ENTREVISTA - POR QUE RESIDÊNCIA / DANTE / CARDIOLOGIA Flashcards
PRA MIM É MUITO IMPORTANTE SEMPRE ESTAR APRENDENDO, E EU NÃO VEJO MELHOR OPÇÃO DO QUE UMA RESIDENCIA
ISSO POSSIBILITA UM APRENDIZADO PRATICO INTENSIVO NA SAUDE CARDIOVASCULAR, ESSE APRENDIZADO CONTINUO E PROFUNDO VOCE NÃO ENCONTRA EM OUTROS LATO SENSU.
EU ACOMPANHO O INSTAGRAM DA RESIDENCIA AQUI DO DANTE, E EU PUDE VER MINAMENTE AS AULAS TEORICAS, MUITOS SEMINARIOS, DISCUSSOES DE CASOS, OPORTUNIDADES DE PESQUISA. ISSO AMPLIA MUITO O SEU APROFUNDAMENTO NA AREA ESCOLHIDA
ENTÃO ALEM DESSE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, MELHORES PERSPECTIVAS DE CARREIRA, ESSE APRENDIZADO CONTINUO.
ALGO QUE REALMENTE CHAMA MINHA ATENÇÃO, É ESSE TRABALHO EM EQUIPE, A TRANSDICIPLINARIDADE
A OPORTUNIDADE DE VOCE TRABALHAR EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS, ESSA INTEGRAÇÃO PERMITE COMO DIFERENTES PROFISSIONAIS COLABORAM PARA ENTRE SI, APRENDEM ENTRE SI, PRA SOLUCIONAR O PROBLEMA DE SAUDE OU FAZER UM CONTROLE DE DANOS DE MANEIRA MAIS ABRANGENTE.
EM RELAÇÃO A CARGA HORARIA
A RESIDENCIA EXIGE UM É COMPROMISSO, EXIGE UM LONGO TEMPO DE TRABALHO E ESFORÇO É UMA DEDICAÇÃO EXCLUSIVA.
ESTOU CIENTE DA CARGA HORARIA SEMANAL, EU ESTOU COMPROMETIDA EM GERENCIAR MEU TEMPO DE MANEIRA EFICAZ, PRIORIZANDO OS ESTUDOS E AS PRATICAS, E ME ADAPTAR A ESSA NOVA ROTINA
COMO FICOU SABENDO DO DANTE/ PQ INTERNATO NO DANTE
EU TIVE ANSIA PELO DANTE QUANDO UMA EX ALUNA DA MINHA UNIVERSIDADE PASSOU NO PROCESSO SELETIVO PRA RESIDENCIA.
ACREDITO QUE FOI BEM NO COMECINHO DE 2021, EU AINDA NAO TINHA INICIADO MEU INTERNATO, EU TIVE AFINIDADE COM A MAIORIA DAS DISCIPLINAS E ENTAO EU NAO TINHA CERTEZA PRA QUAL AREA EU QUERIA IR
INTERNATO NO DANTE
O MEU INTERNATO AQUI NO DANTE, FOI MEU ULTIMO CAMPO DE ESTAGIO.
EU NAO IA VIM PRA CA, EU IRIA PRA OUTRO CAMPO DE ESTAGIO QUE EU JA TINHA FEITO PRATICAS LA E EU NAO ESTAVA SATISFEITA.
3 SEMANAS, 15 DIAS ANTES DE COMEÇAR ESSA ULTIMA BATERIA DE ESTAGIOS, SURGIU UMA VAGA AQUI NO DANTE.
E EU QUERIA TER A PRATICA DA CARDIOLOGIA, UMA NOVA VISÃO, QUERIA CONHECER A INSTITUIÇÃO, CONHECER UM POUCO MAIS O AMBIENTE, PQ EU TINHA INTERESSE NO PROGRAMA DE RESIDENCIA.
INTERNATO NO DANTE 1
FAZENDO UMA COMPARAÇÃO COM MEUS OUTROS CAMPOS DE ESTÁGIO COM O DANTE.
O APRENDIZADO AQUI, A EXPERIENCIA AQUI FOI TOTALMENTE DIFERENTE.
FAZENDO NOVAMENTE UMA COMPARAÇÃO COM MEUS OUTROS CAMPOS DE ESTÁGIO, EU NAO ESTOU QUERENDO DIFAMAR AS INSTITUIÇÕES, O OBJETIVO É DESCREVER MINHA EXPERIENCIA
O QUE EU SENTIA, É QUE ERAMOS MÃO DE OBRA, NAO TINHA MUITO AQUELE TINHA MUITO AQUELE APRENDIZADO CONTINUO, AMPLO, AQUELA TROCA DE CONHECIMENTO
ENTAO BASICAMENTE CHEGAVAMOS PEGAMOS PLANTAO, FAZIAMOS O DIMENSIONAMENTO, CADA UM FICAVA COM DETERMINADA QUANTIDADE DE PACIENTES E IAMOS PRESTAR A ASSISTENCIA INTEGRAL. OBVIAMENTE APRENDI SOBRE OS PROCEDIMENTOS, AS ROTINAS. MAS NAO TINHA MUITO ABERTURA EM RELAÇÃO A ANSEIOS DUVIDAS, A SENSAÇÃO É QUE ESTAMOS ALI PRA TRABALHAR.
INTERNATO DANTE 2
FOMOS MUITO BEM RECEBIDOS PELA EQUIPE QUE TRABALHAVA NA ENFERMARIA.
AQUI O APRENDIZADO FOI CONTINUO, MUITO BEM EQUILIBRADO ENTRE A TEORIA E A PRATICA.
ENTÃO TODA SEXTA FEIRA, AS 8H SE EU NAO ME ENGANO, NOS ASSISTIAMOS AOS FORUNS.
E DEPOIS FAZIAMOS UM ESTUDO DE CASO UMA RODA DE CONVERSA, SOBRE O TEMA DO FORUM, SOBRE OS PACIENTES QUE PRESTAMOS ASSISTENCIA DURANTE A SEMANA, SOBRE AS PATOLOGIAS.
FAZIAMOS MUITAS DISCUSSOES SOBRE INSUFIENCIA CARDIACA, QUE ERA A PRINCIPAL PATOLOGIA QUE NOS VIAMOS AQUI NO ANDAR.
ENTÃO DISCUTIAMOS SOBRE AS CLASSIFICAÇÕES, USO DOS BETABLOQUEADORES, DOS INOTROPICOS, EXAMES LABORATORIAIS, ELETROCARDIOGRAMA. A PROF CAMILA CONDUZIU MUITO BEM, ESSA UNIAO DA TEORIA COM A PRATICA
SE EU NAO ME ENGANO, 1 OU 2 VEZES NA SEMANA, VINHA A EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS FAZER VISITA AOS PACIENTES, E A GENTE PODE ACOMPANHAR,
AS VEZES TINHA UMA RODA DE CONVERSA SOBRE A IMPORTANCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS, O QUE EU VI NA UNIVERSIDADE FOI MUITO RAZO, E AQUI EU PUDE TER UMA VISÃO AMPLA.
INTERNATO DANTE 3
ENTÃO VEM MUITO NA MINHA CABEÇA, UMA RODA DE CONVERSA QUE TIVEMOS, A MEDICA QUE FAZIA PARTE DA EQUIPE DE CUIDADOS PALIATIVOS.
ELA FEZ UMA EXPLICAÇÃO MUITO BOA SOBRE A FASE FINAL DE VIDA E FASE ATIVA DE MORTE.
SOBRE A IMPORTANCIA DA ASSISTENCIA , DO CONTROLE DOS SINTOMAS, SOBRE O CONFORTO DO PACIENTE DA FAMILIA, DAS VISITAS.
POR QUE ESCOLHEU O DANTE PAZZANESE?
O DANTE TEM UMA REPUTAÇÃO E UMA HISTORIA EXCELENTE NA CARDIOLOGIA, OBVIAMENTE COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E EXPERIENTES, COM DIVERSIDADES DE CASOS.
EU ACOMPANAH ALGUNS RESIDENTES NO INSTAGRAM, E EU PUDE VER MINAMENTE AS AULAS TEORICAS, MUITOS SEMINARIOS, DISCUSSOES DE CASOS, OPORTUNIDADES DE PESQUISA ENTÃO AQUI TEM TODOS OS RECURSOS NECESSÁRIOS PRA UMA FORMAÇÃO EXCELENTE, OBJVIAMENTE QUE ISSO DEFEPENDE DO ALUNO.
MAS PELO O QUE EU PUDE VER MINIMAMENTE, EU GOSTO MUITO DA METODOLOGIA DE ENSINO, EU TIVE UMA EXPERIENCIA TECNINCAMENTE CURTA AQUI NO INTERNATO, SE EU NAO ME ENGANO FORAM 32 DIAS, E ISSO FEZ UMA DIFERENÇA ENORME PRA MIM, EM RELAÇÃO A CARDIOLOGIA E EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. QUE EU FICO ANSIOSA PRA VIVER TODA ESSA EXPERIENCIA DA RESIDENCIA, SE TUDO DER CERTO AQUI NO PROCESSO SELETIVO
POR QUE CARDIOLOGIA
CARDIO FOI UMA DAS MATERIAS QE EU MAIS TIVE AFINIDADE NA EPOCA DA GRADUAÇÃO, ACREDITO QUE EU DESCIDI REALMENTE PELA CARDIOLOGIA DEPOIS DO MEU INTERNATO AQUI NO DANTE.
ENTAO MINHAS EXPERIENCIAS VIVIDAS AQUI, APESAR DE TER CIDO POR POUCO TEMPO, EU PUDE TER UMA VISÃO PRATICA E MAIS AMPLA DA CARDIOLOGIA.
ALEM DISSO, FOI NO DANTE QUE EU REALMENTE EU PUDE VER UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR, A CARDIOLOGIA VISTA PELA OTICA DE VARIOS PROFISSIONAIS.
EU GOSTO MUITO TAMBEM, DE COMO A CARDIOLOGIA É AMPLA, DESDE QUESTOES DE PREVENÇÃO ATÉ UM TRANSPLANTE POR EXEMPLO, VOCE PODE TRILHAR VARIOS CAMINHOS, E FILOSOFANDO UM POUCO, EU GOSTO MUITO DE MUSICA E BOM O CORAÇÃO DEFINE O RITMO DA VIDA, ENTÃO MAIS VOCE ESTUDA, QUANTOS MAIS VC SE APROFUNDA, EU ACHO QUE É MEIO INEVITAVEL VOCE NAO VER O SISTEMA CARDIOVASCULAR COM ADMIRAÇÃO.
E EU ACHO QUE AGENTE PRECISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO ATUAL DA SAUDE HUMANA. AS DOENÇAS CARDIACAS REPRESENTAM UMA CARGA SIGNIFICATIVA PARA SAUDE PUBLICA NO BRASIL,TAMBEM RELACIONADO AO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO, ENTÃO AO ABRAÇAR A CARDIO VOCE TANTO CONTRIBUI PARA TRATAMENTO, ACOMPANHAMENTO, MAS TAMBEM PELA PREVENÇÃO, PELA EDUCAÇÃO EM SAUDE DA POPULAÇÃO.
SEMPRE TIVE AFINIDADE E GOSTEI DE ESTUDAR CARDIOLOGIA, E QUANDO VOCE VAI DEDICAR 2 ANOS DA SUA VIDA, COM UMA CARGA HORARIA SEMANAL DE 60H, PRECISA SER QUE VC TENHA PAIXAO E ALGO QUE VC GOSTE DE FAZER.
A IMPORTANCIA DO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL
O trabalho multiprofissional em cardiologia desempenha um papel fundamental na prestação de cuidados abrangentes e eficazes a pacientes com condições cardíacas. A natureza complexa das doenças cardiovasculares exige uma abordagem integrada e colaborativa, envolvendo profissionais de diversas áreas da saúde. É importante essa abordagem desde que questoes relacionadas a fisiopatologia da doença até questões psicossoiais