Endocrinologia Flashcards
Qual a fisiologia da tireoide?
Hipotálamo sintetiza e secreta o TRH (hormônio de liberação da tireotropina) que chega à adenohipofise. Lá, tal hormônio irá estimular a síntese e a secreção do TSH (hormônio tireoestimulante).
O TSH atua na tireoide estimulando a síntese e a secreção dos hormônios tireoidianos (T4 e T3). Dentre esses hormônios, a maioria liberada é composta por T4 e uma pequena parte, T3.
A maior parte de T4 é convertido em T3 nos tecidos periféricos. T3 é o hormônio biologicamente ativo da tireoide, exercendo um maior efeito de feedback negativo no TSH hipofisário e no TRH do hipotálamo.
Qual a relação do iodo e da enzima TPO com a tireoide?
O iodo é a grande matéria prima para a formação dos hormônios tireoidianos. Após sua entrada no tireócito, ele é metabolizado pela tireoperoxidase (TPO) para a síntese de T3 e T4. Doenças autoimunes que produzam anticorpos contra TPO (anti-TPO) inflamam a glândula, como a tireoidite de Hashimoto (TSH, T4L e anti-TPO).
Como ocorre o transporte dos hormônios tireoidianos no sangue?
A maior parte através das proteínas plasmáticas (TBG > albumina > transtiterrina). Apenas uma mínima quantidade está em sua forma livre.
V ou F
Se o indivíduo tiver uma condição herdada ou adquirida que altere os níveis de TBG, isso só terá efeito na dosagem total do hormônio.
Verdadeiro. A fração livre não muda. Ex: o estrogênio tende a aumentar o TBG, então, em mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal podem ter T4 total aumentada, mas o T4 livre segue intacto.Situações que fragilizam a ligação da TBG com a T4 podem levar T4 total diminuído (insuficiência hepática, insuficiência renal, estados inflamatórios agudos e crônicos).
Então a melhor forma de saber a quantidade de T4 é o T4L.
As ____________ são enzimas que irão transformar T4 em T3 nos tecidos periféricos:
deiodinases
Quais os tipos de deiodinases?
Tipo 1, 2 e 3
Onde está presente a deoidinase tipo 1 e o que ela faz?
Tipo 1 - Fígado, rins e tireoide (converte T4 em T3).
Onde está presente a deoidinase tipo 2 e o que ela faz?
Tipo 2 - SNC, placenta e músculo esquelético (converte T4 em T3). Problemas nessa enzima pode afetar o feedback negativo dos hormônios tireoidianos a nível da hipófise; Mães com hipotireoidismo, a tipo 2 começa a ter maior atividade.
Onde está presente a deoidinase tipo 3 e o que ela faz?
Tipo 3 - SNC, placenta e pele (converte T4 em T3 reverso (inativo). Mães que tem hipertireoidismo, que passam muitos hormônios tireoidianos para o seu bb, essa enzima tenta diminuir.
Cite 6 ações biológicas dos hormônios tireoidianos:
- Termogênese;
- Metabolismo de carboidratos e lipídios;
- Sistema cardiovascular;
- Sistema músculo-esquelético;
- Hematopoiese;
- Desenvolvimento neuropsicomotor.
Qual o papel dos hormônios tireoidianos na termogênese?
- Termogênese (para que o metabolismo do nosso corpo funcione bem, a nossa temperatura deve ser mantida em torno de 37⁰c. Em temperaturas amenas, a termogênese basal dá conta do recado, mas se o indivíduo estiver em um local frio, precisará da ajuda da termogênese facultativa, mediada pelos hormônios tireoidianos. É por isso que no paciente com hipotireoidismo, observa-se intolerância ao frio, já que tem menos hormônios tireoidianos agindo. Nos pacientes com hipertireoidismo, observa-se intolerância ao calor.
Qual o papel dos hormônios tireoidianos no metabolismo de carboidratos e lipídeos?
Os hormônios tireoidianos interagem com o metabolismo de carboidratos e lipídeos em diversas frentes e de maneira complexa e o resultado final dessas interações é o seguinte:
hipertireoidismo -> hiperglicemia;
hipotireoidismo -> hipoglicemia; + aumento do LDL-c (predispõe ao desenvolvimento de dislipidemia)
Qual o papel dos hormônios tireoidianos no sistema cardiovascular?
aumento da FC, contratilidade e volume sanguíneo;
redução da RVP
hipertireoidismo: hipertensão sistólica devido aos 3 primeiros efeitos
hipotireoidismo: hipertensão diastólica, uma vez que se eu não tenho hormônios tireoidianos suficientes, a RVP irá subir e ela é a principal determinante da pressão arterial diastólica.
Qual o papel dos hormônios tireoidianos no sistema músculo-esquelético?
Os hormônios tireoidianos são essenciais para a síntese de várias proteínas que compõem o músculo. A falta desses hormônios está associada à fraqueza muscular, miopatias e até mesmo rabdomiólise.
Qual o papel dos hormônios tireoidianos na hematopoiese?
Os hormônios tireoidianos estimulam a transcrição do gene da eritropoetina. É por isso que a anemia é uma das manifestações clínicas do hipotireoidismo.