DVP - Demonstração das variações patrimoniais Flashcards
Demonstração das Variações Patrimoniais
A Demonstração das Variações Patrimoniais, também conhecida por DVP, evidencia as alterações ocorridas no patrimônio. Estas alterações podem ser decorrentes ou não da execução orçamentária e a DVP indicará, ainda, o resultado patrimonial do exercício.
Variações Patrimoniais Diminutivas
Compreende o decréscimo no benefício econômico durante o período contábil sob a forma de saída de recurso ou redução de ativo ou incremento em passivo, que resulte em decréscimo do patrimônio líquido e que não seja proveniente de distribuição aos proprietários.
Variações Patrimoniais Aumentativas
Compreende o acréscimo no benefício econômico durante o período contábil sob a forma de entrada de recurso ou aumento de ativo ou diminuição de passivo, que resulte em aumento do patrimônio líquido e que não seja proveniente de aporte dos proprietários.
possibilidades de Resultado patrimonial
superavit ou deficit. O resultado apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.
Elaboração DVP
A Demonstração do Valor Adicionado será constituída a partir do uso dos saldos das contas das classes 3 e 4 do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
orientação importante do MCASP sobre o procedimento de elaborar a DVP
“itens de VPA e VPD não devem ser compensados, exceto quando exigido ou permitido por norma específica”.
A NBC TSP 11 informa que a demonstração de resultado (equivale à DVP no MCASP) deverá apresentar os seguintes valores do período contábil:
(a) receita;
(b) despesa;
(c) parcela do resultado de coligadas, controladas e joint venture (entidade de controle conjunto) mensurada pelo método da equivalência patrimonial;
(d) ganhos ou perdas antes dos tributos reconhecidos na alienação de ativos ou pagamento de passivos relativos a operações em descontinuidade; e
(e) resultado do período.
Nesse sentido, a contabilidade deve evidenciar, tempestivamente, os fatos ligados à administração orçamentária, financeira e patrimonial, gerando informações que permitam o conhecimento da _______ e dos resultados econômicos e financeiros.
Nesse sentido, a contabilidade deve evidenciar, tempestivamente, os fatos ligados à administração orçamentária, financeira e patrimonial, gerando informações que permitam o conhecimento da ‘composição patrimonial’ e dos resultados econômicos e financeiros. Portanto, com o objetivo de evidenciar o impacto no patrimônio, deve haver o registro da variação patrimonial aumentativa, independentemente da execução orçamentária, em função do fato gerador.
É importante destacar que para o PCASP o _______ faz parte do passivo, como uma obrigação da entidade junto aos sócios, assim seria um passivo não exigível.
patrimônio líquido
A provisão aparece no Passivo, é uma estimativa de um prazo e de um valor incerto enquanto o Passivo Contingente é uma possibilidade, depende de outras circunstâncias. O Passivo Contingente é divulgado em _____.
nota explicativa
Uma variação patrimonial aumentativa (VPA) será reconhecida quando atender aos critérios definidos nas normas brasileiras de contabilidade (NBC TSP)
Quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo,sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior.
Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.
No recebimento efetivo de doações e subvenções.
Nas transações com contribuintes e terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela ocorrência de um fato gerador de natureza tributária, investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, ou fruição de serviços por esta prestados. O erro da questão está em excluir como critério a situação quando há o compromisso forte de efetuar o pagamento.
Uma receita pública de IPVA, lançada em 2020, que foi arrecadada em 2021, deverá ser considerada como pertencente ao exercício financeiro de 2021, e a VPA deverá ser registrada em ____
2020.
A receita orçamentária com tributos será registrada quando ocorrer a arrecadação, já a VPA, quando ocorrer o fato gerador da receita, que é o seu lançamento.
“as variações patrimoniais são transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o resultado”.
E as variações patrimoniais ____ alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido, determinando modificações apenas na composição específica dos elementos patrimoniais.
qualitativas