Administração em Enfermagem Flashcards
FERRAMENTA GERENCIAL: Qual o conceito de REGULAMENTO?
É o ato normativo de caráter constante determinado pela administração superior e contém as diretrizes básicas da organização de saúde. Regula e amplia o estatuto, caracterizando a organização.
FERRAMENTA GERENCIAL: Qual o conceito de REGIMENTO?
Ato normativo, aprovado pela administração superior da organização de saúde, de caráter flexível, e que contém diretrizes básicas para o funcionamento do serviço de enfermagem. Dispõe sobre filosofia e objetivos do serviço, posição do serviço na estrutura da organização e linhas hierárquicas, atividades a serem desenvolvidas, competência de cada membro da equipe de enfermagem, entre outras disposições.
FERRAMENTA GERENCIAL: Qual o conceito de ROTINA?
Compreende a descrição sistematizada dos passos dados para a realização de uma atividade ou operação.
As rotinas são peculiares a cada local. São conjuntos de instruções técnicas concatenadas que servem para execução uma tarefa específica de assistência em enfermagem. Ex: rotina de admissão, conferência de carrinho.
FERRAMENTA GERENCIAL: Qual o conceito de MANUAL DE ENFERMAGEM?
Instrumento que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfermagem.
FERRAMENTA GERENCIAL: Qual o conceito de NORMAS QUÊ E COMO FAZÊ-LAS?
Conjunto de regras ou instruções para fixar procedimentos, métodos, organização, que são utilizados no desenvolvimento das atividades. Ex.: todos os funcionários de enfermagem deverão estar na unidade onde trabalham, devidamente uniformizados, até as 7 horas. Toda criança deve estar acompanhada da mãe.
FERRAMENTA GERENCIAL: Qual o conceito de POP PROCEDIMENTOS?
padronização das tarefas para garantir aos seus usuários um serviço ou produto livre de variações
indesejáveis de imperícia, imprudência. É sinônimo de técnica. Descrição detalhada e sequencial de como uma atividade deve ser realizada
O dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem deve considerar as características relativas: serviço de saúde:
missão, visão, valores, porte, política de gestão de pessoas, recursos materiais e financeiros; estrutura organizacional e física; tipos de serviços e/ou programas de tecnologia e complexidade dos serviços e/ou programas; atribuições e competências, específicas e colaborativas, dos integrantes dos diferentes serviços e programas e requisitos mínimos estabelecidos pelo Ministério da Saúde;
O dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem deve considerar as características relativas: serviço de Enfermagem:
aspectos técnico-científicos e administrativos – dinâmica de funcionamento das unidades nos diferentes turnos; modelo gerencial; modelo assistencial; métodos de trabalho; jornada efetiva de trabalho; carga horária semanal; carga média diária de trabalho; padrões de desempenho dos profissionais; perfil etário e limitações para o trabalho; índice de segurança técnica (IST); proporção de profissionais de Enfermagem de nível superior e de nível médio, e indicadores de qualidade gerencial e assistencial;
O dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem deve considerar as características relativas: paciente:
grau de dependência e ou complexidade em relação aos cuidados de Enfermagem, conforme avaliação por Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) ou outros instrumentos, de análise das atividades de Enfermagem, validado psicometricamente, e fatores relacionados à realidade sociocultural, econômica e financeira.
C ou E: (CESPE/CEBRASPE – DEPEN – 2021) A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem deve seguir o grupo de pacientes que apresentar a menor carga de trabalho, tendo em vista que, no quantitativo de profissionais, deverá ser acrescido o índice de segurança técnica de, no mínimo, 15% do total.
ERRADO!
- Usa a maior carga de trabalho
Para efeito de cálculo deverá ser observada: a cláusula contratual adotada, quanto à Carga Horária Semanal (CHS); taxa de ocupação (TO) da Unidade de Internação e o Índice de Segurança Técnica (IST) de no mínimo 15% do total, dos quais 8,3% são referentes a férias e 6,7% a ausências não previstas.
O que diz o Parecer COFEN 01/2024 sobre dimensionamento?
- Quando houver diferentes tipos de cuidados em pacientes em um mesmo setor, a distribuição de profissionais por categoria deverá seguir o tipo de cuidado, cujo grupo de pacientes apresentar a maior carga de trabalho para assistência de Enfermagem.
- Cabe ao Enfermeiro o registro diário da classificação dos pacientes segundo o SCP para subsidiar a composição do quadro de Enfermagem para as unidades de internação.
Quantas são as Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas e a Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem nas unidades de cuidado mínimo?
- Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas: 4
- Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem: 33% são enfermeiros
(CESPE / CEBRASPE - 2021 - COREN-CE - Enfermeiro Fiscal adaptada) - De acordo com a Parecer 1/2024 do COFEN , para o referencial mínimo do quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada unidade de internação (UI), o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) considera as horas de assistência de enfermagem, a distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem e a proporção profissional/paciente. Para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas,
A) 6 horas de enfermagem no cuidado mínimo.
B) 2 horas de enfermagem no cuidado intermediário.
C)10 horas de enfermagem no cuidado de alta dependência.
D) 20 horas de enfermagem no cuidado intensivo
Letra: C
- PS: Não considera mais a proporção
Quantas são as Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas e a Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem nas unidades de cuidado intermediário?
- Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas: 6
- Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem: 33% são enfermeiros
Quantas são as Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas e a Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem nas unidades de AD?
- Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas: 10
- Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem: 36% são enfermeiros e os demais TE ou AE
Quantas são as Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas e a Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem nas unidades de SI?
- Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas: 10
- Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem: 42% são enfermeiros e os demais TE
Quantas são as Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas e a Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem nas unidades de UTI?
- Horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas: 18
- Distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem: 52% são enfermeiros e os demais TE
Como é o calculo do IST? (Índice de segurança técnica)
Para efeito de cálculo deverá ser observada: a cláusula contratual adotada, quanto à Carga Horária Semanal (CHS); taxa de ocupação (TO) da Unidade de Internação e o Índice de Segurança Técnica (IST) de no mínimo 15% do total, dos quais 8,3% são referentes a férias e 6,7% a ausências não previstas.
Tipos de liderança: O que é Liderança autocrática?
o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder.
Tipos de liderança: O que é a Liderança liberal?
o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.
O comportamento do líder é evasivo e sem firmeza.
Tipos de liderança: O que é a Liderança democrática?
o líder interage bem com a equipe e com os indivíduos; encoraja a participação das pessoas;
preocupa-se igualmente com o trabalho e com o grupo
Tipos de liderança: O que é a Liderança transacional?
se utiliza da negociação, manipulação e promessa de recompensas para tentar induzir as pessoas sob seu comando.
Tipos de liderança: O que é a Liderança transformacional?
característica primordial a motivação e a comunicação individual do subordinado, afim deste entender a sua importância e que enxergue o líder como um ser de extrema confiança dentro do seu ambiente de trabalho. Abordagem TEEAMS: passa o tempo na unidade com a equipe e partilha ideias, fortalece a equipe, está entusiasmado com a busca de oportunidades para melhorar a equipe, demonstrando apreço e o reconhecimento dos membros de equipe em um trabalho bem feito, gerenciando a equipe e mantendo os membros comprometidos e, ainda, fornecendo suporte ao
ambiente estressante de cuidados de saúde
Tipos de liderança: O que é a Liderança situacional?
Liderança com base na maturidade do liderado.
C ou E: apenas centrais de materiais e esterilização de classe II requerem enfermeiro em todos
os turnos
ERRADO!
- Todas exigem, o enfermeiro é o RT do CC
C ou E: é vedado o recrutamento de auxiliares de enfermagem para atuarem no cuidado de alta
dependência.
ERRADO!
- É vedado apenas na UTI
C ou E: Todo recém-nascido em berçário deve ser considerado paciente demandante de cuidados de alta dependência.
ERRADO!
- Cuidados intermediários;
Para berçário e unidade de internação em pediatria todo recém-nascido e criança menor de 6 anos deve ser classificado, no mínimo, como cuidado intermediário, independente da presença do acompanhante
C ou E: o total de profissionais estabelecido para recrutamento deve ser acrescido do índice de
segurança técnica, referente a férias e faltas.
CERTO!
Quais são as características de um Líder Eficiente?
- É um comunicador eficiente;
- É consistente na gestão de conflito;
- É experiente e competente em todos os aspectos da prestação de cuidados;
- É um modelo para o pessoal;
- Usa uma abordagem participativa na tomada de decisões;
- Demonstra apreço por um trabalho bem feito;
- Delega atividades adequadamente;
- Estabelece abjetivos e orienta as equipes;
- Mostra atenção, compreensão e empatia pelos outros;
- Motiva e capacita os outros;
- É proativo e flexível;
- Centra-se no desenvolvimento da equipe;
O que é reconhecimento Magneto?
É uma maneira de criar um ambiente de trabalho fortalecido é por meio do Programa de Reconhecimento Magneto que é baseado em um modelo de liderança envolvendo cinco componentes: liderança transformacional; fortalecimento estrutural; prática profissional exemplar, novos conhecimentos, inovação e melhorias; e qualidade empírica dos resultados. Um hospital que é Magneto certificado tem uma cultura transformada com um ambiente de prática que é dinâmico, autônomo, colaborativo e positivo para os enfermeiros. A cultua focaliza-se na preocupação com os pacientes. Normalmente, um hospital Magneto tem sistemas de promoção clínica e de pesquisas e programas de prática baseada em evidências. Os enfermeiros têm autonomia profissional sobre a sua pratica e um controle sobre o ambiente de pratica. U hospital Magneto empondera a equipe de enfermagem para fazer mudanças e se inovadora. Os conselhos profissionais, no nível organizacional e da unidades, são uma forma e criar um modelo de capacitação. Essa cultura e seu fortalecimento se combinam para produzir uma forte relação de colaboração entre os membros da equipe e melhorar a qualidade dos resultados dos pacientes.
Índice de rotatividade de seleção (IRS): Para que serve?
forma de avaliar o processo seletivo
Índice de rotatividade de seleção (IRS): O que é?
representa a relação entre o número de admissões e o de desligamentos de profissionais de
determinado processo seletivo em dado período. A avaliação deve ser estabelecida para curto e
médio prazo, de acordo com os ambientes interno e externo à instituição, pois geram diferentes
significados.
IRS= Nº de admissões no período x 100
————————————————
Nº de desligamentos no período
C ou E: . (CESPE SESA ES 2013) Nos dias de hoje, as empresas se deparam com o grande desafio de atrair e reter bons profissionais que detenham conhecimentos e agreguem valores às suas potencialidades e experiências. Assinale a opção correta, de acordo com o processo de recrutamento e seleção de pessoal em enfermagem e seus critérios.
A) Recrutamento e seleção integram o grupo de processos que constituem a educação
continuada.
CERTO!
Índice de rotatividade de seleção (IRS):
- Alto IRS a curto prazo: sugere problemas de adaptação dos recém-admitidos à organização, que
podem ser decorrentes da inadequação do perfil estabelecido ou dos critérios e/ou técnicas
seletivas adotadas. - Alto IRS em médio prazo pode traduzir, por exemplo, problemas na EC ou desequilíbrio em relação
ao mercado na dimensão oferta e procura.