Anatomia do Coração Flashcards
O que é o pericárdio e quais suas divisões?
É uma estrutura de sustentação/fixação e proteção do coração contra infecções, neoplasias e atrito.
É dividido em pericárdio fibroso e pericárdio seroso. O fibroso é o mais externo. O seroso se divide em lâmina parietal (unida ao fibroso) e lâmina visceral (unida ao miocárdio, sendo chamada, portanto, de epicárdio).
Existe um espaço virtual entre as 2 lâminas do pericárdio seroso, sendo chamado de espaço pericárdico, em que há uma pequena quantidade de líquido pericárdico para permitir o livre deslizamento das serosas. Patologias podem aumentar esse líquido.
O que é o endocárdio?
É uma camada de endotélio que recobre mais internamente o miocárdio, sendo que abaixo dele passam as fibras de condução do coração. É contínuo com o endotélio dos vasos e com as válvulas das valvas AV.
Foto endocárdio e pericárdio.
.
Comente sobre a anatomia topográfica do coração.
O VD é a câmara mais anterior e que se relaciona com o gradio costal e o esterno.
Comente sobre a estrutura do átrio direito.
É formado pela câmara principal, em que tributam as veias, e pelo apêndice atrial direito (aurícula direita). Em visão AP do coração, visualizamos o apêndice e uma pequena parte do átrio direito.
Qual a localização do nó SA?
Localiza-se no AD, na sua parede posterior e próximo do local de tributação da VCS, no sulco terminalis.
Foto sulco terminal e visão AP do coração.
.
O que pode ser visualizado na visão interna do AD?
Fossa oval, septo interatrial, parte membranácea do septo interventricular, Válvula da VCI (Eustáquio), Válvula do seio coronário (Tebésio), Tendão de Todaro (formado por essas 2 válvulas), e os músculos pectíneos no apêndice atrial.
Qual a importância do tendão de Todaro e da visualização da parte membranácea do septo IV?
Tendão de Todaro: na ponta dele (ponta do triângulo de Koch), está localizado o nó AV.
Parte membranácea do septo IV: implica que o VE pode ser acessado diretamente pelo AD.
Foto visão interna AD.
.
Comente sobre a anatomia interna do VD.
Apresenta miutos músculos pectíneos (trabéculas), possui 3 porções (entrada - tricúspide -, trabeculada e via de saída - é separada pela de entrada pela crista supraventricular e é lisa -> tubo muscular chamado de cone arterial).
Imagem VD.
.
Imagem comunicação AD e VE.
Aqui pode haver uma comunicação em alterações congênitas.
Qual a localização topográfica do AE?
É a câmara mais posterior do coração, apresentando relação muuito próxima com o esôfago.
Qual a peculiaridade do apêndice atrial esquerdo em relação ao direito?
A entrada para o ap atrial esquerdo é mais estreita que para o direito, isso implica que, em casos de FA, o sangue fica mais aprisionado e estático no esquerdo, pois é mais difícil de ele sair pela menor entrada. Isso favorece a formação de trombos apêndice atrial esquerdo que podem facilmente embolizar.
Imagem abertura dos apêndices atriais.
.
Como é a anatomia interna do VE?
As trabéculas são em menor quantidade e mais finas que no VD (?). A válvula anterior da mitral faz uma continuidade fibrosa com a via de saída, implicando que alterações nesse folheto podem obstruir a via de saída.
Imagem VE
.
Imagem diferenças entre VD e VE.
.
Qual a importância da valva aórtica?
A porção da valva, quando fechada, que se enche de sangue na diástole é chamada de seio da válvula. É o sangue desse seio que irá se direcionar às artérias coronárias, que se originam nessa região. Portanto, a irrigação do coração ocorre na diástole.
Imagem valva aórtica
.
Comente sobre o corpo fibroso do coração.
Funciona como um isolante elétrico, impedindo a passagem do impulso em regiões separdas por ele. Ou seja, permite o bom funcionamento elétrico do coração, impedindo a passagem da onda de despolarização dos átrios para os ventrículos, exceto na região do nó AV/feixe de His.
Imagem corpo fibroso do coração.
.