Exame Objectivo Neurológico - Ducla OSCE Flashcards
Marcha do Parkinsonismo
Marcha de pequenos passos, sem balanceio dos braços, lenta, monótona, freezing e com postura fletida (membros e tronco). Festinação (com início, mudanças e obstáculos) - aceleração involuntária com passos muito curtos e rápidos ou pés colados para evitar queda para a frente.
Distinção de DP de outros Parkinsonismos pela marcha
Doença de Parkinson - alterações assimétricas; Parkinson plus (PSP, AMS) - alterações simétricas e com quedas e desequilíbrios mais graves logo inicialmente na doença.
Padrão de Marcha Hemiparética Espástica
Apoia-se no membro são e faz circundação do membro inferior afetado (com elevação da bacia); MSup fletido junto ao tronco com dedos fletidos sobre a palma; Pé - equinismo varo com arrastamento da ponta/externo; Espasticidade inferior - membro em extensão e superior - membro em flexão.
Causa de Marcha hemiparética espástica
Lesão do 1ºN - AVC
Marcha miopática
Marcha em “pato” - propulsão do tronco com báscula da bacia e levantar excessivo da coxa; Parésia proximal - miopatia
Marcha Parética Espástica
MInf em extensão e adução com rot interna do pé; Balanceio horizontal e marcha em tesoura; arrasta a ponta e bordo externo do pé. Caminha sobre uma linha média; Flexão do tronco e joelhos com braços em posição média segura.
Marcha atáxica espinhal - Tabética (Cordões Posteriores)
Marcha muito insegura, que se torna quase impossível ao fechar os olhos; levanta muito o pé e bate com os calcanhares com força; tronco oscila lateralmente; Causas: polinevrite, tabes - lesão dos cordões posteriores, ataxias hereditárias, miopatia espondilótica.
Marcha atáxica cerebelosa
Marcha insegura e com hesitações “um passo de cada vez”; dobra exageradamente o joelho, base muito alargada, MSup em abdução para amparar a queda, amplitude e direção irregulares.
Piora: mudança de direção e descer escadas.
V/F
A marcha atáxica cerebelosa piora com o fechar de olhos
Falso (não piora)