármaco com características ácidas, ele será melhor absorvido, o que poderá levar a um ajuste da dose para uma quantidade menor.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Caracterize a distribuição

A

A distribuição é caracterizada pela passagem do fármaco do sangue para o tecido alvo. No sangue, parte do fármaco se liga à proteínas séricas e outra parte se mantém livre. É a fração livre que consegue adentrar o tecido-alvo, já que o complexo fármaco-proteína não consegue fazer essa passagem. Essas proteínas permitem o transporte do fármaco para vários tecidos e permitem que eles durem mais tempo na circulação. Na verdade, quando há um tecido que contenha uma proteína na qual o fármaco tenha maior afinidade, ele se desliga da proteína sérica e entra no tecido. No geral 80% do fármaco está ligado às proteínas séricas e 20% está na forma livre. Além disso, um fármaco livre pode se tornar ligado e vice-versa, sendo um equilíbrio dinâmico. A soma da porção que está ligada mais a porção que está livre no sangue é chamada de biodisponibilidade. A biodisponibilidade é a concentração total do fármaco no sangue.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Conceitue a meia vida de eliminação

A

É o tempo necessário para a eliminação de 50% do fármaco. (tanto a fração livre quanto a ligada). Quanto maior a meia-vida, mais tempo esse fármaco fica circulando.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como a área ou superfície disponível para absorção de um fármaco influencia a absorção?

A

Quanto maior a área, melhor absorvido é um fármaco. Com uma superfície rica em bordas em escova contendo microvilosidades, o intestino tem uma superfície cerca de 1.000 vezes maior que a do estômago; por isso, a absorção de fármacos pelo intestino é mais eficiente, já que a área é maior. A retirada de uma parte do intestino por conta de um tumor pode prejudicar a absorção de um fármaco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Considerando a distribuição, qual a relação entre a síndrome nefrótica e uma das complicações do diabetes com o efeito do fármaco

A

Uma complicação do diabetes descompensado ou da síndrome nefrótica é a proteinúria. Ao reduzir a quantidade de proteínas, há o aumento da concentração de fármaco livre no plasma, que pode aumentar, portanto, seu efeito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Elucide uma interação medicamentosa que esteja relacionada com a distribuição dos fármacos

A

A varfarina é um anticoagulante que inibe a vitamina K e a ativação do fator de coagulação X e está 80% ligada às proteínas séricas e 20% na forma livre. Vamos supor que uma paciente estava respondendo bem à varfarina e por conta de uma infecção fungica resolver tomar cetoconazol. Na perspectiva de distribuição, o cetoconazol também está na proporção 80/20, porém ele tem mais afinidade pela albumina do que a varfaria tem por essa proteína, assim a forma livre da varfarina ira aumentar e o indivíduo corre sérios riscos de hemorragia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Caracterize a relação da distribuição com os tecidos mais e menos perfundidos, bem como as intoxicações.

A

Tecido mais perfundidos (como coração, cérebro, fígado, pulmões, rins) recebem primeiro os fármacos. Já os tecidos menos perfundidos (como ossos e tecido adiposo) recebem os fármacos mais tardiamente e também demoram mais para liberá-los. Nesse sentido, suponhamos que um indivíduo começou a fazer uso exagerado e inadvertido de tetraciclina e, por isso, os primeiros tecidos a serem acometidos pelos efeitos tóxicos da tetraciclina são os mais perfundidos, já que o fármaco chega lá primeiro, levando a uma intoxicação aguda que foi resolvida no ambiente hospitalar e o paciente foi embora feliz para casa. No entanto, tecidos menos perfundidos, como os ossos, foram recebendo o fármaco mais tardiamente e como também há um maior tempo para liberá-lo, a tetraciclina se acumulou no osso. A tetraciclina é um fármaco capaz de quelar cálcio, inibindo a ação dos osteoblastos e da formação da hidroxiapatita, intensificando a osteopenia e risconde fraturas ósseas. Desse modo, semanas depois da intoxicação aguda, o indivíduo ao fazer um exercício físico, caiu e quebrou a tíbia. Nas bastasse a fratura, o fármaco que estava acumulado no osso foi liberado para o sangue, levando a uma nova intoxicação aguda por exposição relativamente crônica. Isso nos permite evidenciar que a cinética de distribuição dos tecidos apresentam velocidades diferentes.

Um outro exemplo é um fármaco bastante lipossolúvel que pode se acumular no tecido adiposo e não causar mal algum. Caso a lipólise daquele indivíduo aumente, por ex. - exercício físico - o fármaco é liberado no sangue e pode causar intoxicação aguda.

Nesse sentido, tecidos mais perfundidos são chamados de tecidos-alvo e tecidos menos perfundidos são chamados de reservatórios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly