CCP - outros Flashcards
Um senhor de 62 anos de idade, agricultor, natural e procedente de Juazeiro (Bahia), etilista de 2 doses de aguardente por dia e tabagista de fumo de corda (não sabe informar a quantidade, mas tem o costume de mascar o fumo quando não está fumando), queixa-se de afta na língua há 3 meses. Trata-se de ferida de, aproximadamente, 1 cm, à esquerda, que não melhorou com o uso de pomada receitada pelo farmacêutico. Há 1 mês, notou íngua abaixo da mandíbula, também à esquerda, dolorosa e endurecida de, aproximadamente, 2 cm. Principal hipótese diagnóstica:
O diagnóstico mais provável para este paciente é o câncer de língua, pois ele apresenta uma lesão que não cicatriza a 15 dias e é tabagista (fator de risco importante para cancer de lingua). O tipo mais comum é o epidermoide (90%). A disseminação é linfática.
Paciente de 22 anos, com nódulo cervical lateral, medindo 3,5 × 2,4 cm, próximo ao ângulo da mandíbula direita, indolor, de consistência amolecida e limites precisos, fez biópsia por Punção Aspirativa com Agulha Fina ? PAAF, com achado de lesão cística, sem sinais de malignidade. Melhor conduta:
“Massa lateral de consistência cística” é um capítulo inteiro de muitos livros de cirurgia de cabeça e pescoço. Os quatro principais diagnósticos diferenciais são: cisto branquial, metástase linfonodal de carcinoma papilífero de tireoide com degeneração cística, metástase linfonodal de CEC de orofaringe por HPV e higroma cístico. Pensando em um paciente jovem, com massa em nível II, é mais provável que seja um cisto branquial. A alternativa A, portanto, não está completamente errada, pois este paciente merece sim avaliação cuidadosa da cavidade oral por poder ser um cec em orofaringe, mas, pela idade, é menos provável. A alternativa B é a “mais correta”, pois uma massa deste tamanho certamente merece uma TC de pescoço com contraste para melhor avaliação e planejamento operatório, sendo mais provável que seja um cisto branquial. A alternativa C está errada, raramente indicamos biópsia incisional de massa cervical, a não ser em casos em que a massa seja muito grande para fazer uma biópsia excisional e o diagnóstico definitivo seja imperativo para a programação de tratamento, como em casos de grandes conglomerados linfonodais causados por linfomas. A alternativa D é absurda, pois não podemos dizer que é um linfoma com certeza (provavelmente não é) e, se fosse, não seria de tratamento cirúrgico. A alternativa E está errada porque a RNM não mudaria a conduta e não é necessário repetir a PAAF, uma vez que lesões císticas são oligocelulares e a precisão diagnóstica pela PAAF realmente é limitada.
No procedimento cirúrgico para o tratamento do cisto de tireoglosso, é necessário
O cisto tireoglosso é uma patologia congênita que ocorre por falha do fechamento do ducto tireoglosso e produção de muco pelas células de sua mucosa. Acontece quando a tireóide se desenvolve na base da língua (v lingual ), passando por dentro do osso hióide e passa a se localizar anterior à traquéia. Geralmente se apresenta como um nódulo arredondado e indolor em região central/frontal do pescoço, que se move à deglutição ou protrusão da língua. Seu tratamento consiste na ressecção completa do cisto em continuidade com seu trato, a porção central do osso hióide e o tecido adjacente ao osso, até a base da língua. A)CORRETA. A correta remoção do cisto previne recorrências e infecções. B ,C ,D ,E) INCORRETAS. É fundamental a ressecção completa do cisto pois a excisão menos extensa/ incompleta/ simples dos cistos associa-se a altas taxas de recidiva (entre 45-50%). Alternativa correta: A
Sobre os cistos e tumores congênitos do pescoço, são feitas as seguintes observações: I- Quando puncionado um cisto branquial, o líquido obtido geralmente tem coloração amarelo-citrino; II- O cisto de ducto tireoglosso geralmente está justaposto ao osso hioide; III- A contaminação bacteriana de um cisto branquial é frequente; IV- Os cistos dermoides submentonianos não podem ser considerados como teratomas. Assinale a opção que contém as observações corretas:
Todas estão corretas
Assinale a alternativa correta em relação ao higroma cístico.
São tumores de origem linfática, multilobulados e congênitos.