C&D Flashcards
() É considerado como um dos melhores indicadores de saúde da criança em razão da sua restrição de fatores ambientais, refletindo, assim, as condições de vida da criança, no passado e no presente.
Verdadeiro
( ) Na avaliação do crescimento, é usado o termo comprimento para crianças menores de 2 anos de idade (criança deitada) e altura a partir dos 2 anos de idade (criança/adulto em pé). O termo estatura é usado para representar genericamente ambos, altura e comprimento.
Verdadeiro
( ) Para o acompanhamento infantil, o Ministério da Saúde propõe o Calendário Mínimo de Consultas para a Assistência à Criança: 1 ano – sete, 2 ano – duas, 3 ano – uma, 4 ano – uma, 5 ano – uma.
Verdadeiro
( ) Do ponto de vista da maturação, o desenvolvimento neurológico não acontece de maneira arbitrária, mas, de acordo com um plano contido no potencial genético, por meio de etapas previsíveis e pré-determinadas, no sentido céfalo-caudal e do centro para a periferia.
Verdadeiro
( ) O percentil representa a variabilidade de um determinado parâmetro de um indivíduo. Portanto, expressa a distância medida em unidades que o padrão obtido está afastado da mediana da população de referência.
Falso - Percentil: percentagem do total - a questão define o Escore Z.
SUS PE 2016) - Os pais de um recém-nascido do sexo masculino com 8 dias de vida procuram o pediatra para consulta de puericultura. Nasceu com peso de 3000g, comprimento de 50 cm, perímetro cefálico de 35 cm. O parto foi normal, e o Apgar = 9/10. Não apresentou intercorrências. Está em aleitamento materno exclusivo. Qual será a previsão estimada de crescimento em comprimento/estatura, de acordo com as diversas faixas etárias (cm/ano)? 1° A DE VIDA / 1°A 2°ANO / PRÉ-ESC / ESC A) 25 cm / 12a13cm / 5–8cm / 5–7cm B) 15 cm / 5 – 7 cm / 5–8cm / 12–13cm C) 10 cm / 12–13cm / 5–7cm / 5–7cm D) 25 cm / 5–8cm / 10–13cm / 5–7cm E) 25 cm / 12–13cm / 3–5cm / 10-15 cm
Letra “A”: 1º ano: 25 cm 2º ano: 12-13 cm Pré-escolar: 5-8 cm Escolar: 5-7 cm
(SUS PE 2011) - Lactente de seis meses de idade muda de bairro e vai, pela primeira vez, à consulta de puericultura no Posto de Saúde. Verifica-se que ele se encontra com peso normal para idade, perímetro cefálico e estatura no percentil 5 para idade. A conduta a ser adotada é a de: A) solicitar radiografia dos punhos para determinar idade óssea. B) encaminhar para endocrinologista. C) dosar cortisol basal, T3, T4 e TSH. D) solicitar perímetro cefálico e estaturas anteriores. E) iniciar polivitamínico e sulfato ferroso.
Letra “D” - solicitar PC e estaturas anteriores p3=Escore -2: p5 PC e estatura: adequado, mas precisa avaliar a curva e não apenas o dado isolado.
(SUS PE 2018) - O crescimento somático infantil é altamente dependente do uso de curvas de referência. É imprescindível, após a aferição das medidas antropométricas, que o médico plote os valores encontrados em curvas, para que possamos classificar o estado nutricional da criança. Dessa forma, como podemos classificar um menino pré-escolar de 4 anos com peso atual de 21 kg e altura de 105 cm, utilizando a curva de IMC por idade da OMS?
A)Peso elevado para a idade
B) Obeso
C) Eutrófico
D) Risco de sobrepeso
E) Sobrepeso
Letra “E” - Sobrepeso
IMC: peso/h2: 21/1,05*1,05: 19
( ) Índice Peso/ Idade - sofre variações de forma rápida e, por isso, não é recomendado pelo Ministério da Saúde para acompanhamento do crescimento na atenção básica.
Falso
Sofre variações de forma rápida, mas é recomendadíssimo pelo MS, exatamente por essa variação.
( ) Índice Estatura/Idade - é uma medida do crescimento que se altera mais lentamente; é necessário um agravo intenso ou duradouro para que haja comprometimento.
Verdadeiro
( ) Índice Peso/ Estatura - não pode ser utilizado para diagnóstico de obesidade, mesmo quando associado a outros índices.
Falso
Pode ser utilizado, mas não vai confirmar. Só confirma em associação com o IMC/idade.
( ) Índice Perímetro Cefálico/Idade - não é importante a sua aferição nos primeiros 2 anos de vida, já que, neste período, os fatores intrauterinos são os determinantes do perímetro cefálico.
Falso
É importantíssima sua aferição nos primeiros 2 anos de vida
( ) Índice de Massa Corporal/Idade - é fundamental para o cálculo da velocidade do crescimento.
Falso
VC=Qtdade de cm crescidos/determinado período: o índice fundamental para o cálculo da VC é a Estatura/idade
(SUS PE 2015) - Luana, 15 meses de idade, vai ao ambulatório de pediatria, encaminhada pela enfermeira do PSF por conta do ganho de peso inadequado. A família tem condições socioeconômicas muito desfavoráveis. Após exame, o pediatra verifica que a lactente encontra-se abaixo de -3 Z score nos indicadores peso para idade e altura para idade, sem edemas. Considerando o caso, assinale a alternativa CORRETA.
A) Trata-se de uma desnutrição leve.
B) Pode-se afirmar que se trata de Kwashiorkor.
C) A desnutrição, nesse caso, poderá interferir no sistema nervoso central.
D) Os dados são insuficientes para diagnóstico de desnutrição.
E) Os dados sugerem que trata de desnutrição aguda.
Letra “C” - a desnutrição, nesse caso, poderá interferir no SNC
- Escore Z < -3 (peso/idade e estatura/idade): muito baixo peso e muito baixa estatura: desnutrição grave;
- Kwarshiorkor: desnutrição COM edema;
- para o Dx de desnutrição, pode ser utilizado qualquer um dos índices seguintes:
- Peso/idade;
- Estatura/idade;
- Peso/estatura;
- IMC/idade.
* sendo os 2 últimos melhores e os dois primeiros precisam estar associados.
-Comprometimento de estatura evidencia um comprometimento crônico - jamais poderia ser por uma desnutrição aguda.
( ) o edema generalizado na criança com desnutrição, do tipo Kwashiokor, protege contra desidratação, uma vez que ela tem excesso de água corporal.
Falso
( ) a secreção ácida gástrica reduzida na criança com desnutrição facilita a colonização do estômago por bactérias intestinais fecais.
Verdadeiro