ASPIRAÇÃO DE VIAS AÉREAS INTRAPROCEDIMENTO Flashcards
Higienize as mãos. Coloque a máscara, a vestimenta, os óculos de proteção ou o protetor facial se houver chance de respingos.
Reduz a transmissão de microrganismos.
Conecte uma extremidade da sonda de conexão à máquina de aspiração e coloque a outra extremidade em uma localização conveniente perto do paciente. Ligue o dispositivo de aspiração e defina regulador de vácuo para a pressão negativa apropriada: 120 a 150mmHg para adultos, 40 a 60mmHg para lactentes e 60 a 100mmHg para crianças
A pressão negativa excessiva danifica a mucosa nasal, faríngea e traqueal e induz a uma hipóxia maior. As pressões negativas não devem exceder 150mmHg porque uma pressão mais elevada aumenta o risco para o trauma da via aérea, hipoxemia e atelectasia
Se indicado, aumente a oxigenoterapia suplementar para 100% ou conforme solicitado pelo médico. Incentive o paciente a respirar profundamente.
A hiperoxigenação fornece alguma proteção contra o declínio induzido pela aspiração na oxigenação. É mais eficaz na presença de hiperinflação, como incentivar o paciente a respirar profundamente ou aumentar as configurações do volume corrente do ventilador
Abra o kit de aspiração ou cateter apropriado usando uma técnica asséptica e deixando o cateter no invólucro estéril ou kit.
Se um campo estéril estiver disponível, coloque-o no peito do paciente ou na mesa sobre a cama. Não permita que o cateter de aspiração toque em superfícies não estéreis.
Prepara o cateter e impede a transmissão de microrganismos. Fornece uma superfície estéril onde depositar o cateter de aspiração entre as passagens, se necessário.
Desembrulhe ou abra a cuba estéril e coloque-a na mesa de cabeceira.
Encha a cuba ou o copo com aproximadamente 100 mL de soro fisiológico ou água
O soro é usado para lavar o cateter após cada passagem de aspiração.
Abra o lubrificante. Esprema a pequena quantidade no invólucro ou kit estéril aberto sem tocá-lo.
OBSERVAÇÃO: O lubrificante não é necessário para a aspiração orofaringe ou da via aérea artificial.
Prepara o lubrificante mantendo sua esterilidade. Use um lubrificante solúvel em água para evitar pneumonia por aspiração lipoide. A aplicação excessiva de lubrificante pode obstruir o cateter.
Calce uma luva de procedimento em cada mão ou na mão dominante para a aspiração orofaríngea.
A aspiração da cavidade oral não exige o uso de luvas estéreis.
Calce uma luva estéril em cada mão ou uma luva não estéril na mão não dominante e uma luva estéril na mão dominante para a aspiração nasofaríngea, nasotraqueal e da via aérea artificial.
Reduz a transmissão de microrganismos e permite que o enfermeiro mantenha a esterilidade do cateter de aspiração.
Pegue o cateter de aspiração com a mão dominante sem tocar na superfície não estéril. Pegue a sonda de conexão com a mão não dominante.
Fixe o cateter à sonda
- Coloque a ponta do cateter na cuba estéril e aspire uma pequena quantidade de soro fisiológico por oclusão do respiradouro de aspiração.
Garante que a aspiração está funcionando. Lubrifica o cateter interno e a sonda.
- Aspire a via aérea.
) Remova a máscara de oxigênio, se houver.
Mantenha a máscara de oxigênio próxima do rosto do paciente.
Se o paciente tiver uma cânula nasal, ela pode permanecer no lugar.
Permite o acesso à boca do paciente ao ter acesso ao sistema de distribuição de oxigênio.
Prepare-se para reaplicar rapidamente a máscara de oxigênio se a SpO2 cair ou houver desconforto respiratório durante ou ao fim da aspiração.
: Monitore os sinais vitais do paciente e a saturação de oxigênio durante o procedimento; observe se há uma mudança de 20 batimentos/min (se há aumento ou diminuição) ou se a oximetria de pulso cai para menos de 90% ou 5% da linha de base. Se isso ocorrer, interrompa a aspiração.
Lave o cateter e a sonda de conexão com soro fisiológico ou água até limpar.
Remove as secreções do cateter.
As secreções que permanecem no cateter de aspiração ou sonda de conexão diminuem a eficiência da aspiração.
Avalie a necessidade de repetir o procedimento de aspiração. Não faça mais do que duas passagens com o cateter.
Permita pelo menos um minuto entre as passagens para ventilação e oxigenação.
Peça para o paciente para respirar profundamente e tossir.
Observe as alterações no estado cardiopulmonar. A aspiração induz hipoxemia, disritmias, laringoespasmo e broncoespasmo.
A hiperoxigenação é recomendada antes, durante e após a aspiração aberta para reduzir o risco de hipoxemia induzida por aspiração
. As passagens repetidas limpam a via aérea do excesso de secreções, mas também removem o oxigênio e podem induzir laringoespasmo.
Reduz a transmissão de microrganismos. OBSERVAÇÃO: Se houver risco de respingos ou o paciente estiver sobre precauções respiratórias, a vestimenta, o protetor facial ou a máscara e os óculos de proteção podem ser necessários.