Exame Físico Geral Flashcards
Quais linfonodos palpar?
- Pré-auriculares;
- Retro-auriculares;
- Occipitais;
- Tonsilares;
- Submandibulares;
- Submentonianos;
- Cervicais;
- Supra e Infraclaviculares;
- Axilares.
O que avalia nas mucosas oculares?
Hidratadas, normocoradas, anictérica
O que avalia na mucosa oral?
Lesão nos lábios, bochechas internas, em toda a língua, orofaringe e gengivas; Coloração (normocorada, hiperemia, anictérico, acianótico); Pedir para movimentar a lingua; Avaliar dentição.
Quais pulsos palpar?
- Carotídeo;
- Radial;
- Braquial;
- Poplíteo;
- Tibial;
- Pedioso.
Como palpar o pulso radial?
Com as polpas digitais dos dedos indicador e médio. O polegar fixa-se no dorso do punho do paciente. (mão direita - pulso esquerdo e vice versa). Ao mão do paciente deve repousar em completa supinação.
Como palpar o pulso braquial?
Com a mão direita, o examinador sustenta a mão direita do paciente, ao mesmo tempo em que a mão esquerda do examinador abarca a parte média do braço,logo abaixo do músculo deltoide. Nesse momento, o polegar funciona como ponto de fixação, enquanto o dedo médio e indicador, se insinuam por debaixo do bíceps, até encontrar a artéria braquial. Para a artéria braquial esquerda faz-se os ajustes necessários.
Como palpar o pulso carotídeo?
Com o paciente sentado ou em pé, o médico deverá palpar o pulso direito com as polpas digitais dos dedos indicador e médio da mão esquerda. O pulso esquerdo, utiliza-se a mão direita.
Como palpar o pulso poplíteo?
- O paciente posiciona-se em decúbito dorsal com o joelho ligeiramente fletido. Com a perna relaxada, posiciona-se as polpas digitais das duas mãos na linha média atrás do joelho e realiza-se uma compressão profunda para dentro da fossa poplítea.
Como palpar o pulso pedioso?
Para a pediosa direita, usa a mão esquerda, fixando o polegar na ponta do pé, enquanto as polpas digitais dos dedos indicador, médio e anelar procuram no dorso do pé, a artéria ali situada. Para a pediosa direita é ao contrário.
Como palpar o pulso tibial posterior?
Localizam imediatamente atrás do maléolo interno. Utiliza-se também as polpas dos dedos indicador, médio e anelar.
Como aferir a pressão arterial?
- O paciente deve estar a pelo menos 30 minutos sem praticar atividade física, sem fumar, sem ingerir cafeína, pelo menos 5 minutos sentado em repouso, deve esvaziar a bexiga antes do procedimento e as pernas não podem estar cruzadas;
- Coloca-se o manguito a cerca de 2 a 3cm da fossa cubital e localiza a arterial braquial;
- Palpa-se a artéria radial e fecha a válvula da pêra para direita. Após, insufla lentamente até não sentir mais o pulso e grava o número que o ponteiro marcou;
- Após gravar o número, desinsuflar o manguito e colocar o esteto, fechar a valva da pêra e insuflar 30mmHg a mais do valor encontrado;
- Posiciona o diafragma do estetoscópio sobre a artéria braquial e lentamente solta vai abrindo a válvula para a esquerda lentamente; O primeiro som que ouvirmos, é a pressão sistólica. O último som que ouvimos é a pressão diastólica.
Como medir a circunferência abdominal?
- Na altura da cicatriz umbilical. A fita tem que estar estendida na horizontal e sem dobras.
Como medir o peso?
- Destravar a balança;
- Calibrar a balança, girando o cilindro da ponta, para que a régua fique alinhada e no mesmo nível;
- Peça que o paciente fique em pé em cima da balança e de costas. De preferência descalço, coloque um papel.
- A régua menor de cima pesa 10kg no total, cada traço maior pesa 1kg e cada menor 100g. A régua maior de baixo é dividida a cada 10kg.
- Pergunta se o peso do paciente estimado e coloca o cursor maior nesse valor e vai ajustando o cursor menor em cima, até a régua nivelar com a lâmina.