Exames Complementares em Cardiologia (Raio X Tórax) Flashcards
Quais as 2 principais incidências de Rx tórax?
PA (esquerda direita cima e baixo) e perfil (para frente e para trás).
Incidências PA e perfil.
.
O que eu consigo analisar na radiografia simples de Tórax em PA?
Na radiografia não é possível distinguir gordura, músculo, conjuntivo, etc. Portanto, eu devo trabalhar em identificar os contornos. Do lado esquerdo, a primeira curvatura é o arco da aorta (botão aórtico), seguido do ramo esquerdo da artéria pulmonar (linha mais retificada) e então aparece outra curvatura inferior e esquerda que é a parede do VE. Do lado direito, é possível observado a VCS e o AD (primeira curvatura). Raramente, a depender da curvatura da aorta, a sua parte ascendente pode abaular o lado direito. O VD não apresenta contornos na incidência em PA.
O que é visualizado na radiografica de tórax em perfil?
O VD faz contato com a parede anterior do tórax, mas apenas em seu terço inferior (condições normais). O VE é posterior e acima dele está o AE. Usada para aumento de VD, VE e AE.
O que está presente abaixo da primeira curvatura à esquerda na radiografica de tórax em PA?
Uma linha retificada (condições normais), em que estão, em ordem, o ramo esquerdo da artéria pulmonar, o brônquio fonte esquerdo e o apêndice atrial esquerdo.
O que pode-se fazer para visualizar melhor o contorno do coração em perfil?
Contrastar o esôfago com bário, pois o esôfago para logo atrás do coração.
Como é avaliada a área cardíada?
É feito o índice cardiotorácico, em que mede-se a borda cardíada mais distante da linha mediana dos dois lados, somam-se elas e divide pelo diâmetro do tórax. Área cardíaca normal é quando esse índice é menor/igual a 0,5. Acima disso é uma área cardíaca aumentada.
O que é visualizado no Rx de tórax quando há aumento de AE?
PA: aparecimento do 4° arco à esquerda, elevação do brônquio fonte esquerdo e duplo contorno à direita (o AE sobrepõe-se ao AD). Perfil: deslocamento do esôfago no sentido anteroposterior (esôfago com contraste).
O que pode ser visualizado nesta imagem? Qual sua hipótese diagnóstica?
Pode ser visto o aparecimento do 4° arco à esquerda (aumento de AE) e aumento da pressão venocapilar pulmonar (hilo mais esbranquiçado). Em perfil, visualiza-se um VD que enconsta mais do que seu terço inferior na parede anterior do tórax, indicando aumento de VD. Hipótese: estenose mitral -> dilatação de AE, congestão pulmonar e dilatação de VD.
Quais os sinais radiográficos de aumento de VE?
PA: aumento da curvatura maior da borda esquerda para a esquerda e para baixo. Perfil: aumento da curvatura póstero-inferior.
Como pode ser visualizado aumento do VE em perfil?
Pelo sinal de Hoffman-Rigler: identifica-se a VCI e a linha do VE. Quando a VCI encontra a linha do VE, faz-se uma linha para medir a distância entre a linha da VCI com a borda do VE. A distância maior do que 1,8-1,9 cm é indicativo de aumento de VE.
Como identificar aumento de AD?
PA: aumento da curvatura da borda inferior direita, deslocando para a direita (mais do que 5,5 cm da linha mediana).
Como identificar aumento de VD?
PA: elevação da ponta do coração. Perfil: aumento do coração em contato com a parede anterior do tórax (além do terço inferior).
Como identificar: hiperfluxo pulmonar e hipertensão arterial pulmonar?
Hiperfluxo: aumento das dimensões dos hilos e do calibre dos vasos pulmonares -> vou enxergar mais vasos no pulmão que o normal. Hipertensão: aumento da artéria pulmonar e hilos pulmonares aumentados.
Como identificar hipertensão venosa pulmonar?
Aumento do calibre dos vasos nos campos superiores, hilos de dimensões aumentadas e contornos borrados, aumento da vascularização pulmonar com perda da definição do contorno dos vasos, espessamento dos septos interlobulares (linhas B de Kerley) e opacidade pulmonar bilateral mais densa nos hilos e vai suavizando para a periferia (em asa de borboleta). É a congestão pulmonar -> deficiência de coração esquerdo.