BIOSSEGURANÇA Flashcards
Classe de risco: 1. Quais são os Níveis de biossegurança? Quais são as Medidas de precaução?
- Níveis de biossegurança: NB 1
- Medidas de precaução: Laboratório básicos de ensino e pesquisa. Sem uma indicação de barreiras primárias
ou secundárias, com exceção de uma pia para a higienização das mãos
Classe de risco: 2. Quais são os Níveis de biossegurança? Quais são as Medidas de precaução?
- Níveis de biossegurança: NB 2
- Medidas de precaução: Barreira primária: CSB classe I ou II (contenção física) Acesso limitado, aviso de risco biológico. Barreiras secundárias: pias para HM, descarte de resíduos sólidos, limpeza e desinfecção de artigos e áreas.
Classe de risco: 3. Quais são os Níveis de biossegurança? Quais são as Medidas de precaução?
- Níveis de biossegurança: NB 3
- Medidas de precaução: Proteção contra aerossóis, CSB EPI, acesso controlado e ventilação, pressão
negativa - Barreira primária: CSB em todas as atividades ou em um outro equipamento de contenção como uma câmara hermética de geração de aerossóis.
- Barreiras secundárias: acesso controlado ao laboratório e sistemas de ventilação que minimizam a liberação de aerossóis infecciosos do laboratório.
Classe de risco: 4. Quais são os Níveis de biossegurança? Quais são as Medidas de precaução?
- Níveis de biossegurança: NB 4
- Medidas de precaução: Agentes exóticos perigosos que representam um alto risco por provocarem doenças fatais em indivíduos. Barreira primária: CSB classe III ou com um macacão individual suprido com pressão de ar positivo. Barreira secundária: construída em um prédio separado ou em uma zona completamente isolada com uma complexa e especializada ventilação e sistemas de gerenciamento de lixo que evitem uma liberação de agentes viáveis no meio ambiente
(CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Camaçari - BA - Técnico em Enfermagem do Trabalho) Os agentes biológicos que afetam o ser humano são distribuídos em classes de risco. Assinale a opção que indica quais agentes biológicos são de Classe de risco 2.
Os agentes biológicos que apresentam baixo risco individual e para a comunidade
ERRADO!
Baixo - Baixo = 1
(CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Camaçari - BA - Técnico em Enfermagem do Trabalho) Os agentes biológicos que afetam o ser humano são distribuídos em classes de risco. Assinale a opção que indica quais agentes biológicos são de Classe de risco 2.
Os agentes biológicos que provocam infecções no ser humano, com potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente.
CERTO!
NR 32 CLASSE DE RISCO 1
1: baixo risco individual e coletividade, baixa probabilidade de causar doença.
NR 32 CLASSE DE RISCO 2
2: risco individual moderado e baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. doenças com meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
NR 32 CLASSE DE RISCO 4
4: risco individual elevado e com probabilidade elevada de disseminação.
Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Doenças graves ao ser humano,
para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
RDC 222/2018 - CLASSE DE RISCO 1
1 (baixo risco individual e para a comunidade): não causarem doenças no homem;
NR 32 CLASSE DE RISCO 3
3: risco individual elevado e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Doenças graves nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
RDC 222/2018 - CLASSE DE RISCO 2
2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): provocam infecções no homem ou nos animais, propagação na comunidade é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes;
RDC 222/2018 - CLASSE DE RISCO 3
3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa;
RDC 222/2018 - CLASSE DE RISCO 4
4 (elevado risco individual e elevado risco para a comunidade): grande ameaça para o ser humano e para os animais, implicando grande risco a quem os manipula, com grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro, não existindo medidas preventivas e de tratamento para esses agentes.
Quais são os organismos da CLASSE DE RISCO 1?
Não causam doenças em pessoas sadias
Quais são os organismos da CLASSE DE RISCO 3?
Bacillus anthracis, Chlamydia psittaci (cepas aviárias), Clostridium botulinum, Escherichia coli, cepas verocitotóxicas, Mycobacterium bovis (exceto a cepa BCG), Mycobacterium tuberculosis, Rickettsia, Yersinia pestis, Vírus da Febre amarela, Hantavirus, Agente da Doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD)
Quais são os organismos da CLASSE DE RISCO 2?
Bordetella pertussis, Chlamydia pneumoniae, Chlamydia trachomatis, Clostridium spp, Corynebacterium diphtheriae, Enterococcus spp,Escherichia coli (todas as cepas enteropatogênicas, enterotoxigênicas, enteroinvasivas), Haemophilus ducreyi, Haemophilus influenzae, Helicobacter pylori, Klebsiella pneumoniae, Legionella spp, Leptospira interrogans (todos os sorotipos), Mycobacterium leprae, Neisseria gonorrhoeae, Neisseria meningitidis (menigococo), Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella typhi, Vibrio cholerae, Vírus da Dengue tipos 1-4, Vírus da Hepatite C, Vírus do Nilo Ocidental, hepatite B, Citomegalovirus, Herpes, Vírus da Influenza, Vírus do Sarampo, caxumba, parasitas (todos), fungos, Candida albicans
Quais são os organismos da CLASSE DE RISCO 4?
Vírus Ebola, Vírus de Marburg, Vírus da Febre hemorrágica
O que diz a RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018?
- Parágrafo Único. As agulhas e o conjunto seringa-agulha utilizadas na aplicação de vacinas, quando não desconectadas, devem atender às regras de manejo dos resíduos perfurocortantes.
- Parágrafo Único. As agulhas e o conjunto seringa-agulha utilizadas na aplicação de vacinas, quando não desconectadas, devem atender às regras de manejo dos resíduos perfurocortantes GRUPO E
- Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; ponteiras de micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.
C ou E: (CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES – Enfermeiro) Considerando as práticas de biossegurança aplicadas ao processo de cuidar, julgue o item que se segue.
Os agentes biológicos prejudiciais ao ser humano, aos animais e às plantas são distribuídos em quatro classes de risco; na classe de risco 2, correspondente a baixo risco individual e para a comunidade, inserem-se os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no ser humano ou nos animais adultos sadios.
ERRADO!
Essa é a classe 1
Quais são as doenças de precaução PADRÃO?
- Meningite viral
- Hanseníase
- Cólera (ANVISA)
- Mononucleose
- Hepatite A
C ou E: (CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES – Enfermeiro) Considerando as práticas de biossegurança aplicadas ao processo de cuidar, julgue o item que se segue.
É alto o risco de contágio da equipe de enfermagem pelos vírus de covid-19 e influenza, por isso é importante que cada um de seus componentes faça uso adequado de EPI, como capote/avental, máscaras de alta filtragem dos tipos N95, PFF2 ou equivalente, óculos ou protetor facial, gorro/touca e luvas de procedimento, para evitar a disseminação dessas doenças.
ERRADO!
Quais são as doenças de precaução CONTATO?
- Varicela
- Impetigo
- Herpes zoster
- Multirresistentes
- Ebola
- Escabiose
- Cólera (manual da cólera)
- Rubéola congênita
Quais são as doenças de precaução GOTÍCULA?
- Difteria
- Rubéola
- Coqueluche
- Ebola
- Meningite bacteriana
- Caxumba
- Influenza
- COVID
- H1N1
Quais são as doenças de precaução AEROSSOL?
- Tuberculose
- Sarampo
- Varicela
- COVID-19 (procedimentos com aerossol)
- H1N1 (procedimentos com aerossol)
O que diz a RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018?
- Parágrafo Único. As agulhas e o conjunto seringa-agulha utilizadas na aplicação de vacinas, quando não desconectadas, devem atender às regras de manejo dos resíduos Perfurocortantes.
- Parágrafo único. É vedada a separação do conjunto seringa agulha contendo radionuclídeos, assim como reencape manual de agulhas.
- Parágrafo único. É permitida a separação do conjunto seringa agulha com auxílio de dispositivos de segurança, sendo vedada a desconexão e o reencape manual de agulhas