AULA FARMACO - TUDO JUNTO Flashcards

1
Q

Qual é o mecanismo de ação das penicilinas?

A

As penicilinas inibem a síntese da parede celular bacteriana, ligando-se às proteínas de ligação à penicilina (PBPs) e bloqueando a transpeptidase, uma enzima essencial para a formação da parede celular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que são beta-lactamases e como afetam a eficácia das penicilinas?

A

Beta-lactamases são enzimas produzidas por bactérias que inativam as penicilinas, quebrando o anel beta-lactâmico, reduzindo a eficácia desse antibiótico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

: Quais são os usos clínicos principais das cefalosporinas de primeira geração?

A

As cefalosporinas de primeira geração, como a cefalexina e cefazolina, são usadas para tratar infecções de pele e tecidos moles, profilaxia cirúrgica e infecções urinárias causadas por organismos Gram-positivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é a vantagem das cefalosporinas de terceira geração em relação às anteriores?

A

As cefalosporinas de terceira geração, como ceftriaxona e ceftazidima, possuem um espectro de ação mais amplo, incluindo cobertura contra bactérias Gram-negativas e, no caso da ceftazidima, atividade contra Pseudomonas aeruginosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Para quais infecções é indicado o uso da cefepima (quarta geração de cefalosporinas)?

A

A cefepima é indicada para infecções hospitalares graves, como pneumonia associada à ventilação mecânica, devido à sua excelente cobertura contra Gram-positivos e Gram-negativos, incluindo Pseudomonas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que diferencia a quinta geração de cefalosporinas das anteriores?

A

A quinta geração, representada por ceftarolina, tem eficácia contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), sendo utilizada em infecções complicadas de pele e pneumonia adquirida na comunidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é o mecanismo de ação dos antivirais da classe dos análogos nucleosídeos?

A

Os antivirais análogos nucleosídeos, como aciclovir e zidovudina, interferem na síntese de DNA viral, sendo incorporados na cadeia de DNA e interrompendo a replicação viral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual é o uso clínico do valaciclovir?

A

valaciclovir é um profármaco do aciclovir usado para tratar infecções por herpes simples, herpes-zóster e varicela, com a vantagem de uma biodisponibilidade oral mais alta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como o oseltamivir atua no tratamento da gripe?

A

O oseltamivir inibe a enzima neuraminidase, impedindo a liberação dos novos vírus da célula hospedeira e limitando a disseminação da infecção pelo vírus da gripe.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual é o principal efeito adverso do metronidazol no tratamento de infecções parasitárias?

A

O metronidazol pode causar efeitos adversos gastrointestinais, como náuseas e vômitos, e em combinação com álcool, pode provocar uma reação semelhante à do dissulfiram, causando mal-estar intenso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual é o mecanismo de ação da nitazoxanida?

A

A nitazoxanida inibe a enzima piruvato-ferredoxina-oxidoredutase, privando o parasita da produção de energia, sendo eficaz no tratamento de infecções parasitárias e gastroenterites virais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

: Qual é o mecanismo de ação das penicilinas e em que infecções elas são utilizadas?

A

As penicilinas inibem a síntese da parede celular bacteriana ao se ligarem às proteínas de ligação à penicilina (PBPs) e bloquearem a transpeptidase, responsável pela formação da estrutura de peptidoglicano. Sem a formação adequada da parede celular, a bactéria sofre lise osmótica e morre. São utilizadas para tratar infecções por estreptococos, estafilococos não produtores de penicilinase, infecções respiratórias, amigdalites e sífilis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que são beta-lactamases e como afetam os beta-lactâmicos, incluindo as penicilinas?

A

As beta-lactamases são enzimas produzidas por certas bactérias que hidrolisam o anel beta-lactâmico dos antibióticos beta-lactâmicos (como penicilinas e cefalosporinas), inativando sua capacidade de interferir na síntese da parede celular bacteriana. Essa resistência é especialmente comum em bactérias Gram-negativas, como Escherichia coli e Klebsiella

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são as indicações de uso para cefalosporinas de terceira geração, como ceftriaxona e ceftazidima?

A

As cefalosporinas de terceira geração, como ceftriaxona e ceftazidima, são indicadas para infecções graves, como meningites bacterianas (atravessam a barreira hematoencefálica), septicemia, pneumonia adquirida na comunidade, infecções urinárias complicadas e infecções por Pseudomonas aeruginosa (ceftazidima).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são os principais usos clínicos das cefalosporinas de primeira geração?

A

As cefalosporinas de primeira geração, como cefalexina, cefazolina e cefadroxil, são eficazes contra cocos Gram-positivos e algumas bactérias Gram-negativas. São comumente usadas para profilaxia cirúrgica, infecções de pele e tecidos moles (como celulite e impetigo) e infecções do trato urinário causadas por Escherichia coli.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual é a principal diferença entre as gerações de cefalosporinas?

A

As cefalosporinas de primeira geração têm boa cobertura contra cocos Gram-positivos, mas eficácia limitada contra Gram-negativos. À medida que se avança para as gerações posteriores (segunda, terceira e quarta), o espectro de ação se amplia para incluir mais bactérias Gram-negativas, como Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis. A quinta geração tem a particularidade de incluir cobertura contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).

14
Q

O que diferencia as cefalosporinas de quarta e quinta gerações das demais?

A

: As cefalosporinas de quarta geração, como cefepima, têm um espectro ainda mais amplo, incluindo excelente atividade contra Gram-negativos, como Pseudomonas aeruginosa, e Gram-positivos, como Staphylococcus aureus. A quinta geração, como ceftarolina, oferece cobertura contra MRSA e outras cepas resistentes.

15
Q

Qual é o mecanismo de ação dos antivirais da classe dos análogos nucleosídeos?

A

Os análogos nucleosídeos, como aciclovir, valaciclovir e zidovudina, inibem a síntese de DNA viral ao serem incorporados na cadeia de DNA durante a replicação viral. Eles agem de forma seletiva na DNA polimerase viral, bloqueando a replicação dos vírus. Aciclovir é usado para herpes simples, varicela-zóster, e zidovudina é usada no tratamento do HIV.

16
Q

Quais são as diferenças entre aciclovir e valaciclovir em termos de uso clínico e farmacocinética?

A

O aciclovir é usado principalmente para tratar herpes simples e zóster, com administração tanto intravenosa quanto oral. Valaciclovir é um profármaco do aciclovir, com maior biodisponibilidade oral (5 vezes maior), permitindo um regime de dosagem menos frequente e mais conveniente para infecções como herpes zóster e infecções genitais por herpes.

17
Q

Como os inibidores de neuraminidase, como oseltamivir, agem contra o vírus influenza?

A

Os inibidores de neuraminidase, como oseltamivir (Tamiflu), bloqueiam a enzima neuraminidase, impedindo a liberação de novos vírions da célula hospedeira, reduzindo a disseminação do vírus influenza A e B. São mais eficazes quando administrados nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.

18
Q

Quais são os efeitos adversos mais comuns do metronidazol, especialmente no tratamento de infecções parasitárias?

A

Os efeitos adversos mais comuns do metronidazol incluem náuseas, vômitos, diarreia, gosto metálico na boca e, raramente, neuropatia periférica. O metronidazol pode causar uma reação tipo dissulfiram quando combinado com álcool, resultando em rubor, náusea e vômito intensos.

19
Q

Qual é o mecanismo de ação da nitazoxanida e suas principais indicações?

A

A nitazoxanida inibe a enzima piruvato-ferredoxina-oxidoredutase, interrompendo a produção de energia no parasita. É usada para tratar gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus, além de giardíase, criptosporidiose, helmintíases e até infecções por coronavírus.

20
Q

Como as tetraciclinas, como doxiciclina e tetraciclina, atuam no combate a infecções bacterianas e parasitárias?

A

As tetraciclinas inibem a síntese proteica bacteriana ao se ligarem à subunidade ribossomal 30S, impedindo a ligação do RNA transportador ao complexo ribossomal. São usadas no tratamento de infecções bacterianas e parasitárias, como malária, clamídia, infecções respiratórias, acne e febre maculosa. Efeitos adversos incluem fotossensibilidade, descoloração dos dentes e irritação gastrointestinal.

21
Q

Qual é a ação dos inibidores da transcriptase reversa no tratamento do HIV?

A

Os inibidores da transcriptase reversa, como zidovudina e lamivudina, bloqueiam a enzima responsável por converter o RNA viral em DNA dentro da célula hospedeira, interrompendo a replicação do HIV. Zidovudina foi o primeiro medicamento usado no tratamento do HIV e pode causar efeitos adversos como supressão da medula óssea.

22
Q

: Quais são os principais medicamentos utilizados no tratamento da malária e seu mecanismo de ação?

A

Os principais medicamentos usados no tratamento da malária incluem cloroquina, que interfere no metabolismo do heme no parasita, mefloquina, que também age no metabolismo do heme, e artemisinina, que gera radicais livres que danificam o parasita. Além disso, primaquina e atovaquona atuam inibindo a cadeia de transporte de elétrons no parasita.

23
Q

Como o metronidazol atua no tratamento de parasitoses como amebíase e giardíase?

A

O metronidazol é um antiparasitário que atua criando radicais livres reativos dentro do parasita, destruindo seu DNA e interrompendo a replicação. É usado para tratar amebíase, giardíase e tricomoníase, sendo eficaz contra formas invasivas de trofozoítos.